CONSELHO TUTELAR completa 20 anos em Elesbão Veloso; conselheiro Antônio Alves destaca as duas décadas de trabalho do órgão: "significam um período de grandes conquistas"

Atuais conselheiros tutelares de Elesbão Veloso, empossados durante o ano passado

Por José Loiola Neto

No último dia 30 de outubro, o Conselho Tutelar de Elesbão Veloso completou 20 anos da sua implantação, tendo suporte e apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, através da primeira-dama e secretária Glicéria Macedo Barbosa, durante a primeira gestão do prefeito José Ronaldo Gomes  Barbosa. 

Único componente daquele conselho eleito em 2001, estando também no Conselho Tutelar atual, empossado ano passado, Antônio Alves dos Reis, dono de larga experiência no tocante as leis que amparam crianças e adolescentes se disse muito honrado por integrar o primeiro Conselho e por já está no seu quarto mandato, ele falou sobre as duas décadas do Conselho Tutelar em Elesbão Veloso. 

"Na verdade, essas duas décadas significam um período de grandes conquistas e ao mesmo tempo muitos desafios ainda a serem enfrentados", falou. 

Antônio lembrou que o Conselho Tutelar é um órgão da esfera municipal e atua de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA e a Constituição Federal de 1988, a Lei Municipal que criou o próprio Conselho e seu regimento interno, seno que o artigo 131 do ECA é a pedra fundamental que diz- 'o Conselho Tutelar é o órgão permanente e autônomo não jurisdicional encarregado pela sociedade para zelar pelo cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes definidos em lei. 

Conselheiro Antônio Alves dos Reis ao lado da colega Helena Dantas

"Dessa forma o Conselho Tutelar tem a grande missão de zelar, ou seja, garantir os direitos fundamentais e legais em favor de crianças e adolescentes e fazer com que tem que cumprir que cumpram, o Conselho Tutelar orienta, requisita e encaminha, ou seja, não faz tudo sozinho, faz parte da rede de proteção", destacou. 

O conselheiro Antônio Alves ainda comentou com relação a atuação do Conselho Tutelar em Elesbão Veloso, acrescentando que em essência, o Conselho é um parceiro da família e da escola. 

"Nesses 20 anos temos atuado no combate a violação de direitos, estamos cientes de que fizemos nossa parte, pois de forma sigilosa resolvemos muitos casos, dentre os quais, questões de abandono, maus tratos, violência física e sexual, abandono material e intelectual", ressalta.  

Ele finalizou dizendo que o Conselho Tutelar ainda precisa ser compreendido por uma parte da sociedade, uma vez que os membros desse conselho não fazem o papel de policia, na verdade, os conselheiros são acima de tudo educadores sociais. 

"Precisamos andar juntos nessa caminhada, visando garantia de vida a nossa infância e adolescente conforme esperamos", concluiu


Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu