PAINEL POPULAR Edição 957, 2ª PARTE: Confira os destaques de Elesbão Veloso neste domingo, 08 de Agosto 2021.

 


Olá muito bom dia!. Hoje é domingo, 08 de AGOSTO de 2021. Ouvem Fm Eldorado 87,9 MHZ, este é o seu programa Painel Popular, o mais completo jornal falado do rádio Ano 21 Edição 957, Eu sou José Loiola Neto e estes são alguns dos destaques locais desta edição.

Por José Loiola Neto/Do Elesbão News

PAINEL POPULAR EDIÇÃO Nº 957, Domingo, 8 de Agosto 2021

2ª PARTE-- DESTAQUES DE ELESBÃO VELOSO

MANCHETES LOCAIS

>> Retomada das aulas presenciais nas escolas estaduais nesta segunda-feira, após mais de um ano e quatro meses com atividades suspensas, devido a pandemia do novo coronavírus. Em Elesbão Veloso, duas escolas vinculadas a rede- a U.E.Moisés Lima Verde e Ceep Benedito Leal ainda farão no começo da semana reuniões pontuais com pais de alunos que assinaram termos concordando com a retomada presencial. Modelo híbrido será adotado para alunos do ensino médio no Ceep Benedito Leal. As aulas nas duas repartições de ensino serão desenvolvidas durante quatro dias da semana- de segunda a quinta-feira, enquanto a sexta-feira será dedicada ao serviço de sanitização dos prédios.

>> Diretor do Ceep Benedito Leal comenta retorno de aulas presenciais. Em entrevista a Eldorado FM neste sábado, o professor Gean Cleiton Soares falou da expectativa pela volta, das regras a serem obedecidas dentro dos protocolos proposto, fenfatizou também a respeito da transporte escolar e merenda.

>> Em domingo dedicado aos pais, filhos elesbonenses fazem referências nas redes sociais. No Brasil, data é festejada no segundo domingo de agosto.

>> Em três testes da Covid-19 realizado neste sábado, todos no Hospital Norberto Moura, nenhum apresentou dado positivo, e assim, Elesbão Veloso fecha a semana com 11 casos ativos e outros 13 suspeitos. A situação já esteve mais controlada, e não faz tempo que chegamos a contabilizar apenas cinco casos ativos da doença. Não há, por outro lado, informações em relação a pacientes internado. No tocante a vacinação quase metade da população já recebeu pelo menos a primeira dose ou dose única.

>> Elesbão Veloso segue recebendo novas doses da vacina contra a Covid-19, na terça-feira, dia 3 de agosto, a Secretaria de Saúde recebeu 638 doses, perfazendo um total geral de 10.865 doses dos imunizantes, contribuindo para o avanço da vacinação da população. Conforme o secretário de saúde, o município está próximo de atingir 50% de vacinados com a primeira dose. Neto Vilarindo

>> Secretário de esportes Geny Broca fala ao Painel Popular e projeta retomada de atividades esportivas em Elesbão Veloso, suspensas há quase um ano e meio, devido a pandemia do novo coronavírus. Copa Cidade foi suspensa na terceira rodada.

>> Enfermeiro Isac Loiola deixa a coordenação do setor de imunização junto a SMS. A informação foi repassada pelo secretário de saúde Neto Vilarindo, que não quis antecipar sobre o substituto. Atualmente Isac estuda medicina.

>> Acidente trágico que tirou a vida do comerciante elesbonense Valdenrique Nonato, o Rick, na zona rural completa 6 anos neste domingo. Filho do casal João Elias e Alaides, ele era dono de um mercadinho em Teresina.

>> Rede municipal opta por não retomar aulas presenciais e seguirá no modelo remoto nesta segunda-feira, dia 9/8. Em nota, secretaria de educação Maria Reis Oliveira, a "Reisinha" informa que no intuito de garantir um retorno seguro estão sendo feitos os devidos ajustes nas escolas vinculadas a rede municipal e sediadas na zona urbana. Por outro lado, quatro escolas na zona rural reiniciarão as aulas presenciais, visto que, o número de alunos é reduzido, se adequando aos protocolos de contenção à Covid, ademais, passaram por devidas inspecções feitas pela Vigilância Sanitária. À nossa reportagem, a secretária disse que adota cautela e paciência aos pais de alunos matriculados nas escolas municipais em Elesbão Veloso. Para Reisinha, é importante que não haja precipitação diante uma retomada conturbada, podendo trazer reflexos negativos.

>> Elesbão Veloso tem novo delegado de polícia civil. Trata-se de Felipe Andrade, que na quinta-feira passada assumiu o lugar da Drª Jailza Pinheiro, que permaneceu menos de cinco meses no cargo, e acaba de ser transferi. No mesmo dia em que assumiu a DPC de Elesbão Veloso, Felipe Andrade manteve contato com o prefeito Rafael Malta Barbosa. Durante a conversa com o chefe do executivo foram tratados assuntos relacionados a segurança, tendo como foco os últimos acontecimentos, como a constante onda de arrombamentos contra o comércio e residências. O prefeito pediu mais trabalho, empenho e resolutividade aos inúmeros problemas do setor da segurança. É fato que Dr Felipe Andrade assume tendo vários problemas de ordem pública para destravar, sem dúvidas, ele terá muito trabalho para executar.

>> Ainda na área policial, durante a semana passada, praticamente todas as tardes e noites era possível ver a viatura da Força Tática percorrendo as ruas da cidade, tendo como finalidade coibir os vários crimes contra a sociedade elesbonense. Para alguns munícipes a presença da FT inibe a ação dos elementos infratores da lei.

>> Ex-delegado de Elesbão Veloso, Odilo Sena fala sobre novo golpe surgido recentemente em Teresina. Através do Instagran ele pede adoção de cuidados para evitar fraudes, que dificilmente será descoberta.

>> Elesbonense Amaral Neto completa 33 anos nos quadros da PM-PI. Atualmente ele vem atuand

>> Professor de matemática elesbonense Lopes conclui mestrado que foca Função Logaritmica. 

A função logarítmica é uma das mais importantes, e pra mim a mais bela de todas, funções que se ensina no final do primeiro ano do ensino médio. Infelizmente, por ser ministrada no final do semestre, onde os alunos já se encontram na ânsia de concluir o ano letivo associado a preocupação de ser promovido para a série seguinte, essa função geralmente não é bem assimilada pelos alunos, o que dificulta sua aplicação tanto na matemática como nas matérias afins como biologia, geografia, física e química (isso no ensino médio). É na química onde o logarítmica tem maiores aplicações. No estudo dos logaritmos, em quase todos os livros de matemática usados na rede pública e boa parte na rede privada, fazem menção a apenas 3 propriedades dos logaritmos. O que eu acho extremamente importante é a inclusão de uma quarta propriedade, que menciono na dissertação, que torna a definição de logaritmos bem simples,  e em alguns casos menos trabalhosa. Além disso sugiro aplicações que podem ser usadas como projetos durante o ano letivo, como o cálculo do PH na criação de tilápias, a lei de resfriamento  de Newton, a datação de fósseis usando o carbono.

O foco principal é propor aplicações de logaritmos e função logarítmica com aplicação real em química, dando ênfase ao cálculo do potencial hidrogeniônico ou PH, Concentração de misturas, resfriamento de um corpo (lei de resfriamento de Newton) e o método do carbono 14, usado na datação de fósseis.

Gerente da 7ª GRE, professora Kátia Leite comenta retomada das aulas presenciais: "acredito que vai dar tudo certo".

Gerente da 7ª Regional da Educação fala sobre retomada das aulas presenciais nas escolas estaduais. Kátia Leite esteve em Elesbão Veloso quinta-feira passada(5/8), ocasião em que participou de encontro que reuniu professores das escolas Moisés Lima Verde e Ceep Benedito Leal. Ouvida pelo ELESBÃO NEWS, Kátia disse estar confiante em um retorno promissor, apesar de a pandemia do coronavírus ainda se fazer presente, mas na sua opinião é possível que os trabalhos sejam desenvolvidos a contento, para isso é preciso que haja o compromentimento de todos no diz respeito ao cumprimento dos protocolos sanitários para evitar disseminação da Covid-19. Abaixo, os principais trechos da entrevista.


EXPECTATIVA PELO RETORNO

- Viemos a Elesbão Veloso com otimismo de estar começando as nossas aulas a partir de segunda-feira, ainda de foma híbrida. As escolas estão fazendo todo o seu planejamento, o Moisés por exemplo na próxima semana ainda vai fazer reuniões com os pais para atender aos alunos, explicando todo o plano de sanitização. Mas eu vejo com bons olhos. Eu acredito que a nossa educação está preparada sim para o retorno, independente da gente ter tomado só a primeira dose da vacina, mas a gente já está no ponto. Todos os cuidados estão sendo adotados nas escolas. Tivemos o monitoramento da Seduc-PI que já observou todos os espaços e já adequou às escolas e deve estar pronto para receber os nossos alunos com segurança; não só os nossos alunos, mas os nossos professores.

MESMO NA PANDEMIA, É POSSÍVEL UMA VOLTA

- Acho mesmo tendo alguns casos bem altos em alguns municípios, mas a gente de voltar o nosso normal, nem que seja gradativo, pouco a pouco e ainda instruindo ou ensinando, explicando e que essas instruções não seja apenas na escola, mas que os pais também conscientize seus filhos em relação ao cumprimento de todos os protocolos de segurança, acredito que que a gente pode sim começar as nossas aulas gradativamente com a gente está começando; o Benedito Leal por exemplo vai começar com os terceiros anos, o Moisés vai começar com outras séries por ter número menor de alunos, acredito que vai dar tudo certo.

DÉFICIT DOS ÍNDICES IMPOSTO PELA PANDEMIA

- Mesmo com todas as estratégias que nós enquanto GRE e Seduc buscamos, tanto de entregar o material impresso ao aluno ou o chip que foi uma outra aquisição do Estado ao aluno, mas a gente sabe que tem interior que nem energia tem e que esse aluno está desassistido e que ele precisa sim desse apoio não só educacional, mas também emocional, ele precisa voltar para o chão da escola e ter todo o acolhimento da escola.

IMPORTÂNCIA DA ESCOLA PARA O ALUNADO

- Eles sentem muita falta. Muitos deles estão prejudicados, afinal é quase um ano e meio sem ter esse fedback total com o professor porque não é a mesma coisa do olho no olho, e esse aluno mesmo recebendo a atividade digitalizada, ele tem essa carência de uma atenção maior, mesmo as escolas fazendo os plantões pedagógicos, esse aluno precisa ser assistido não só educacional, mas emocional.

AVALIAÇÃO DO TRABALHO FRENTE A 7ª GRE

- Eu entrei na gerência em setembro de 2018 e o meu plano de trabalho era estar nos municípios, presente, não só nas atividades culturais, mas participando de encontros pedagógicos e nós começamos o ano de 2019 com essas visitas aos 13 municípíos, 23 escolas, mas aí veio 2020 tivemos o começo da pandemia e tivemos que ficar remoto, com isso teve essa quebra do chão da escola, e como falei na reunião, não quero ser uma gerente apenas de mesa e de birô, eu quero estar junto com todos e contribuir da melhor forma possível, e eu acredito que enquento GRE somos avaliados pela Seduc como uma das melhores regionais. Graças a Deus, os nossos indices e acompanhamento junrto as nossas escolas surtem efeitos e a gente é sempre parabenizada pela Seduc.

LEGADO DEIXADO PELA PANDEMIA

- Essa pandemia nos trouxe um grande aprendizado. Temos que aprender a dá valor a pequenas coisas que muitas vezes a gente deixou esquecida, como um abraço e com esse distanciamento a gente sentiu a falta e com essas perdas que nós tivemos ficaram exemplos, a gente sabe que não apenas a Covid vem causando problemas, o emocional de algumas pessoas também sofreu interferências, há pessoas com depressão, ansiedade, medo. A gente precisa ouvir mais e sempre nos colocar a disposição para ajudar o próximo, ter empatia.

>> Conselheira tutelar Helena Dantas homenageia pais pela passagem da data vivida neste domingo.

>> Recuperado e entregue a comunidade há pouco mais de trêa anos, santuário Cruzeiro está sendo depredado por vândalos.

ATROPELAMENTO do vigilante da SMS Raimundo Alves completa um ano; acusados seguem impunes.

>> Acidente trágico envolvendo o vigilante da Secretaria de Saúde de Elesbão Veloso completará um ano nesta terça-feira. Na ocasião, Raimundo Andrade, 57 anos, seguia em uma bicicleta pela Rua 13 de Maio e acabou colhido violentamente por uma moto ocupada por dois jovens e que trafegava com velocidade acima do permitido naquela via. Seu Raimundo foi encaminhado a um hospital em Teresina na mesma noite, com quadro inspirando cuidados, ficou em coma durante vários dias, até vir a óbito no dia 25 de agosto. Detalhe que a moto envovolvida foi apreendia, porém, os acusados de atropelar seu Raimundo seguem impunes. A Polícia precisa apresentar um desfecho para esse caso, afinal, um cidadão do bem teve a vida abreviada em face a mais uma das várias cenas de imprudência verificada no trânsito local.


E MAIS....

>> No Papo de Bola.

>> Simples Assim, e o resumo semanal de Fabiano Carvalho.

>> A retrospectiva da semana.


CORONAVÍRUS EM ELESBÃO

- Situação do novo coronavírus em Elesbão Veloso, considerando dados inseridos no último boletim, publicado neste sábado(7/8).

Notificados geral: 4842

Descartados: 3769

Testes realizados em 7/8: 03

Testes no HENM: 03

Testes na SMS-EV: 00

Rede Privada: 00

Positivos: 00

Mortes 24h: 00

Total de Infectados: 741

Casos confirmados zona urbana: 649

Confirmados zona rural: 90

Confirmados rede privada: 60

Total de Mortes: 32

Em Acompanhamento/ativos: 11

Suspeitos: 13

Recuperadas: 730

Fonte: SMS-EV


O SÁBADO NA HISTÓRIA EM ELESBÃO, 7 de Agosto

2013- APAE de Elesbão Veloso conquistava Festival Nossa Arte em Pedro II na categoria artes cênicas.

2014- Morria no HUT em Teresina, Gregório da Cruz Rodrigues da Silva, aos 27 anos, vítima de acidente com moto, ocorrido cinco dias antes na zona rurala de Jardim do Mulato. Ele era um dos filhos do casal De Jesus fotógraga e do pedreiro Evangelista, ambos falecidos.


ANIVERSARIANTES DO DIA EM ELESBÃO VELOSO- 7/8

Anny Caroliny Paula-27 anos

Hygo José-24 anos

Italo Alves

Kassia Paz-28 anos


HOJE NA HISTÓRIA EM ELESBÃO VELOSO- 8/8

2015- O comerciante elesbonense Valdenrique Nonato, o Rick, dono do Sacolão Porto Alegre em Teresina morria em acidente na zona rural de Elesbão Veloso.


ANIVERSARIANTES DO DIA EM ELESBÃO VELOSO-8/8

Ariele Nogueira, 25 anos

Francisco Silva, 32 anos

Jamires Soares da Silva, 25 anos

Willams Morais

Eva SIlva, 31 anos


CONTAGEM REGRESSIVA PARA EVENTOS EM ELESBÃO:
FALTAM:


- 55 dias para o 75º aniversário de fundação do Apostolado da Oração em Elesbão Veloso.

- 125 dias para o 50º aniversário do Sindicato Rural de Elesbão Veloso.
---------------------
EFEITOS DA PANDEMIA NOVO CORONAVÍRUS EM ELESBÃO VELOSO

- 512 dias sem feira livre em Elesbão Veloso.

- 469 dias da confirmação do primeiro caso do novo coronavírus em Elesbão Veloso.

- 555 dias da última festa em clubes da cidade.

- 468 dias do uso obrigatório de máscaras em Elesbão Veloso.

- 512 dias da última reunião no STTRAAF de Elesbão Veloso.

- 447 dias sem aulas presenciais nas escolas estaduais.

- 417 dias de aulas remotas nas escolas estaduais.

- 367 dias sem aulas presenciais nas escolas municipais.

- 320 dias de aulas remotas nas escolas municipais.


INFORME ELESBÃO- Os desques do sábado em Elesbão Veloso

EDIÇÃO Nº 15


- Retorno das aulas presenciais nas escolas estaduais e a decisão da rede municipal em seguir com ensindo remoto

- Chegada novo delegado de polícia civil de Elesbão Veloso, Felipe Andrade, substituto da Drª Jailza Pinheiro, que ficou apenas quatro meses no car

- Queimadas por toda parte em Elesbão Veloso, incomoda moradores e afeta pessoas alérgicas em tempo de estiagem.

- Vacinação contra a Covid-19 e a atualização do último boletim epidemiológico.

- Entrevista do diretor do Ceep Benedito Leal, professor Gean Cleiton, projetando o retorno das aulas presenciais.

CAMPANHAS SOLIDÁRIAS

EM PROL DE Francisco Jose Borges da Silva, o "Nego",

Residente em Caripina, zona rural de Elesbão Veloso-PI.

Problema detectado: glaucoma, possui apenas 9% de visão em um dos olhos.

Finalidade: chegar a um especialista em São Paulo, tendo em vista melhorar a qualidade vida ocular.

Profissão: agricultor, ex-cortador de cana.

Meta: R$ 25.000,00

Doações CONTA BANCO DO BRASIL

Agência 0788-9

Conta Poupança- 18.884-0

Francisco José Borges da Silva


AGENDA ECONÔMICA LOCAL: AVISOS IMPORTANTES

Pagamento Bolsa Família Ref. Agosto 2021


Final do NIS 1: 18 de agosto

Final do NIS 2: 19 de agosto

Final do NIS 3:  20 de agosto

Final do NIS 4:  23 de agosto

Final do NIS 5:  24 de agosto

Final do NIS 6: 25 de agosto

Final do NIS 7: 26 de agosto

Final do NIS 8: 27 de agosto

Final do NIS 9: 30 de agosto

Final do NIS 0: 31 de agosto


- PAGAMENTO para aposentados e pensionistas pelo INSS- Ref Julho 2021

ATÉ UM SALÁRIO MÍNIMO

Final 1- 25/8     Final 2- 26/8

Final 3- 27/8     Final 4- 30/8

Final 5- 31/8     Final 6- 1°/9

Final 7- 2/9       Final 8- 3/9

Final 9- 6/9       Final 0- 8/9


ACIMA DE UM SALÁRIO MÍNIMO

Finais 1 e 6- 1º/9 Finais 2 e 7- 2/9

Finais 3 e 8- 3/9 Finais 4 e 9- 6/9

Finais 5 e 0- 8/9


PAGAMENTO SERVIDORES PÚBLICOS PIAUÍ- Ref Agosto 2021

Até R$ 2.000,00- 31/08/2021

Acima de R$ 2.000,00 - 08/09/2021


PREVISÃO DO TEMPO para ELESBÃO VELOSO neste domingo(8/8)

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Chuva 00mm     Chances: 00%

Temperatura: 16°  34°

Vento 20km/h

Umidade 22% a  52%

Sol  Nascer do sol 05:58  Pôr do sol 17:51

Com informações Climatempo.


PAINEL POPULAR- Um produto do departamento de jornalismo da Fm Eldorado- produção, redação de notícias, coordenação e apresentação José Loiola Neto.

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu