DE OLHO NA LÍNGUA - Dicas do Prof. Antônio da Costa de Sobral-CE - Domingo - 02.02.2020.


Vilão (Origem e etimologia)
Vilão era apenas o aldeão, o habitante da vila, e depois veio a significa pessoa rude, grosseira. Do Latim “villanus” (rústico), que habita uma vila. Com o passar do tempo, o termo primitivo foi esquecido e a palavra adquirir novo significado: abjeto, desprezível, vil, bandido.

Muitos substantivos terminados em “ao” apresentam dois ou até três plurais. É o caso de vilão, cujos plurais são: vilões, vilãos e vilães. O feminino pode ser vilã ou viloa.

Origem e significado da palavra Guarani
Guarani, em Tupi-guarani, significa literalmente “guerrear” (guerra). Guarani, na língua Aimará, significa literalmente “o que usa calções”. Portanto, por extensão, Guarani quer dizer guerreiro.


E o que vem a ser língua Aimará?
O aimará (aymar + aru) é uma língua falada por mais de dois milhões e meio de pessoas de etnia “aimará”, principalmente no Peru, na Bolívia, no Chile e na Argentina. No Peru e na Bolívia a língua aimará é considerada a língua oficial, junto com o idioma quíchua, que está estreitamente relacionado com aquele.


Tupi e Tupi-guarani (Qual a diferença?)
O Tupi-guarani é uma família linguística pertencente ao tronco Tupi, que congrega várias línguas indígenas da América do Sul e apresenta uma ampla distribuição geográfica pelo continente. Essa diferença, na realidade, pouco é notada, todos chamam Tupi-guarani.


Xingu / Altamira
O que é Xingu? Xingu é uma palavra indígena que significa “água boa e limpa”. Xingu é o nome do rio brasileiro que nasce no estado do Mato Grosso. O Parque Indígena do Xingu está localizado em suas margens. É uma região preservada e povoada por diversas tribos indígenas. Já Altamira é um nome predominantemente feminino, de origem tectônica, e que significa “brilhante”.


Tinga / Una (Qual o significado?)
Ao contrário do que muita gente boa pensa, a palavra “tinga”, em Tupi-guarani, significa “branco, alvo”. Vejamos: Tabatinga = areia branca, barro branco. Pode ser também Tabatinga =  “taba (aldeia) + “tinga” (branca).


“Una” é que significa “preto”. Vejamos: Una (adj. preto, negro) - Graúna (pássaro preto), Itaúna (pedra preta): o ferro localizado no estado do Rio de Janeiro. Itabuna = “ita” (pedra) + “uma” (preta). Itabuna é um município brasileiro localizado no sul do estado da Bahia. Seu nome é derivado dos termos em Tupi “ita’ (pedra) + “aba” (imediações) de um lugar, arredores + “uma (preto). Assim, Itabuna significa “lugar de pedras pretas”.


Pindamonhangaba
Pindamonhangaba é um lugar onde faz um sol, mas não uma fábrica. Como a maioria dos nomes indígenas se refere a alguma característica geográfica, o nome se refere ao rio Paraíba do Sul, que nasce na região e é bastante sinuoso e faz curvas que lembram um anzol.


Crateús /Itapipoca
Crateús = cara (batata) = teú (lagarto). Portanto, batata do teú. Itapipoca “ita” (pedra, rocha) + “pi” (pele, couro, revestimento) + “poca” (arrebentar ou estourar). Portanto, Itapipoca significa “pedra arrebentada” ou “rocha estourada”.


Necrópsia /necropsia
Ambas as formas estão corretas e registradas no Vocabulário da Academia (VOLP).


(*) Graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É, também, funcionário do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sobral (CE). Contatos: (88) 99868-2517 e (88) 98141-2183





Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu