Professor elesbonense Lopes conclui mestrado em matemática e aborda função logarítmica em dissertação.

Professor Lopes conclui mestrado e destaca função logaritima em dissertação

Por José Loiola Neto

O experiente professor elesbonense Lopes acaba de concluir mestrado em Matemática, e na dissertação, tarefa obrigatória na etapa final dos estudos abordou uma temática um tanto familiar e cada vez mais necessária no contexto da Matemática- Função Logoritma. 

Vivendo longe de solo elebonense desde pouco depois da primeira metade dos anos 1980, quando passou a morar em Teresina, Lopes é um dos seis filhos da prole do casal Zé Moura e Mundica Lopes, residentes em Elesbão Veloso.

Casado com Maria Elieth Cândido dos Santos Lopes com quem tem duas filhas- Joelly Raides e Joanne Raissa, professor Lopes sempre despontou aptidão pelos estudos.  

Professor Lopes tem larga experiência e afinidade com a matemática

Acumulando passagens de destaques em escolas públicas e privadas na capital piuiense, anos atrás foi aprovado em concurso público da rede estadual no vizinho Maranhão, e atual leciona na cidade de Chapadinha. 

Ainda que de maneira rápida, dado o tempo exiguo, professor Lopes tirou um tempo para dizer o porque da escolha do tema, e narrar a importância de de função logoritima no ensino médio. LEIA

"A função logarítmica é uma das mais importantes, e pra mim a mais bela de todas, funções que se ensina no final do primeiro ano do ensino médio. Infelizmente, por ser ministrada no final do semestre, onde os alunos já se encontram na ânsia de concluir o ano letivo associado a preocupação de ser promovido para a série seguinte, essa função geralmente não é bem assimilada pelos alunos, o que dificulta sua aplicação tanto na matemática como nas matérias afins como biologia, geografia, física e química (isso no ensino médio).

É na química onde o logarítmica tem maiores aplicações. 

No estudo dos logaritmos, em quase todos os livros de matemática usados na rede pública e boa parte na rede privada, fazem menção a apenas 3 propriedades dos logaritmos.

O que eu acho extremamente importante é a inclusão de uma quarta propriedade, que menciono na dissertação, que torna a definição de logaritmos bem simples,  e em alguns casos menos trabalhosa.

Além disso sugiro aplicações que podem ser usadas como projetos durante o ano letivo, como o cálculo do PH na criação de tilápias, a lei de resfriamento  de Newton, a datação de fósseis usando o carbono.

O foco principal é propor aplicações de logaritmos e função logarítmica com aplicação real em química, dando ênfase ao cálculo do potencial hidrogeniônico ou PH, Concentração de misturas, resfriamento de um corpo (lei de resfriamento de Newton) e o método do carbono 14, usado na datação de fósseis".

Ao colega professor Lopes, admiração, apreço e reconhecimento pela valorosa conquista profissional. Certamente fez por merecer. Acredito que para você é a consumação de um sonho. Desfrute!!!


Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu