RETROSPECTIVA DA SEMANA em Elesbão Veloso e arredores- de 21 a 27 de Fevereiro 2021

Andarilho circula por área da Fazenda Tapera

Boletim Covid-19

Nova delegada de Elesbão Veloso

Prefeito Rafael Barbosa com os delegados Paulo Gregório e Jailza 

Água barrenta em residência no Novo Elesbão

Por José Loiola Neto

Um olhar em torno de nós, para relembrar alguns dos fatos que foram destaques em Elesbão Veloso e cidades do entorno.

Domingo, 21/2

- Novo comandante do GPM de Elesbão Veloso Tenente Messias assume posto deixado pelo Sargento Clarindo, que seguiu para Valença do Piauí.

- Andarilho ronda pela zona rural de Elesbão Veloso. Foi visto em área próxima a Fazenda Tapera.

- Denúncia de apagão e curto-circuito na rede elétrica na Rua Padre José Paulo do Rego, no Cirino.

- Morre em Teresina, o folclórico árbitro "Peruano", famoso por suas atuações polêmicas em jogos do intermunicipal promovido pela ra APCDEP, tendo atuado por algumas vezes no Nogueirão.  


Segunda-feira, 22/2

- Inicia o processo de escolha de livros nas escolas estaduais sediadas em Elesbão Veloso por professores das diferentes áreas de atuação. Em princípio foi feito pela coordenação uma espécie de consulta entre os docentes, tendo em vista saber qual o modelo mais prático para escolha do material, que deverá ser disponibilizado a partir de 2022.

- Começa a quarta semana de aulas remotas para alunos da rede estadual, que tem acesso aos conteúdos através do Canal Educação com supervisão da coordenação pedagógica e equipe de professores.

- Começa o pagamento para aposentados e pensionistas pelo INSS.

- Elesbonenses deixam a cidade rumo a outros estados. SP e MG são os principais destinos.

--------------------

- Novo Oriente do PI: Prefeito Afonso Sobreira baixa decreto para conter o avanço da Covid-19.

- São Félix do Piauí: 2ª Cia da Policia Militar de Valença realiza treinamento de instruções e abordagens.

- Valença chega a 28 mortes por Covid-19. A vítima, pessoa do sexo masculino com 56 anos de idade.


Terça-feira, 23/2

- Delegada Jailza Pinheiro, natural de Sertânia no Estado de Pernambuco, substituirá a Paulo Gregório, que está deixando a DP Civil de Elesbão Veloso após cinco anos. Ela e Paulo Gregório se reuniram com o prefeito Rafael Barbosa e o assessor de Relações Institucionais do município, Cláudio Bonifácio.

- Primeiro ano da morte do professor de informática Elias Adriano, vítima de afogamento na barragem Mesa de Mesa.

- Morre em Teresina aos 35 anos, vítima de câncer, o vaqueiro Zé Garcia, morador da localidade Ilha. Deixa esposa e dois filhos.

- Aposentada Maria de Lourdes Almeida, a "Cachoeira", mãe do suplente de vereador e empresário Francisco Almeida, o Pará, morre aos 85 anos em Patos-PB. Corpo velado e sepultado em Elesbão Veloso.

- Morre em Itaquera-SP, o senhor José Pereira da Silva Filho, natural de Valença, primo do conhecido Zé Ferreira, o dono do Flamengo de Elesbão Veloso. Deixa esposa e uma filha de 20 anos. Ele deixou o Piauí rumo a SP em 1986.

- IBGE abre inscrições para 180 mil vagas de recenseador; há vagas para Elesbão Veloso.

- Comunidade Tabuleiro Grande área de litígio entre os municípios de Elesbão Veloso e Regeneração é contemplada com água ofertada pela PMEV através do setor responsável. Haviam inúmeras denúncias da falta do precioso líquido para os moradores.

- Após pressão e protestos, governador Wellington Dias volta atrás e publica decreto mais brando, e Piauí terá toque de recolher e restrições a alguns segmentos do comércio durante o final de semana.

- PRF faz abordagens e apreende motos no entorno do bairro Várzea Alegre.

- Usuários da Equatorial Energia em diferentes pontos de Elesbão Veloso reclamam da péssima qualidade da energia elétrica.

- Após mais de duas semanas, surge um caso positivo de Covid-19 em meio a sete testes realizados na SMS e HENM. Trata-se de paciente do sexo feminino com 96 anos de idade.

- Oscilações na rede elétrica provoca queima de aparelhos de consumidores da Equatorial Energia, no Matias.

- Setor tributário da PMEV chama a atenção de donos de estabelecimentos para retirarem alvará 2021 com a finalidade de garantir o devido funcionamento destes locais.

-----------------

- Prefeito de Várzea Grande Dr. Segundo entrega nova grade de arado pra os agricultores do município.


Quarta-feira, 24/2

- Circula pelas redes sociais imagem de mulher com possíveis distúrbios mentais, andando por rodovias no estado da Bahia. Ela teria passado por Valença na Bahia, só que espalharam fake news afirmando se tratar de Valença do Piauí.

- Realizados 12 testes pela Secretaria de Saúde e HENM, pessoas de uma mesma família que tiveram contato com paciente positivado, todos os resultados deram negativo para Covid-19.

