Consolidado, Auto de Natal chega a 7ª edição em Elesbão Veloso; primeira-dama Glicéria Macedo enaltece envolvimento da comunidade.


Por José Loiola Neto- Destaques locais- Auto de Natal 2019

Por meio da sua festa para celebrar o nascimento do Menino Jesus mais uma vez de modo antecipado Elesbão Veloso respirou ares natalinos através do seu Auto de Natal, promovido pela Secretaria Municipal da Assistência Social, que tem como secretária a primeira dama, dona Glicéria Soares Macedo.

Sendo assim, com envolvimento de toda uma equipe e participação efectiva do público que ocupou todos os assentos para prestigiar um espectáculo de cores, luzes, coreografias, cantos e encenações, o VII Auto de Natal 2019 aconteceu terça-feira passada, dia 10 de dezembro no Complexo de Lazer Zezi Soares, Centro da cidade.

Realizado a partir de 2013 já fazendo parte do calendário anual da cultura em Elesbão, em essência, o Auto de Natal é uma vitine para a exposição de talentos que ao se apresentarem mostram o quão nossa cidade possui de talentos no segmento artístico/cultural aliando a religiosidade para celebrar o Natal e ao mesmo tempo despertar o espírito de Paz às famílias e o lugar em que vivemos.
Este ano o musical seguindo a Estrela de Belém sob a regência do maestro Neto Chaves, a Banda 13 de Maio mostrou mais uma vez porque é atualmente uma referência no estado. Demonstrando afinamento do começo ao fim com as interpretações do maestro e da cantora Valéria Miranda e todos os membros o grupo arrancou aplausos de quem passou por lá.

O Auto de Natal foi aberto com discursos do coordenador geral do Centro de Referência da Assistência Social-CRAS Jozivan Silva. Resumidamente o professor fez um ligeiro comentário quanto as atribuições e os desafios do setor, a assessora técnica junto a Secretaria da Assistência social local, Ivanildes Santos fez uma verdadeira prestação de contas ao divulgar números contendo o total de atendimentos e trabalhos desenvolvidos e oferecidos pelo CRAS e CREAS ao longo desse ano e que conseguiu alcançar centenas de pessoas em Elesbão Veloso nas zonas urbana e rural, a secretária de cultura Layane disse que finalizar as atividades anuais com o Auto de Natal é uma belíssima oportunidade para analisar os trabalhos deste ano.

Já a secretária de assistência social Glicéria Macedo, principal idealizadora dessa festa de consagramentos destacou que o Natal é a festa religiosa mais importante para a humanidade, sobretudo porque marca o nascimento do todo poderoso Jesus Salvador. "Natal é a festa do amor, das luzes, cores, da harmonia e dos povos", lembrou a primeira dama, que fez questão de enaltecer o trabalho da sua equipe de apoio.

Cerimonial conduzindo por Bianor Lima Verde. Presentes ao complexo autoridades como o prefeito Ronaldo Barbosa, o presidente da Câmara Gonçalo Moura e a secretária de educação professora MMaria Reis, uma das parceiras desse evento.

Coordenadores de coreografias Jeovane Santos, Enedina e Dgilvan da Paz. Os jovens Felipe e Fernanda tiveram participações especiais em narrativas sobre a história de Natal, intercalando as múltiplas exibições da noite.

Abertura do Auto de Natal com canto da Ave Maria, interpretado por Valéria Miranda acompanhada pela Banda 13 de Maio. Posteriormente, a bênção pelo diácono da igreja católica Zeca Soares.

O Auto Natal prosseguiu com uma diversidade de apresentações que incluiu desde o xote natalino, apresentações musicais de "Maria e o Anjo" por crianças, adolescentes e jovens da comunidade Betônica, musical "Brilha uma nova estrela" do Grupo Ação Transformação turno manhã, projeto do  Serviço de Convivência e Fortalecimento dos Vínculos (SCFV); destaques também para os corais Infantil e as danças desenvolvidas pelos grupos de senhoras moradoras das comunidades Mosqueada, Chapadinha, Sossego e Capim Pubo, apresentação da Secretaria de Educação com encenação de "o mundo mágico da princesa Sarah'.

Este ano, a Escolinha de Ballet participou pela primeira vez e muito abrilhantou a noite com a apresentação do espetáculo Quebra Nozes" com coreografia da professora Luciana acompanha por um grupo de crianças que frequentam as aulas semanalmente.

Digno de elogios, as apresentações de jovens aprendizes que integram a Banda 13 de Maio orientados por alunos que há mais tempo integram o projeto executado com muita perfeição pelo maestro valenciano Neto Chaves.

Figura presente em todas as edições do Auto de Natal, este ano, o vaqueiro e aboiador Weigas do Gado interpretou a música Luz Divina do Rei Roberto Carlos, enquanto se apresentavam meninos e meninas do Grupo de Dança Ação e Transformação Tarde do Serviço de Convivência e Fortalecimento dos Vínculos (SCFV).

Como de costume, mantendo a tradição, o Auto de Natal foi encerrado com o reisado cantado por Pedro e Edi Rufino, e as apresentações de caretas e burrinha, sempre bem trabalhado por Jotão da Várze Alegre e seus parceiros de longas datas.

A nossa reportagem ao final das apresentações, falando na condição de coordenadora geral do evento, a secretária de assistência social disse estar bastante satisfeita em face a realização do evento. Principal idealizadora do Auto de Natal, Glíceria Macedo afirmou que o intuito principal é resgatar a magia do Natal, consequentemente trazer o espirito natalino para as famílias. Mas também uma oportunidade para se fazer uma prestação de contas.

Por sua vez, a assistente social Ivanildes Santos, que presta assessoria para o setor da assistência social em Elesbão Veloso disse ser com tamanha emoção que todo ano participa e partilha com as famílias desse momento tão sublime que é o Natal. Para ela, o Auto natalino promovido pelo município tem uma grande aceitação por parte da população, prova disto é que a comunidade participa em peso, motivo de alegria para todos os que fazem o setor social em Elesbão Veloso.


























































































































Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu