Jurandir Alves do Nascimento está intubado desde o dia 22/5
Por José Loiola Neto
Se encontra internado, ocupando leito de UTI e intubado, lutando contra a Covid-19, no Hospital Anchieta, em São Bernardo do Campo-SP, o elesbonense Jurandir Alves do Nascimento, 47 anos, filho do casal Luis e Maria Alves, moradores do bairro Santa Clara em Elesbão Veloso.
Em conversa com a esposa dele nesta tarde de segunda-feira(31/05), a jovem Jocerli Pinheiro Nascimento disse que Jurandir Alves foi diagnosticado com o novo coronavírus na metade desse mês, quando manifestou alguns sintomas característico da doença.
- No dia 14/5 ele teve um mal estar, dor de cabeça e febre, achou que não era nada, no dia seguinte sentiu uma dor de cabeça mais forte, reclamava bastante de dores nas costas, nas pernas, fomos ao médico, ele fez o teste da farmácia, deu positivo para Covid, retornamos ao hospital, ele tomou medicação na veia, o médico passou antibióticos e voltamos para casa.
Jocerli relatou que infelizmente o cenário pouco mudou, pois tão logo passava o efeito dos medicamentos, Jurandir tinha piora, prova disto é que antes de ser intubado, ela ainda o levou ao médico pelo menos cinco vezes.
- Devido a piora, teve que internar no dia 22/5, é um sufoco, a gente fica aflita, não temos notícia constante, a não ser quando o médico liga, então para gente é muito angustiante.
Sobre o fator comorbidades, em alguns casos, decisivo para o surgimento de sintomas mais severos da doença, a esposa de Jurandir disse que ele não tem doenças pré-existentes nem faz uso continuo de medicamentos.
- A única coisa que o médico falou que atrapalha para uma melhora é a questão do peso dele, ele não está obeso, mas tem sobrepeso.
Como pegou o vírus, difícil saber já que vinha adotando os cuidados devidos, inclusive sempre portando álcool em gel no carro, fazendo a higienização das mãos e evitando o transporte público, no entanto, estava trabalhando bastante nos últimos dias.
- Estava trabalhando à noite e ia bastante ao mercado.
Jocerli disse que também contraiu a Covid-19, fez teste que deu positivo, mas se recuperou. Ela conta sobre os sintomas e o pós-Covid.
- Eu senti muita dor nas costas, dor de cabeça, febre, meu nariz ficou bem congestionado, tive tosse, perda de olfato e paladar, foi bem complicado, sintomas graves, mas eu comecei a tomar bastante água, me alimentar bem e fui melhorando.
BOLETIM MÉDICO
Nessa tarde de 31/5, um dos médicos que acompanha Jurandir Alves do Nascimento já passou para esposa dele, o panorama da situação do paciente. Ele saiu da pronação, uma técnica em que o paciente fica de barriga para baixo, sendo assim, ele agora está de barriga para cima, será submetido a exames de sangue para saber se reagirá de forma positiva como ocorrera quando estava de bruços.
- A gente precisa que esse sangue mantenha o ganho que ele teve quando estava de barriga para baixo, de resto, ele está estável, o quando ainda é grave, está intubado na UTI, está recebendo antibiótico, parte dos rins está estável, urinando bem, sem problema.
O médico ainda informou que Jurandir não teve febre nas últimas horas, mas explicou que a febre entre 14 ou até 20 dias depois do início do Covid está dentro de um cenário esperado.
0 Comentários