Veja notícias, fatos históricos, tempo e aniversariantes do dia em Elesbão Veloso nesta quarta-feira, 13 de Maio 2020


Elesbão Veloso completa 66 anos neste 133 maio.

Por José Loiola Neto/Do Elesbão News

CONTAGEM REGRESSIVA PARA EVENTOS EM ELESBÃO.


FALTAM: 47 dias para festa da Romana na Baixa do Curral/// 129 dias para abertura dos festejos de Santa Teresinha, padroeira de Elesbão Veloso//// 232 dias para o fim do 4º mandato do prefeito Ronaldo Barbosa/// 233 dias para a posse do novo prefeito de Elesbão Veloso.


REFLEXÃO DO DIA- Mensagem de fé


Por Socorro Macedo- SITUCA (professora)


Deus abre rios em lugares altos, e fontes no meio dos vales, e faz da terra seca manancial de águas vivas. Ele nunca o deixará, nem o abandonará. Não tenha medo nem perca a coragem. Deus fala com você em particular, da maneira dele, através da oração. Ele sabe que está angustiado, triste, com medo, mais Deus está te dizendo: "Fica tranquilo, essa tempestade vai passar, a alegria vai voltar, a paz vai reinar. Deus te ama, te protege...Ele cuida de você... Ele te livra do inimigo e das ciladas visível e invisível. A maior prova de amor foi Jesus... você deixa seu filho ou filha morrer por alguém? Pois é, Ele deu. E Jesus morreu, sofreu, sentiu dores terríveis... Deus sabia o que estava fazendo, Ele sabia que valia a pena. Fez tudo por você, e sabe por quê? Porque te ama...ele esta ai com você e só quer o seu bem-estar e a sua alegria. Fica tranquilo, vai ficar tudo bem ele nunca vai te abandonar, tua Vitória vai chegar confia". Esse é nosso Deus de amor...creia ele está conosco. Bom dia!!!


PREVISÃO DO TEMPO- ELESBÃO VELOSO


Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Chuva 7 mm Chances: 90%

Temperatura- 21º   31°

Vento- 10 km/h.

Umidade- 44% a 85%

Sol- Nascer do sol 05:49   Pôr do sol 17:40

Informações Climatempo


AGENDA ECONÔMICA LOCAL: AVISOS IMPORTANTES


- Bolsa Família- Próximo pagamento referente a Maio começará no dia 18/5; primeiro recebem beneficiários donos de cartões com NIS final 1; assistidos pelo programa seguirão recebendo a grana do Auxílio Emergencial.

- Próximo pagamento para aposentados e pensionistas previsto para começar em 25/5.

- Governo do Estado paga hoje, dia 13 de Maio a servidores públicos do Piauí- salário referente a Abril- terceira faixa salarial compreende os que ganham entre R$ 1.800,01 a 3.000,00.

HOJE NA HISTÓRIA EM ELESBÃO VELOSO- 13/5

1954- Por meio do Decreto Lei Nº 953, o povoado Coroatá era desmembrado de Valença do Piauí e era elevado a categoria cidade.

1956- Era inaugurado a DP de Elesbão Veloso pelo então prefeito Benoni Portela Leal.

1959- Morria Moisés Lima Verde, ex-comerciante e pecuarista em Elesbão Veloso, onde foi homenageado com nome de uma escola estadual, a U.E.Moisés Lima, em 1978.

1969- Era inaugurada a Praça da Independência, durante a gestão do ex-prefeito Eneas Nogueira.

1969- Era inaugurado o Estádio Nogueirão, durante a gestão do ex-prefeito Eneas Nogueira.

2000- Natural de Floriano-PI, tendo chegado a Elesbão Veloso em 1962, a professora Zélia Borba recebia título de cidadã elesbonense durante sessão solene da Câmara Municipal no CRE.

2001- Durante sessão solene da Câmara, realizada no CRE eram entregues título de cidadanoa a algumas personalidades, dentre as quais, o cantor Frank Aguiar, o empresário Manoel Barbosa Lima(Empresa Líder) e o ex-deputado estadual Marcelo Coelho.

2017- Inaugurada a quadra de esportes Idê Soares, no bairro Cirino.


ANIVERSARIANTES DO DIA EM ELESBÃO VELOSO-13/5


Elesbão Veloso, município localizado no Piauí- 66 anos
Andre Leal- 39 anos
Geysa Gardenia- 26 anos
Maria De Fatima Santos- 29 anos
Lucinha Alves- 45 anos


NOTÍCIAS DE ELESBÃO VELOSO E ARREDORES


>> Em meio a muitas incertezas e com dias diferentes do que seria habitual, Elesbão Veloso completa hoje 66 anos de fundação. Parabéns!!!.

>> Digna de elogio, a missa que celebrou aos 66 anos de fundação de Elesbão Veloso. Celebração presidida pelo padre Miguel Junior, noite passada defronte a matriz, com direito a rápida queima de fogos.

>> Diferente dos anos anteriores, este 2020 será sem festa e programação alusiva para comemorar os 66 anos de Elesbão Veloso por conta da pandemia do novo coronavírus.

>> Quatro estabelecimentos públicos importantes em Elesbão Veloso completam mais um ano de fundação nesse dia 13 de Maio. Fechada, a antiga DP alvo de incêndio no final de 2015 chega a 64 anos, a Praça da Independência e o Estádio Nogueirão completam 51 anos, e o Hospital Estadual Norbero Moura chega a 43 anos.

>> Comércio e bancos fechados nessa quarta-feira, motivado pelo feriado da Emancipação pólitica de Elesbão Veloso- 66 anos. Reabre amanhã e volta a fechar na sexta-feira novamente, em face ao dia do Piauí, vivido no dia 19/10, mas antecipado pelo governo do estado nesses tempos de pandemia do novo coronavírus.

>> Na batalha contra a Covid-19 devemos dizer que é importante e de grande valia, o serviço de desinfecção e sanitização das principais vias no centro da cidade. Alheio a isso, moradores de bairros querem a extensão dos serviços, mas o comitê de Vigilância Sanitária e Enfrentamento a Covid-19 local ressalta que esse procedimento é voltado para pontos onde há picos de aglomeraçõesm nesse casos: calçadas de estabelecimentos comerciais, bancos, lotéricas e órgãos públicos.

>> No boletim epidemiológico para o novo coronavírus divulgado no começo da noite de ontem consta que surgiu um caso suspeito para doença em Elesbão Veloso, sendo assim, é aguardado para as próximas horas o resultado de testes. Com relação a primeira vítima da doença na cidade, informação da Sesapi dá conta que ele não tinha nenhuma comorbidade, ou seja, uma das patologias afins como hipertensão, diabetes, asma o que faz o pacienter entrar no chamado "grupos de riscos".

>> Hoje completam dois meses da última feira livre no entorno da Avenida João XXIII, no centro, proximidades da Panificadora Sucesso, onde ficava o caminhão das bananas de Sussuapara-PI. A feira está proibida devido ao surto do novo coronavírus.

>> No sábado, completar-se-ão dois meses que estão suspensas as aulas presenciais nas escolas da rede estadual, na segund-feira, esse marco será alcançado pelas escolas que integram a rede municipal.

>> Estamos apurando se de fato, a Rua 255 de Dezembro, no receberá calçamento. Ontem, aquela via localizada no Capitão Mundoco recebeu o serviço de terraplanagem, moradores do local, no entanto teriam sido informado que eles teriam que se contentar com o piçarramento da rua e que calçamento ficaria para depois.

>> As gambiarras para o acesso a energia elétrica é realidade em algumas ruas em Elesbão Veloso. A problemática é perceptível em ruas dos bairros Piçarra, Capitão Mundoco e Matias. Pior: aos arredores da cidade existem pessoas sem acesso a luz. No Novo Elesbão, por exemplo, os moradores seguem ociosos, fato semelhantes nas imediações das ruas projetadas no Capitão Mundoco e Baixa do Curral. Existem também moradias na zona rural à espera de energia elétrica através do Luz Para Todos.

>> Daqui os meus cumprimentos ao senhor Julimar Farias, moradora da Baixa Curral, aposentado, tendo morado durante muitos anos no bairro Morumbi em São Paulo, onde desenvolveu a função de técnico em armamento bélico. Tive o prazer de à distância bater um papo com ele hoje pela manhã. Em tempos de isolamento social conta seu Julimar que estava há mais de duas semanas sem sair de casa.

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu