FIGURA ELESBONENSE: Professora Francisca das Chagas da Costa e Silva(1957-2020)

Professora Francisca das Chagas da Costa e Silva era avó do radialista Felipe Costa

Por José Loiola Neto com colaboração de Felipe Costa*

Francisca Das Chagas Costa e Silva nascida a 27/01/1957(se viva estivesse hoje estaria completando 65 anos) e falecida a 23/11/2020 em decorrência de complicações causadas pela COVID-19 era uma professora, sendo que no período em que desapareceu da vida terrena já estava aposentada. 

Filha de Teresa Rosa de Moura Costa e Luiz Dias da Silva, foi casada com Miguel Ferreira da Silva (falecido em 05/11/2010) por quase 40 anos. O casal gerou uma prole de 7 filhos, desses, somente 3 estão vivos- José da Cruz, Lidiane e Ivoneide.

Professora Francisda da Costa e Silva lecionou em escolas na zona rural e se deslocava numa bicicleta

Nasceu e passou sua infância em Francinópolis. Logo após, rumou a Teresina para completar seus estudos. Cursou o famoso magistério e outras preocupações para ser professora.

Ainda bem jovem, assumia sala de aula no modelo multiseriado nas localidades Atalaia e Tabuleiro Grande, na zona rural de Elesbão Veloso.

Com muita dificuldade para criar seus filhos, se deslocava diariamente para essas localidades de bicicleta.

Passou em um concurso público municipal em meados de 1980, para serviços gerais. 

Antes de ser lotada na Creche Vovó Emília, ainda esteve em sala de aula na Unidade Escolar Joana Nonata da Silva, no Cirino.

Perdeu o marido e a mãe em um espaço de menos de 30 dias, o esposo faleceu a 05/11 e a mãe dela, dona Teresa no dia 28/11/2010. 

Felipe Costa* é um dos neto de dona Francisca das Chagas da Costa e Silva. 

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu