Confira os destaques de Elesbão Veloso e o resumo completo do programa Painel Popular Edição 894 deste domingo, 19 de Abril 2020.

Prefeito de Francinópólis Paulo César falou com exclusividade ao Painel Popular

Manoela Soares alcança 29 anos. Parabéns!!

Cantor e compositor Roberto Carlos, o Rei chega a 79 anos de vida. 

Por José Loiola Neto/Do Elesbão News

MANCHETES LOCAIS

>> Francinópolis registra primeiro caso de covid-19. Em entrevista, prefeito Paulo César destaca medo das pessoas e rigidez em novas regras para evitar a disseminação do vírus.

>> Vizinha Pimenteiras teve primeiro caso de covid-19 confirmado no começo da semana passada; mulher de 44 anos recém-chegada de SP testou positivo, forçando o prefeito Venício do Ó estender regras como forma de evitar a propagação da doença; dezenas de pessoas estão em quarentena naquela cidade.

>> Envolvido em acidente com moto ontem pela manhã, na BR-316, próximo a Fazenda Santa Lúcia, jovem está internado no HUT, mas se recupera bem, conforme familiares.

>> Polícia vem tendo trabalho com donos de bares em alguns pontos da cidade; denúncias chegam quase que diariamente.

>> Sujeito encapuçado portando facão e espingarda foi visto em plena tarde da última sexta-feira na Ponte da Salgada, estrada de acesso ao povoado Santa Helena.

>> Segundo decreto do governador Wellington Dias com medidas restritivas como forma de combater o novo coronavírus no estado do Piauí completará um mês esta semana, e há possibilidade de ser prorrogado já que o pico da doença está previsto para a metade do próximo mês.

>> Comércio local amarga dificuldades diante as determinações de decretos que veda o funcionamento dos estabelecimentos, tendo em vista evitar aglomerações, consequentemente a propagação da covid-19.

>> Mototaxistas e donos de barbearias e salões de beleza terão direito ao Auxílio Emergencial do governo federal; grana serve para amenizar o impacto das perdas em tempos de pandemia do novo coronavírus.

>> Salões de beleza, bares e comercios dos segmentos de roupas, calçados, eletrodomésticos e eletrônicos estão há mais de um mês fechados em Elesbão Veloso.

>> Depois de Março animador com acumulado pluviométrico superior a 500mm, chuvas seguem caindo em Elesbão Veloso nessa reta final de abril.

>> Como forma de evitar a disseminação do coronavírus(covid-19), prefeitura de Elesbão Veloso manda interditar praça da Independência, um dos pontos de aglomerações na cidade.

>> Pelo segundo dia seguido faltou dinheiro na lotérica neste sábado, tolhendo algumas pessoas de não realizarem saques do Auxílio Emergencial.

>> A semana que passou foi marcada por longas filas na lotérica, ponto de saques do Auxílio Emergencial, cujo pagamento terá sequência esta semana.

>> Pelo segundo final de semana seguido terminais do Banco do Brasil em Elesbão Veloso estiveram indisponíveis para saques ou qualquer outra operação.

>> Campanha de vacinação contra influenza(gripe) terá sequência esta semana e será estendida à zona rural. ACS´s estarão na área da comunidade Betônica nesta segunda-feira.

>> Mato em excesso às margens da rodovia estadual PI-224 via de acesso a Francinóplis já invade pista de rolamento e põe em risco praticantes de caminhada.

>> Estado começa a pagar servidores no dia 30 de Abril. Secretário Estadual da Fazenda Rafael Fontelles reclama de baixa arrecadação e valores insuficientes.

>> Sequência do pagamento do Bolsa Familia esta semana; amanhã recebem beneficiários que possuem cartão com NIS final 3.

>> Aposentados começam a receber na próxima sexta-feira, dia 24/4; primeiro recebe quem tem cartão com inscrição final 1 e recebe um SM; nesse mês acompanhado ao tradicional pagamento virá a primeira parcela do 13º.

>> Semana que começa terá mutirão de combate a dengue em Elesbão Veloso com atenção redobrada para limpeza de quintais de residências e terrenos baldios, muitos deles espalhados por vários pontos da cidade.

>> Ontem, completaram 6 anos da morte do comerciante Antônio Milito, em acidente com moto na BR-316, momento que retornava com a esposa Bela Campelo da zona rural, onde havia passado a sexta-feira santa com familiares.

>> Hoje, completa um ano das mortes de dona Lurdes Leal, mãe da professora Maria Inêz do Vale Leal e Carlinhos Cavalcante, filho do ex-vigilante Zé da Bem Alva.


PREVISÃO DO TEMPO para ELESBÃO VELOSO neste domingo(19/4)

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Chuva 22mm     Chances: 80%

Temperatura: 20°  31°

Vento 7km/h

Umidade 58% a  96%

Sol  Nascer do sol 05:49   Pôr do sol 17:45

Com informações Climatempo.


HOJE NA HISTÓRIA- ELESBÃO VELOSO 19/4

2002- Durante sessão na Câmara, vereador Zizi Moura(PP) retira da pauta Projeto de Lei que solicitava alteração no nome da Praç da Independência, que pela proposta passaria a se chamar Benoni Portela Leal.


ANIVERSARIANTES DO DIA- 19/4
Eudis Silva
Manoela Soares-29 anos
Maria Alaide Muniz-51 anos
Eduardo Holanda-21 anos
Ronaldo Barbosa, atual prefeito de Elesbão Veloso- 57 anos
Valber Ribeiro-48 anos

-------------------------------- GERAL-----------------------

HOJE NA HISTÓRIA- 19 de ABRIL 2020

>> Decorridos 110 dias do ano. Faltam 256 dias para acabar o ano. Século 21; 3º Milênio

>> 17ª semana do ano/// 31º dia do Outono////// FALTAM: 460 dias para os jogos olímpicos Tóquio 2021/// 168 dias para as Eleições Municipais de 2020/// 21 dias para o Dia das Mães//// 65 dias para a fogueira de São João/// 69 dias a festa de São Pedro//// 12 dias para o Dia do Trabalhador/// 250 dias para a noite de Natal.

>> Dia Mundial da Bicicleta- Dia Nacional e Americano do Índio -  Dia do Exército Brasileiro e Dia do Psicomotricista.

>> Aniversário das cidades de Alto Boa Vista e Barra do Bugres - MT, Camaquã - RS, Maracás - BA, Rosário do Sul - RS, Santo Expedito - SP, São Fidélis - RJ e Vitória do Mearim - MA

>> No calendário Litúrgico- Estamos vivendo o 2º Domingo da Páscoa ou da Divina Misericórdia

>> Santo do dia: Santa Ema

>> Dia do anjo:  LECABEL, que dá proteção em todos os assuntos ligados ao trabalho.

>> Os nascidos em VIRGEM terão mais intuição e sorte. Números indicados: 2, 3, 5, 6, 8, 10, 11, 17, 21 e 25.

>> Lua: MINGUANTE mudará para NOVA na próxima quarta-feira(22/04/2020) às 23:27.

>> Mundo Zodíaco Lua em CAPRICÓRNIO; 30º dia do Sol em ÁRIES

>> Nascer do sol: 5:44; Ocaso do sol: 17:45

FRASES DO DIA- PRA VOCÊ PENSAR
“Se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder.” ― Abraham Lincoln
--------------------------
“Somos uma sociedade de pessoas com notória infelicidade: solidão, ansiedade, depressão, destruição, dependência; pessoas que ficam felizes quando matam o tempo que foi tão difícil conquistar.” ― Erich Fromm
--------------------
“A verdade não está lá fora, a verdade está dentro de você.” ― Buda


HOJE NA HISTÓRIA- 19/4

1665 - Canonização de Francisco de Sales - Patrono dos Jornalistas.

1770 - O capitão James Cook avista a Austrália pela primeira vez.

1792 - Assinatura da sentença de morte de Tiradentes.

1810 - Revolução de 19 de abril de 1810, que dá início ao processo de independência da Venezuela.

1909 - Joana d'Arc é canonizada.

1943 - O químico suíço Dr. Albert Hofmann deliberadamente experimenta LSD pela primeira vez.

1949 - Um terremoto no centro do Chile causa a morte de 58 pessoas e centenas de feridos.

1957 - Inauguração do busto de Getúlio Vargas em Bagé (RS).

1958 - Criação da Arquidiocese de Aparecida pelo Papa Pio XII.


ANIVERSARIANTES DO DIA- 19/4

1882 — Getúlio Vargas, político brasileiro (m. 1954).

1886 — Manuel Bandeira, poeta brasileiro (m. 1968).

1923 — Lygia Fagundes Telles, escritora brasileira.

1941 — Roberto Carlos, cantor e compositor brasileiro.

1962- Al Unser, Jr., automobilista norte-americano.
Eduardo Galvão, ator brasileiro.
1970- Diego Cagna, futebolista argentino.
Luis Miguel, cantor e compositor mexicano.

1971 — Manoel Tobias, jogador de futsal brasileiro.

1972- Rivaldo, futebolista brasileiro.

1973 — Renata Capucci, jornalista brasileira.

1979- Naldo Benny, cantor e compositor brasileiro.

1983 — Deola, futebolista brasileiro.

1985- Éder Luís, futebolista brasileiro.

1987- Joe Hart, goleiro britânico.
Maria Sharapova, tenista russa.


MORTES

1881 — Benjamin Disraeli, político britânico (n. 1804).

1882 — Charles Darwin, biólogo britânico (n. 1809).

1994 — Dener Augusto de Sousa, futebolista brasileiro (n. 1971).

1996 — Walter D'Ávila, ator brasileiro (n. 1911).

2014 — Luciano do Valle, locutor esportivo e apresentador de TV brasileiro (n. 1947).

2019 — MC Sapão, músico brasileiro (n. 1978).


CARACTERÍSTICAS DA PESSOA NASCIDA A 19 DE ABRIL

Os nascidos a 19 de Abril são do signo de Carneiro com a personalidade Touro. São bastante sensíveis, emotivos, sentimentais e amorosos. A intuição é muito boa e o sexto sentido é desenvolvido. São cuidadosos e detalhistas no seu trabalho e levam muito a sério suas responsabilidades. Seus talentos artísticos podem se tornar escada de sucesso e popularidade, trazendo com eles, a riqueza e a fortuna. Em geral têm muita influência e poder carismático sobre as massas e o poder de impressionar as pessoas. Podem fazer sucesso na comunicação e nas artes, bem como em esportes. Eles se dão muito bem na Arte de cantar, representar; como atores, atrizes, bailarinos, músicos e compositores.

Seu número principal, do dia do nascimento é o 20, formado de 2, Lua e de zero. O 2, de natureza instável, leviana e romântica ao mesmo tempo. A lua que lhes dá instabilidade emocional. Mas que pode causar também depressão e nervosismo. A lua que pode causar conflitos com a própria família.


O QUE OS ASTROS REVELAM PARA OS NATIVOS DE ÁRIES NESTE DOMINGO?
ÁRIES (DE 21/3 A 20/4) – Você vai liderar e tomar conta da situação. As dúvidas e incertezas serão dirimidas e você vai encontrar solução para impasses do momento. Tome pulso da situação no trabalho ou em cargo de chefia. A companhia da pessoa amada vai lhe dar estímulo.


DESTAQUES DO DIA- Giro das manchetes

>> UFMG calcula que número de casos de coronavírus no Brasil é 7,7 vezes maior que o oficial

>> Brasil tem mais de 2,3 mil mortes e 36,7 mil casos de coronavírus

>> Máscara será obrigatória na cidade do Rio a partir do dia 23

>> Ministério da Saúde segue evolução da doença por telefone

>> Taxa de isolamento social em SP segue em 49%; ideal é 70%

>> Mercado Central de BH tem dia movimentado em meio à pandemia

>> Bolsonaro acena para apoiadores e causa aglomeração em Brasília

>> Coronavírus já pressiona sistema de saúde de 4 capitais

>> MP e Defensoria pedem desbloqueio de 155 leitos de UTI no RJ

>> Chefe do Hospital das Clínicas de SP testa positivo para Covid-19

>> Macas de ambulâncias são usadas como leitos em Manaus

>> Hospital de campanha de Fortaleza abre 51 primeiros leitos

>> Retroescavadeiras abrem sepulturas extras em SP

>> Médicos do sistema público são treinados para usar respiradores

>> Burocracia impede formados no exterior de atuarem na pandemia

>> Trump diz ver 'sinais' de que o pico do coronavírus já passou nos EUA

>> Espanha supera 20 mil mortes por coronavírus, com 565 em 24 horas

>> Itália tem recorde de pacientes curados em um dia

>> Médicos do Japão alertam sobre colapso de hospitais

>> Rainha Elizabeth II abre mão de celebrações de aniversário

>> Empresas doam equipamentos, testes e hospitais de campanha

>> Para proteger familiares, médicos e enfermeiros vão para hotéis

>> Idosa com diabetes, hipertensão e asma tem alta após 15 dias

>> 28 policiais penais e 41 presos contraíram a doença no complexo.

>> Projeto doa máscaras e cloro no Vidigal e na Rocinha, no Rio

>> Rio vai instalar cabines de desinfecção em metrô e barcas

>> SP aumenta para 38 o nº de laboratórios para testes; veja lista

>> Antiviral detém Covid-19 em macacos em teste preliminar

>> Tecnologia leva aulas a casas de alunos durante pandemia

>> Mega-Sena: prêmio acumula e vai a R$ 24 milhões

>> Sandy e Junior anunciam live no YouTube para arrecadar doações

>> Governo paga mais um lote do auxílio emergencial

>> Governo vai recorrer da decisão que determina mudança no Enem
--------------------------------
>> Carlos Villagrán, o Quico do Chaves, diz que a covid-19 não existe

>> Live dos sonhos terá Rolling Stones

>> Roberto Carlos festeja 79 anos com uma surpreendente live

>> Sandy e Junior farão live em dupla no YouTube

>> Maiara diz na frente de Fernando que já namorou dois ao mesmo tempo

>> Mari é convidada para treinar basquete na seleção após mandar bem em prova

>> Cervejaria acaba com o estoque antes do previsto em evento que incentivou a troca por alimentos

>> Global: Morre ator de Amor de Mãe aos 46 anos de idade

>> Pharrell Williams compra mansão de mais de R$ 170 milhões para sua quarentena


PREVISÃO DO TEMPO--- NORDESTE para este domingo(19/4)
Chuva frequente e poucas aberturas de sol no litoral sul da BA, de SE e AL. Nas demais áreas do leste da BA chove fraco e rápido. Sol de dia e pancadas de chuva a partir da tarde nos outros locais da Região. Sul do CE já tem pancadas pela manhã.
Informações Climatempo


MERCADO FINANCEIRO: bolsas, dólar, euro, ouro; dados de sexta-feira, 17/4

BOLSAS
IBOVESPA +1,51% aos  77.811 pontos

Índices América
Dow Jones + 2,99%   Nasdaq +1,38%

MOEDAS
Dólar Comercial R$ 5,237 R$ 5,239
Dólar Turismo R$ 4,530 R$ 5,470
Euro R$ 5,720

INDICADORES
Poupança 0,37%
Grama do Ouro R$ 308,00

CMA e Elesbão News


RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS

BRASIL

>> MP e a Defensoria Pública do RJ pedem na Justiça o desbloqueio de 155 leitos de UTI
Essas vagas, segundo os órgãos, estavam previstas no Plano de Contingência do Estado, mas, até o momento, constam como inativas ou utilizadas pra outra finalidade que não são o enfrentamento ao coronavírus.

>> Bolsonaro critica medidas de isolamento e provoca aglomeração no Planalto
O presidente voltou a defender reabertura do comércio e disse que, como a economia não está girando, vai faltar recursos para pagar o funcionalismo público. Encontro com os apoiadores foi transmitido nas redes sociais.

>> Brasil tem 2.347 mortes e 36.699 casos confirmados de coronavírus
Novo balanço do Ministério da Saúde aponta mais 206 novos óbitos no país em 24 horas e 2.917 casos em relação aos números da sexta-feira.

>> Prefeitura de SP recomenda uso de máscara, mas população ainda está se adaptando
Aos poucos, os paulistanos vão se habituando com o uso de máscaras de proteção contra o coronavírus. Na semana passada, o prefeito Bruno Covas emitiu um decreto recomentando a utilização delas.

>> UFMG calcula que número de casos de coronavírus no Brasil é 7,7 vezes maior que o oficial
Os pesquisadores responsáveis pelo estudo apontam que essa análise nem considera os infectados que ficam assintomáticos. Portanto, a subnotificação deve ser ainda maior.

>> Ministério da Justiça recebe EPIs para distribuir no sistema prisional
Serão 265 mil máscaras, 2500 frascos de álcool gel, 78 mil luvas, além de óculos, aventais toucas recebidos de doação do Ministério da Saúde. Só o presídio da Papuda, em Brasília, registrou ontem 67 casos de coronavirus – sendo 40 presos e 27 policiais penais.

>> Sem agenda oficial, Nelson Teich viaja para o Rio, onde mora
Novo ministro da Saúde não vai participar do anúncio dos dados atualizados do novo coronavírus em Brasília. Ministério vai informar os números no fim da tarde deste sábado, mas não haverá entrevista coletiva como é de costume.

>> Comerciantes de BH vão propor a retomada gradativa das atividades à prefeitura
Os empresários estão buscando formas de reabrir as lojas de maneira escalonada. Algumas das possibilidades são: revezamento de horário para funcionamento, impor limite de pessoas em cada estabelecimento e disponibilizar transporte coletivo privado para os funcionários, para que o transporte público não fique lotado.Segundo a CDL, cerca de 100 mil pessoas já foram demitidas do setor de comércio e serviços em Belo Horizonte.


MUNDO

>> Casos confirmados de coronavírus no mundo passa de 2,3 milhões
Epicentro da doença, EUA tem 32 mil mortes. O uso de máscaras passou a ser obrigatório no estado de Nova York.

>> Trump diz ver 'sinais' de que o pico do coronavírus já passou nos EUA
Presidente norte-americano vê sinais de que o pior já passou e diz que alguns estados já estão prontos para reabrir a economia. Governadores e empresários pedem mais testes para a população

>> Israel flexibiliza algumas restrições de confinamento adotadas para combater o coronavírus
Em discurso neste sábado (18), o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu citou plano 'responsável e progressivo' que deve permitir a retomada do trabalho em determinados setores. Ele também prometeu reabrir certas ruas comerciais e escolas.

>> Dinamarca aumenta apoio econômico a empresas atingidas por isolamento e anuncia pacote adicional de US$ 14,6 bilhões
Medidas divulgadas pelo governo neste sábado (18) incluem ajuda direta, empréstimos garantidos pelo Estado e prazos estentidos para pagamento de impostos.

>> Em meio a pandemia e desemprego, milhões de americanos dependem de doações para poder comer
A crise provocada pelo novo coronavírus tem gerado uma demanda sem precedentes nos Estados Unidos. "São pessoas que nunca imaginaram que um dia estariam em uma fila para assistência alimentar", diz presidente de banco de alimentos estadual.


COMENTÁRIO DO JORNALISTA PEDRO ALCÂNTARA DO NASCIMENTO

Fonte: Portal do jornalista Douglas Cordeiro


NOTÍCIAS DO PIAUÍ- Resumo Portais Cidade Verde O Dia e G1 Piauí

>> O prefeito Firmino Filho (PSDB) assinou decreto nessa semana que determina que todos os trabalhadores de iniciativa privada e setor público usem máscaras em seus locais de trabalho para conter a transmissão do novo coronavírus. A determinação está de acordo com a Nota Informativa do Ministério da Saúde, que estabelece ainda o fornecimento de outros Equipamentos de Proteção Individual (EPis).

>> Uma forte chuva que caiu na madrugada deste sábado (18) em Angical do Piauí deixou ruas alagadas e chegou a invadir casas. Um vídeo gravado por um morador mostra uma rua tomada pela água. Apesar das imagens, não há registro de desabrigados ou desalojados.  De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), somente nessa madrugada, o município registrou 69,6 milímetros de chuva acumulada. Com o volume expressivo, Angical do Piauí ficou na terceira posição no ranking de chuvas do país.

>> Devido ao volume de chuvas nos municípios de Conceição do Canindé e Jacobina do Piauí, região Sul do Estado, o nível da barragem de Pedra Redonda excedeu, causando o transbordamento e invasão da Rodovia PI-143, que liga dos dois municípios. Por conta disso, o Idepi (Instituto de Desenvolvimento do Piauí) solicitou aos órgãos competentes, como Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Secretaria dos Transportes, a interdição do desvio de tráfego pela barragem.

>> Uma mulher de 79 anos é a décima morte registrada no Piauí pelo novo coronavírus, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) neste sábado (18). A vítima possuía histórico de hipertensão e faleceu no Hospital Regional Justino Luz, em Picos.

>> O Ministério Público Federal (MPF), por meio do procurador regional dos Direitos do Cidadão, Kelston Pinheiro Lages, solicitou informações à Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) sobre o plano de ações que está sendo desenvolvido em relação ao combate e tratamento da COVID-19, bem como a explanação dos gastos realizados na aplicação dos recursos federais transferidos ao Estado do Piauí.

>> O prefeito de Floriano Joel Rodrigues sancionou lei que antecipa, excepcionalmente, no ano de 2020, dois feriados municipais: o de Nossa Senhora das Graças, de 2 de julho para 20 de abril e o aniversário de Floriano, de 8 de julho para 30 de abril. Os dois feriados municipais estão previstos na Lei Municipal nº 380/2005.


MANCHETES DOS JORNAIS 

JORNAIS E PORTAIS DO PIAUÍ

O Dia-THE
Justiça proíbe carreata pela reabertura do comércio em Parnaíba

Meio Norte-Teresina
Número de mortes por coronavírus sobe para 10 no Piauí, diz Sesapi

Portal G1 Piauí
Mulher de 79 anos é a décima morte por coronavírus no Piauí; 144 casos foram confirmados

Cidade Verde
Sul do Piauí tem 1ª morte por Covid-19; Casos atingem 21 municípios do estado


GIRO PELO BRASIL

Folha de S.Paulo
Sem protocolo 'abre e fecha' prolonga isolamento e crise

O Estado de S.Paulo
No país, 91 milhões deixaram de pagar alguma conta em abril

Agora S.Paulo
Saiba destravar o auxílio de R$ 600 para informais

Extra-Rio
Saiba como ganhar dinheiro sem sair de casa na quarentena

O Dia-Rio
Coronavírus- Rio tem uma das mais altas taxas de letalidade do país

Correio Braziliense
Empresas e trabalhadores se reinventam na pandemia

Correio do Povo
A ciência contra a covid-19

A Tribuna-ES
Governo e justiça procuram donos de 500 milhões deixados em bancos

Jornal do Commércio-PE
Covid-19 já deixa o País mais desigual

A Tarde-BA
Rui e Neto superam Bolsonaro na crise

O Povo-CE
Relação empregador e empregado- STF libera acordo individual para reduzir salários

Folha de Londrina-PR
À espera de decisão judicial, Belinati mantém reabertura do comércio

O Popular-GO
Do front contra o vírus ao abraço da família


DESTAQUES DOS SITES

TERRA
>> Bolsonaro faz passeio e leva família para 'tour' no Alvorada
O presidente Jair Bolsonaro voltou a romper o isolamento social, recomendado por autoridades sanitárias do mundo todo, neste sábado (18).
---------------------
G1
>> Datafolha: 79% dos entrevistados defendem punição por violação de quarentena
Levantamento foi divulgado neste sábado; instituto ouviu 1.606 pessoas por telefone na sexta. Entre os favoráveis a punições, só 3% concordam com prisão para quem descumprir regras.
--------------------
R7
>> Em dois meses, governo edita 28 MPs sobre impacto do coronavírus
O textos incluem medidas de saúde pública, liberação de auxílio emergencial a informais e programa de manutenção de empregos
---------------------
UOL
>> Em uma semana, mortes por covid dobram no Brasil; "vai piorar", diz médica.
Em uma semana, as mortes confirmadas por covid-19 dobraram no país. Levantamento feito pelo UOL com base em números oficiais divulgados pelo Ministério da Saúde apontou 1.223 óbitos nos últimos sete dias. O índice representa 52% das 2.347 mortes divulgadas pelo governo federal.
------------------
IG
>> Datafolha: 79% dos brasileiros defendem punição por violação de quarentena
Dentro dessa percentual, a pesquisa mostra que apenas 3% acham que prisões seriam uma boa solução e multas em dinheiro têm o apoio de 33%


DIRETO AO ASSUNTO- JOSÉ NÊUMANNE PINTO
>>


DE OLHO NA LÍNGUA 

É opcional. Pela lógica, não. Etc. é a abreviatura de uma expressão latina que começa pelo e (é): Et cetera (Et coetera). Significa “e outras coisas”. Ora, em geral, não se vírgula antes do e (é). Consequentemente, também não se usa a vírgula antes do etc.

É correto, portanto, escrever assim, por exemplo: Curso para noivos implica cidadãos católicos, batismo, primeira comunhão, pagamento da taxa etc. Pela tradição, sim. Mas a tradição já consagrou o uso dessa vírgula. Até o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) faz isso. Também é correto, portanto, escrever assim: O curso para noivos implica candidatos católicos, batismo, primeira comunhão, pagamento da taxa, etc.

Minha opinião “pessoal”
Frase comum e corriqueira na imprensa e até usada por pessoas formadas. Mas é visível a redundância. Ora, se a opinião é minha, só pode ser pessoal.

Dolo (Como se pronuncia?)
É aberto o timbre da vogal tônica dessa palavra: DÓLO. Com a conclusão do inquérito sobre o acidente com o avião da TA, tanto os parentes das vítimas como seus advogados falavam em “dolo”. Mas, afinal, o que seria “dôlo”? Não tenho a menor ideia. Mas dolo (‘dó’) significa enganoso, falso, má fé, hipócrita, preconcebido.

Etc. só se aplica a coisa?
Deveria. Mas, com o tempo, também passou a aplicar-se a pessoas e a animais. Ex.: Ali ficamos todos: alunos, professores, diretor, funcionários, livros, cão da escola, etc.

O cônjuge ou a cônjuge?
Sempre o cônjuge. A palavra cônjuge, seja homem ou seja mulher, é sempre masculina. E como é que se vai saber quando nos referimos a ele ou a ela?

Aí, se usam, por exemplo, os termos homem e mulher, posteriormente. Ex.: O cônjuge homem (ou do sexo masculino), o cônjuge mulher (ou do sexo feminino).

O mascote ou a mascote?
Use sempre a mascote. - Mesmo sendo um menino?! - Sim. A palavra mascote (ser humano, animal ou coisa a que se atribui o dom de dar sorte a uma pessoa, a uma sociedade desportiva, a uma instituição ou a um grupo) é sempre feminina. Veio do francês “mascotte” no feminino e mantém esse gênero no Português. Ex.: Maria é a nossa mascote; Carlos é a mascote do nosso time; O urubu é a mascote do Flamengo.

Um aforismo ou Um aforisma?
Porém “aforismo” (= Sentença, máxima, proposição) é também palavra grega e termina por “mo” (com o) é do gênero masculino. Ex.: “Amai vossos inimigos” é um dos mais célebres aforismos da doutrina cristã. Outra palavra que muita gente claudica ao escrever é cataclismo. Significa inundação, transformação ecológica, desastre social, derrocada, catástrofe. Esta palavra é também do gênero masculino. Diga-se: Um cataclismo, o cataclismo.

(*) Graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É, também, funcionário do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sobral (CE). Contatos: (88) 99868-2517.


SAÚDE EM PAUTA
>>


LOTERIAS- Resultados de sábado, 18/04/2020

MEGA-SENA: CONCURSO 2.253
31-32-33-39-52-55
Sena - 6 números acertados
Não houve acertador
Estimativa de prêmio do próximo concurso 22/04/2020 - R$ 24.000.000,00
--------------------------
DIA DE SORTE: CONCURSO 292
01-04-05-19-22-23-24
7 números acertados
Não houve acertador
Estimativa de prêmio do próximo concurso 20/04/2020 - R$ 1.200.000,00
Mês da Sorte Novembro 87.575 apostas ganhadoras, R$ 2,00
---------------------------
QUINA: CONCURSO 5.249
02-10-11-50-70
Quina - 5 números acertados
Não houve acertador
Estimativa de prêmio do próximo concurso 20/04/2020 - R$ 8.000.000,00
--------------------------
TIMEMANIA: CONCURSO 1.473
08-13-18-37-43-54-70
7 números acertados
Não houve acertador
Estimativa de prêmio do próximo concurso 20/04/2020 - R$ 1.100.000,00
Time do Coração CSA/AL 2.424 apostas ganhadoras, R$ 7,50


REVISTAS SEMANAIS

ISTOÉ Edição  2.623
Capa- Nossas vidas vão mudar
A nova ordem mundial
A pandemia de coronavírus marca uma guinada definitiva na história da civilização. Ela pode ser o acontecimento inaugural de um ciclo catastrófico ou o ponto de inflexão para uma mudança profunda. Rendidos pelas forças da natureza, como diante de um dilúvio ou de um terremoto, nunca fomos tão frágeis. Tememos a morte, não sabemos para onde vamos e as previsões de longo prazo que tentávamos traçar ruíram, tanto na vida pessoal, como nos planos estratégicos de governos e empresas. E MAIS...

PANDEMIA * 2020

>> Sobrevivência dos negócios na selva
Empresários fazem malabarismos não só para equilibrar receitas e gastos, mas também para garantir mais valor às suas marcas e fidelizar seus clientes durante a crise do Covid-19. Ações mais humanas e solidárias, como o movimento #naodemita, que tenta salvar 2 milhões de empregos, servem para trazer mais tranquilidade para os trabalhadores do País e irão fazer muita diferença quando a economia voltar ao normal

>> Arqueologia das infecções
Escavações na Suécia revelam que a bactéria causadora da peste bubônica já atacava seres humanos desde o início da Idade do Bronze, há cinco mil anos

>> Operação de guerra
Com investimento de mais de R$ 100 milhões em transporte, o Brasil trava uma batalha para trazer ao país insumos médicos comprados na China

>> A troca do ministro
Com o oncologista Nelson Teich no lugar de Mandetta, Bolsonaro tentará reverter a quarentena, mas Judiciário é um obstáculo

>> As lições de Wuhan
A experiência da primeira cidade afetada pelo novo coronavírus sinaliza ao mundo as lições para combatê-lo e o difícil caminho para a retomada da vida normal

>> Os gargalos da saúde
O horror vivido hoje nas UTIs dos hospitais é só uma parte dos problemas na área: faltam equipamentos de proteção, reagentes para exames clínicos e medicamentos
-----------------
VEJA  Edição 2.683

Reportagem de capa- Sem Mandetta, Bolsonaro planeja mudança de alto risco no combate à Covid-19
Presidente contraria a ciência e sinaliza um relaxamento da quarentena no momento em que o número de mortes começa a subir no Brasil

>> Na era das 'fake news', cabe ao jornalismo profissional discernir os fatos das versões

>> Saúde- O que os pacientes que se recuperaram podem ensinar sobre o tratamento da doença

>> Epidemia- Prova de fogo: em decisão acertada, o Brasil inicia a corrida para testar a população

>> Brasil- O drama dos idosos, a faixa etária mais frágil e exposta na crise sanitária

>> Educação- As escolas analisam os danos da interrupção das aulas presenciais

>> Comportamento- Minha janela, meu mundo: na pandemia, o convívio social é reinventado
----------------
ÉPOCA Edição 1.137
Capa- COMO ESTÁ A CABEÇA DE QUEM VIVE EM ISOLAMENTO HÁ UM MÊS
A saúde mental daqueles que se viram obrigados a conviver com os outros, consigo mesmos e com uma nova vida. E MAIS...

>> A POLÍCIA PODE PRENDER QUEM FURA A QUARENTENA?
Marcus Vinicius Furtado Coêlho e Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior divergem sobre o uso da força policial para garantir o cumprimento do isolamento social

>> 'PRECISO DA RUA PARA SOBREVIVER', DIZ VENDEDOR DE SALGADOS DA CIDADE DE DEUS
Sem receber o auxílio do governo, Bruno Alves não parou de trabalhar, mas tem recorrido a empréstimos para fazer frente à queda nas vendas

>> MERCADO FINANCEIRO APOSTA EM LIVES PARA ACALMAR INVESTIDORES
Diante de crise em tempos de pandemia, corretoras e plataformas de investimentos organizam conversas em tempo real por redes sociais com empresários, políticos e analistas

>> DOAÇÕES PARA COMBATE A CORONAVÍRUS CHEGAM A R$ 3 BILHÕES NO BRASIL
Valor estimado por Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), que monitora a filantropia brasileira, inclui colaborações de empresas e pessoas físicas


PAINEL POPULAR- Um produto do departamento de jornalismo da Fm Eldorado- produção, redação de notícias, coordenação e apresentação José Loiola Neto.

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu