RETOMADA- Diretor do Ceep Benedito Leal professor Gean Cleiton comenta retorno de aulas presenciais: "expectativa muito grande"

Professor Gean Cleiton é atual diretor do Ceep Benedito Leal
Por José Loiola Neto

Em entrevista ao Informe Elesbão neste sábado(7/8) à tarde, o diretor do Ceep Benedito Leal falou a respeito da retomada das aulas presenciais, atendendo a proposta da Seduc-PI. Ainda que em um período pandêmico, mas com o avanço do número de vacinados contra a Covid-19, o governo do estado resolveu flexibilizar o setor da educação, propondo o ensino híbrido para o segundo semestre. 

À Felipe Costa e Ana Cláudia, na FM Eldorado, professor Gean Cleiton Soares da Silva abordou sobre a implementação de medidas sanitárias para garantir um retorno seguro a professores e alunos, em princípio apenas alunos do terceiro ano. Abaixo, os principais tópicos da entrevista. 

ADEQUAÇÕES SANITÁRIAS E PROTOCOLOS

- Já procedemos com a disponibilização de pias em todo o ambiente escolar com sabão para que o aluno possam lavar as mãos assim que sentir necessidade, a instalação de dispensa de álcool em gel, praticamente em todas as salas de aulas, temos também tapetes sanitizantes para a desifecção dos pés, além disso, renovamos todos os ventiladores, agora todas as salas estão com ventiladores, terminamos um bloco, falta o outro. Os protocolos seguidos, são os recomendados, e dentro do possível estamos preparados para o retorno gradual. 

RETORNO PARA SÉRIE FINAL

- Vamos retornar apenas com alunos do terceiro ano, até porque essa é a recomendação da secretaria voltar apenas com as séries finais e conforme for o andamento das instalações a gente vai convocando as demais séries. 

QUESTIONAMENTOS DE PAIS DE ALUNOS

- Recebi muitas perguntas com relação a obrigatoriedade desse retorno. Devem voltar, aqueles alunos que assinaram o termo, quem foi a escola e optou por não retornar, continua no modelo remoto, até mesmo os terceiros anos. 

PROGRAMAÇÃO INICIAL, TRANSPORTE E MERENDA

- A previsão de retomada é para essa segunda-feira, dia 9, mas o retorno presencial demanda uma outra logística, um exemplo, é as pessoas que moram longe da escola e irão precisar de transporte, e ainda não foi assegurado que este transporte volta agora, a secretaria disse que vai ter, mas não posso afirmar. Com relação a merenda, a secretaria acenou com repasses dos recursos, até porque com aluno na escola é necessário merenda, vamos terminar de adequar a escola esta semana, e provavelmente na quarta ou quinta teremos aulas presenciais para terceiro ano. Mas segunda-feira já tem atividade on-line para todo mundo na modalidade re

ENSINO HÍBRIDO, REMOTO E SANITIZAÇÃO DA ESCOLA

- Na verdade, esse modelo que está sendo implantado agora em eagosto é chamada de híbrido, teremos parte das atividades sendo desenvolvidas na escola, na modalidade presencial, parte na modalidade remota. As escolas do estado ofertarão quatro dias presencial para quem fez opção e um um dia será na modalidade remota, para quem escolheu remota ou presencial, e neste dia será feita a sanitização da escola, nesse dia, a escola vai ser limpa completamente para que a gente possa estar recebendo os alunos na escola na semana seguinte. 

EXPECTATIVA QUANTO AO RETORNO

- Grande, uma angústia muito grande, até porque sabemos que todos estão com uma saudade tremenda, muitos não se veem há quase um ano e meio, vai ser complicado para manter o distanciamento na escola, mas vamos tentar manter a ordem quanto ao respeito aos protocolos. 

RETORNO GRADATIVO COM OLHAR EM 2022

- Acho que é um ensaio para o que vai ser 2022, porque ano que vem, eu quero crê em toda fé que tenho em Deus que todo mundo vai estar vacinado, fato é que a Seduc está fazendo esse ensaio agora no segundo semestre, onde os pais tiveram a oportunidade de optarem pelo retorno ou não para que em 2022 possamos retornar presencialmente. 

ÍNDICES DE APRENDIZAGEM E APROVEITAMENTO NA PANDEMIA 

- Confesso que me surpreendi com os resultados obtidos em 2021 e que foi base 2020, por conta da pandemia, os alunos se afastaram do prédio, mas a escola foi até o aluno com a entrega de material, e claro, isso não é nunca com o aluno estar na escola, graças a Deus fomos surpreendidos positivamente com os resultados do ENEM, é mais uma prova de que quando o aluno quer consegue. 

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu