Por José Loiola Neto
Pelo menos cinco alunos do Ceep Benedito Portela Leal se sobressaíram naquele que senão concorrido, mas certamente o mais 'espinhoso' Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM, dada as inúmeras dificuldades impostas, sobretudo pela pandemia do novo coronavírus que perdura e que abreviou a preparação devido o alunado, em sua imensa maioria tolhidos do acesso de aulas presenciais, proibidas, tendo em vista evitar a disseminação do vírus causador da Covid-19.
Os quase 500 alunos matriculados no Ceep Benedito Portela Leal vivem tal situação, visto que as aulas presenciais estão suspensas desde o dia 16 de Março do ano passado. Porém, é notório o esforço do governo do estado, que por meio da Secretaria de Educação do Piauí-SEDUC-PI não esmoreceu mediante a crise sanitária e não apenas utilizou como reforçou uma ferramenta já disponível há algum tempo, dessa maneira, o Canal Educação vem sendo presença no dia a dia dos jovens estudantes em todo o Piauí, e em Elesbão Veloso, alunos das diferentes séries do Ensino Médio matriculados no Ceep Benedito Leal usufruem desse recurso para aprimorar seus conhecimentos e dá continuidade aos estudos até que as aulas presenciais sejam retomadas.
No que diz respeito o saldo do último Exame Nacional do Ensino Médio para a Escola Benedito Leal, é positivo, considerando os efeitos da pandemia e a dificuldade exorbitante para uma certa camada dos estudantes, que sequer tem acesso a Internet, mas quando juntada a vontade e foco daqueles que sonham e buscam a consumação de sonhos juntado ao esforço de uma equipe comprometida(leiam direção, coordenação, professores e funcionários de um modo geral), os louros da vitória são alcançados e podem ser comemorados de modo triunfante sem pudor. A remessa vitoriosa contendo alunos da escola inclui as jovens Elenize Pereira do Nascimento Abreu, aprovada no SISU em 4º lugar para Direito na Universidade Estadual do Piauí-UESPI; Adenise Pereira do Nascimento Abreu aprovada em Engenharia Agronômica na UFPI; Kailane Rodrigues da Costa e Jaquebede Batista, ambas Zootecnia no Instituto Federal do Piauí-IFPI e Stephanie Alves Cavalcante, aprovada em licenciatura em História para Universidade Federal do Piauí.O atual diretor da escola, professor Gean Cleiton Soares Silva, em contado com a reportagem do Elesbão News comemorou o feito e enalteceu os resultados alcançados pelos alunos no últimos Enem.
- São alegrias que a gente tem. Professor passa por muitas agruras, a gente sofre bastante, mas essa é nossa recompensa, as vezes, o salário não paga o nosso trabalho, mas esse retorno e gratidão dos alunos em reconhecer o trabalho da gente nos dá motivação.
Não pairam dúvidas de que o resultado alcançado superou a expectativa, haja vista que 2020 foi o ano da reivenção para profissionais dos mais distintos segmentos e áreas, e na educação não foi diferente.Professores tiveram que se superar, pois surgiram não apenas uma nova linguagem, mas a roupagem, dinâmica e estrutura para novos tempos de ensino- tudo à distância, remotamente, um novo modelo de ensino-aprendizagem presente em nossas vidas.
Mas, não há barreiras para quem foca e busca objetivos. Um exemplo clássico dessa árdua jornada, e que serve de exemplo não apenas como superação, mas inspiração é o caso da estudante Elenize Abreu, moradora da localidade Escondido, zona rural de Elesbão Veloso, com apenas 20 anos de idade, depois de cravar 900 pontos na redação, complementou a vitória com um honroso quarto lugar para Direito na UESPI.
O diretor classificou Elenize como uma 'guerreira', e o seu esforço foi compensador. Conta Gean que em pelo menos duas oportunidades que foi a casa da jovem no ano passado para fazer a entrega de material impresso, a percepção foi de tamanha dificuldades, inclusive de acesso.- Sou muito fã desses alunos, e depois desse período que passei fazendo entrega de material na zona rural fiquei ainda mais fã porque eles são guerreiros, alguns saem de casa às 10h da manhã e estão de volta às 19h, isso quando o carro não quebra, é uma rotina muito pesada e eu tiro o chapéu.
Me sinto parte desse processo, pois na condição de professor de biologia componho a equipe Benedito Portela Leal desde 2008. Costumo dizer que não há nada mais gratificante para um docente que é vê os seus alunos alçando voos, superando obstáculos e vencendo jornada. Deixo aqui os parabéns aos aprovados e motivação aos que tentaram e não alcançaram seus objetivos dessa vez, chegarão num futuro próximo.
Prestes a completar 54 anos de fundação, o Ceep Benedito Leal funciona em nova sede situada à Rua Costa Alvarenga, na Piçarra, inaugurada em Setembro de 2016.
0 Comentários