- Coordenador da Vigilância Sanitária em Elesbão Veloso Danilo Sousa fala sobre o novo decreto do governo do estado que prevê toque de recolher e lockdown parcial durante 14 dias, e informa que município seguirá regras para evitar a disseminação da Covid-19.

- Fake news espalhada nas redes sociais, dando conta que em Elesbão Veloso, motoristas serão multados em caso do não uso de máscaras faciais.

- Inicia o toque de recolher no estado do Piauí. Elesbão Veloso também precisará obedecer a regra e assim fazer isolamento social das 23h às 5h da manhã de segunda a sexta, e aos sábados e domingos das 22h às 5h.

- Em entrevista, coordenador da Vigilância Sanitária Danilo Sousa diz que Secretaria de Saúde possui testes rápidos para covid-19, no entanto não pode 'sair testando todo mundo', defendendo avaliação médica para averiguar a necessidade do exame.

- Albércio Moura anuncia o cancelamento da 4ª edição da Trilha Passeio da Fazenda Caraibinha categoria motos das mais variadas cilindradas, em respeito ao decreto do governo do estado, que propõe toque de recolher e restrições no final de semana para conter a taxa de contágio da Covid-19 no estado.

- Caprinos soltos circulam pelo terminal rodoviário José Osvaldo Barbosa e um vídeo com os animais em frente a um ônibus foi compartilhado nas redes sociais.

- Moradora do bairro Novo Elesbão Veloso expõe água barrenta, segundo ela servida pela Agespisa, que contestou a denúncia enviando vídeo que mostra água limpa em uma outra casa. A empresa ainda questionou se a água não provém de poços feitos pela PMEV, a consumidora no entanto disse que a ligação para sua casa foi feito pela Agespisa.

- Com a justificativa de conter o avanço do novo coronavírus, o secretário de saúde em Elesbão Veloso, o cirurgião dentista Neto Vilarindo anuncia a suspensão de visitas domiciliares por ACS´s a exemplo do que acontecera no começo da pandemia, ano passado. Não ficou acertado a retomada das visitas.

- Rua Padre José Paulo do Rêgo no Cirino às escuras, moradora Maria do Carmo volta a reclamar junto ao setor competente da PMEV, que resolve o problema no dia seguinte.

- Representantes de estabelecimentos, especialmente bares se mostram insatisfeitos com toque de recolher, proposto pelo governo do estado, com a finalidade de conter a propagação da Covid-19.

- Acidente envolvendo duas motocicletas nas primeiras horas da manhã nas imediações do Belamento, ambos os condutores tiveram ferimentos leves e foram encaminhados ao HENM pelo SAMU.

- Após cinco anos, Dr Paulo Gregório anuncia saída da DP Civil de Elesbão Veloso.

------------------------

- Prefeito de Várzea Grande Dr. Segundo se reúne com presidente do FNDE Marcelo Pontes buscando recursos


Quinta-feira, 25/2

- Renato Oliveira, frentista do Posto Santa Lúcia faz desabafo e em nota esclarece ser vítima de comentários levianos disseminados pela cidade, dando conta que ele seria responsável por "entregar" condutores de motos e carros para PRF.

- PMEV entrega máquina para cajucultores do assentamento Bebedouro, zona rural de Elesbão Veloso. O equipamento auxiliará na produção de cajuina.

- Morre aos 96 anos a aposentada Joana Maria dos Santos, a "Noca", mãe do senhor Manoel Cinobe, dono de um bar em Elesbão Veloso. Ela morava próximo a passarela metálica que divide os bairros Matadouro e Fátima e completaria 97 anos em agosto.

- Chuva moderada durante a tarde em Elesbão Veloso.

- Diante o toque do recolher, elesbonenses comemoram timidamente o bicampeonato brasileiro conquistado pelo Flamengo, e não vão às ruas.


Sexta-feira, 26/2

- O município de Elesbão Veloso recebe mais 220 doses da vacina da COVID-19. Ao todo o município já recebeu 768 doses.

- Conforme o vacinômetro, Elesbão Veloso já aplicou 486 doses contra a Covid-19 entre 1ª e 2ª doses.

- Implantação da Comarca de Elesbão Veloso completa 34 anos.

- Encerramento do pagamento do Bolsa Família referente a fevereiro.

- Servidores do estado começam a receber salário referente a fevereiro( até R$ 2.000,00).

- Enedina Umbandista(1946-2018). Foi agricultora e se destacou pela realização das rodas de umbanda na Piçarra durante os anos 80 e 90.

- Rápido apagão na rede elétrica durante a tarde.

- Elesbão Veloso registra novo caso da Covid-19, o segundo na semana, o boletim não informou idade nem sexo do paciente.


Sábado, 27/2

- Primeiro dia do lockdown parcial que visa conter o avanço da covid, dessa maneira, bares, lanchonetes, pizzaria e churrascarias estarão fechadas, atendendo apenas via delivery.

- Fake news nas redes sociais dando conta da morte do professor Carlos Portela Leal Filho, o Carlão. 

- Morre aos 85 anos, a aposentada Angélica Rosa, moradora do bairro Piçarra. 

- Semana fecha com dois casos ativos da Covid-19 em Elesbão Veloso. 

- IIRE completa primeiro mês com aulas presenciais. 

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu