Psicóloga Jorisa Pereira dá dicas de prevenção ao suicídio.

  

Psicóloga Jorisa Pereira Cavalcante

Por Jorisa Pereira Cavalcante*
 

O suicídio é uma das principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo. É preciso estarmos atentos aos fatores de risco, a informação pode ajudar a salvar uma vida assim como auxiliar na prevenção do suicídio.
 

Segue alguns fatores de risco:
 

* transtornos mentais- pessoas que possuem algum transtorno psiquiátrico, como depressão, transtorno bipolar, transtornos relacionados às drogas, esquizofrenia fazem parte do grupo de risco.
 

* Ideação suicida- sentimentos de desespero, desesperança e desamparo podem indicar uma ideação suicida. Podemos identificar em expressões como “eu não devia ter nascido”, “se eu morresse seria melhor”.  
 

* Fatores estressores crônicos e recentes- se ocorreu algum acontecimento de grande impacto emocional negativo, como uma separação, perda de emprego, perda de uma pessoa próxima, podem ocasionar pensamentos suicidas.
 

* Organizar detalhes e despedidas- é sempre importante observar se o indivíduo está tendo comportamentos que indiquem uma preparação pro suicídio, como recados em mídias sociais que sugerem uma despedida, doação de posses, acúmulos de comprimidos, ligações incomuns em tons de despedidas.
 

* Impulsividade- o suicídio, por mais planejado que tenha sido, muitas vezes ocorre em um ato de impulsividade depois de um evento negativo.
 

Todos esses sinais são de alerta, por isso a importância de estarmos sempre atentos a pessoas próximas.
 

Se você está passando por um momento difícil, peça ajuda de um profissional, há também o CVV, que é o Centro de Valorização da Vida e realiza apoio emocional e de prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária todas as pessoas que precisarem de ajuda, o atendimento é por telefone, email e chat. O telefone do CVV é 188 e você pode ligar a qualquer momento, a ligação é gratuita e você não precisa se identificar, se assim achar melhor.
 

O município de Elesbão Veloso dispõe de 3 psicólogas, no CRAS, CREAS E CAPS.
 

Para agendar seu atendimento, sua escuta qualificada o telefone do CRAS é 3285-1018.
 

* Jorisa Pereira Cavalcante é psicólogoa com pós-graduação em tanalogia

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu