CONVERSA INFORMATIVA- Assistente social Evanildes Costa fala sobre a campanha "Janeiro Branco" e dá dicas para manter saúde mental.

 

Assistente social Evanildes Costa sempre trazendo temas importantes para comunidade

Abordagem do tema no Programa Painel Popular FM Eldorado Elesbão Veloso Edição 930 deste domingo, 31/01/2021.
 

Por Evanildes Costa, assistente social.
 

MENSAGEM INICIAL:
Bom dia José Neto, bom dia ouvintes da Eldorado FM sintonizados no Painel Popular. Mais uma vez lhe agradeço pelo espaço, para mais Conversa.
Vamos então falar um pouco sobre a Campanha Janeiro Branco, que é uma campanha que busca chamar a atenção para o Tema da Saúde Mental na vida das pessoas.
A Campanha é uma Alerta para a Importância de cuidados com a Saúde Mental.

1- FALE UM POUCO SOBRE A CAMPANHA JANEIRO BRANCO? COMO SURGIU? QUAL O OBJETIVO?
O Janeiro Branco é uma Campanha brasileira iniciada em 2014 que busca chamar a atenção para o tema da saúde mental na vida das pessoas. A ideia da campanha foi criada por um grupo de psicólogos de Uberlândia (MG), e faz alusão ao início do ano, considerando janeiro como uma “página em branco” para ser preenchida com novas metas, objetivando o bem-estar da saúde mental.
Neste mês da Campanha Janeiro Branco, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) chama a atenção para a importância dos cuidados com a Saúde mental, que vem sendo afetada em todo o mundo pela pandemia do novo Coronavírus.
 

Esta é a 8 edição da Campanha Janeiro Branco, com o Lema “Todo Cuidado conta.” A ação deste ano busca promover um pacto pela saúde mental em meio á pandemia da covid-19.


2- QUAIS SÃO OS TIPOS DE TRANSTORNOS MENTAIS QUE MAIS ACOMETEM A POPULAÇÃO BRASILEIRA?
Os transtornos mentais que mais acometem a população brasileira são, Depressão, Ansiedade, estresse e transtorno Bipolar, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalentes a 5,8% da população, atrás dos Estados Unidos, com 5,9% . A depressão é uma doença que afeta 4,4% da população mundial. O Brasil é ainda o país com maior prevalência de Ansiedade no mundo (9,3).

3- SEGUNDO PSIQUIATRAS QUAL A IMPORTÂNCIA DA CAMPANHA?
A Campanha é essencial para todas as pessoas principalmente para os pacientes psiquiátricos que sofrem muito preconceito ainda com relação a isso. É preciso incentivar cada vez mais as pessoas a procurarem ajuda, a buscarem auxílio, porque muitas vezes, também, as pessoas que possuem algum transtorno psiquiátrico sentem muita vergonha de procurar sua saúde mental, procurar se cuidar pelo estigma que isso causa. Então a campanha vem para alertar a população em geral sobre a importância de cuidar da saúde mental.

4- PANDEMIA X SAÚDE MENTAL
Fazer uma obs para o aumento dos índices de pessoas com quadro de algum tipo de transtorno Mental.
Pesquisas mostram que a pandemia do novo coronavírus, o isolamento social, o medo de contaminação, perda de
familiares, aumento do desemprego e a incerteza contribuíram para que quadros como depressão, ansiedade e esgotamento emocional aumentassem.

MENSAGEM FINAL:
Para que as pessoas não deixem de buscar ajuda ao sentir necessidade, ou de ser esta ajuda. Há toda uma rede de apoio pronta para ajudar.
 

Que deixemos de julgar o próximo, e ajudar aquele amigo que não está bem, buscando entender o que sentem compreendendo que doença mental deve ser assunto não tabu.
Apenas falando sobre doença mental é que podemos diminuir os índices no Brasil e no mundo. Busque ajuda profissional, contate sua rede de apoio, fale sobre o que você vem sentindo, sem medo. Falar é incentivar a vida. Busque ajuda, seja ajuda. Voccê não está sozinho.

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu