Em Elesbão Veloso, gerente da 7ª GRE, professora Kátia Leite comenta retomada das aulas presenciais: "acredito que vai dar tudo certo".

Professora Kátia Leite é gerente da 7ª GRE sediada em Valença-PI

Por José Loiola Neto

Gerente da 7ª Regional da Educação fala sobre retomada das aulas presenciais nas escolas estaduais. Kátia Leite esteve em Elesbão Veloso quinta-feira passada(5/8), ocasião em que participou de encontro que reuniu professores das escolas Moisés Lima Verde e Ceep Benedito Leal. 

Ouvida pelo ELESBÃO NEWS, Kátia disse estar confiante em um retorno promissor, apesar de a pandemia do coronavírus ainda se fazer presente, mas na sua opinião é possível que os trabalhos sejam desenvolvidos a contento, para isso é preciso que haja o comprometimento de todos no diz respeito ao cumprimento dos protocolos sanitários para evitar disseminação da Covid-19. Abaixo, os principais trechos da entrevista. 

EXPECTATIVA PELO RETORNO

- Viemos a Elesbão Veloso com otimismo de estar começando as nossas aulas a partir de segunda-feira, ainda de forma híbrida. As escolas estão fazendo todo o seu planejamento, o Moisés por exemplo na próxima semana ainda vai fazer reuniões com os pais para atender aos alunos, explicando todo o plano de sanitização. Mas eu vejo com bons olhos. Eu acredito que a nossa educação está preparada sim para o retorno, independente da gente ter tomado só a primeira dose da vacina, mas a gente já está no ponto. Todos os cuidados estão sendo adotados nas escolas. Tivemos o monitoramento da Seduc-PI que já observou todos os espaços e já adequou às escolas e deve estar pronto para receber os nossos alunos com segurança; não só os nossos alunos, mas os nossos professores. 

Gerente Kátia Leite se reuniu com professores em E.Veloso

MESMO NA PANDEMIA, É POSSÍVEL UMA VOLTA

- Acho mesmo tendo alguns casos bem altos em alguns municípios, mas a gente de voltar o nosso normal, nem que seja gradativo, pouco a pouco e ainda instruindo ou ensinando, explicando e que essas instruções não seja apenas na escola, mas que os pais também conscientize seus filhos em relação ao cumprimento de todos os protocolos de segurança, acredito que que a gente pode sim começar as nossas aulas gradativamente com a gente está começando; o Benedito Leal por exemplo vai começar com os terceiros anos, o Moisés vai começar com outras séries por ter número menor de alunos, acredito que vai dar tudo certo. 

ALUNO REQUER APOIO EDUCACIONAL E EMOCIONAL

- Mesmo com todas as estratégias que nós enquanto GRE e Seduc buscamos, tanto de entregar o material impresso ao aluno ou o chip que foi uma outra aquisição do Estado ao aluno, mas a gente sabe que tem interior que nem energia tem e que esse aluno está desassistido e que ele precisa sim desse apoio não só educacional, mas também emocional, ele precisa voltar para o chão da escola e ter todo o acolhimento da escola. 

IMPORTÂNCIA DA ESCOLA PARA O ALUNADO

- Eles sentem muita falta. Muitos deles estão prejudicados, afinal é quase um ano e meio sem ter esse fedback total com o professor porque não é a mesma coisa do olho no olho, e esse aluno mesmo recebendo a atividade digitalizada, ele tem essa carência de uma atenção maior, mesmo as escolas fazendo os plantões pedagógicos, esse aluno precisa ser assistido não só educacional, mas emocional. 

AVALIAÇÃO DO TRABALHO FRENTE A 7ª GRE

- Eu entrei na gerência em Setembro de 2018 e o meu plano de trabalho era estar nos municípios, presente, não só nas atividades culturais, mas participando de encontros pedagógicos e nós começamos o ano de 2019 com essas visitas aos 13 municípios, 23 escolas, mas aí veio 2020 tivemos o começo da pandemia e tivemos que ficar remoto, com isso teve essa quebra do chão da escola, e como falei na reunião, não quero ser uma gerente apenas de mesa e de birô, eu quero estar junto com todos e contribuir da melhor forma possível, e eu acredito que enquanto GRE somos avaliados pela Seduc como uma das melhores regionais. Graças a Deus, os nossos índices e acompanhamento junto as nossas escolas surtem efeitos e a gente é sempre parabenizada pela Seduc. 

LEGADO DEIXADO PELA PANDEMIA

- Essa pandemia nos trouxe um grande aprendizado. Temos que aprender a dá valor a pequenas coisas que muitas vezes a gente deixou esquecida, como um abraço e com esse distanciamento a gente sentiu a falta e com essas perdas que nós tivemos ficaram exemplos, a gente sabe que não apenas a Covid vem causando problemas, o emocional de algumas pessoas também sofreu interferências, há pessoas com depressão, ansiedade, medo. A gente precisa ouvir mais e sempre nos colocar a disposição para ajudar o próximo, ter empatia. 


Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu