PANDEMIA: Ala Covid do Hospital Norberto Moura em Elesbão Veloso recebe pacientes de outras cidades

Enfermeira em ala Covid no Piauí. Crédito: G1 Globo
Por José Loiola Neto

Durante a semana passada, em razão da superlotação nos hospitais que integram o sistema de saúde no Piauí, pacientes de outras cidades foram internados na Ala Covid-19 do Hospital Norberto Moura, equipada com cinco leitos nas dependências do Centro de Fisioterapia. 

Apuramos que dois pacientes de Barra D´Alcântara estiveram em Elesbão Veloso e se recuperaram a contento, inclusive tiveram alta médica na quinta-feira passada. Por via de regra e a rigor, pacientes das cidades que integram o chamado Vale do Sambito, um aglomerado de 14 cidades deveriam seguir para Valença do Piauí, cidade pólo e que abriga uma regional de saúde, no entanto, é sabido que todos os leitos disponíveis para Covid-19 naquela cidade encontram-se ocupados, na verdade, já esgotou toda a cota não havendo espaço para internações. Situação semelhante vive Picos e até a capital piauiense. 

Existem centenas de pacientes a espera não apenas de leitos de UTIs, mas de enfermaria. Em Elesbão Veloso até a metade dessa semana, os leitos covid-19 estavam ocupados. 

Nesse momento de crise sanitária no Piauí com o governo decretando feriado de 10 dias para conter a pandemia, o alerta para a população elesbonense e das cidades vizinhas é para que se redobrem os cuidados com vistas a evitar contaminações pelo novo coronavírus, sendo assim, é preciso a adoção do distanciamento social, o isolamento se possível, o uso de máscara facial, lavagem das mãos com água e sabão, sempre que possível e higienizarão com álcool em gel. 

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu