NOTA DE ESCLARECIMENTO

Olá Elesbonenses.

     Eu sou Tiêgo Bezerra Coimbra, cidadão Elesbonense, Ex Diretor do Hospital Estadual Norberto Moura e venho por meio deste fazer alguns esclarecimentos à cerca de reportagem veiculada dia 29/03 por meio de comunicação de Teresina e também de Elesbão Veloso, sobre o referido hospital, ao qual foi vinculado meu nome.

     A matéria inicia falando da reforma que a reforma contratada pode não ter ocorrido. A reforma ocorreu e temos arquivos com imagens do antes, durante e depois. O objeto de contrato não se refere à aquisição de equipamentos médicos, eletrônicos e móveis, como supõe a reportagem, mas apenas à reforma da estrutura física: como pintura de toda área interna e externa, remoção de cerâmicas, substituição de pisos, recuperação de calçadas, substituição de algumas tomadas e lâmpadas, reparo e substituição, quando necessário, de algumas portas e janelas, alargamento de algumas portas de banheiros para permitir acessibilidade de cadeirantes, substituição de alguns vasos sanitários e pias, instalação de bate macas, identificação da unidade com letras em metálico, entre outros, uma vez que se trata de prestação de serviço de reforma e não de aquisição de mobiliário, por exemplo. Esclareço que todo o processo de contratação seguiu o rito legal da lei, via processo licitatório e legítima contratação da empresa, passível de verificação e análise pelos órgãos de controle.

     Quanto ao laboratório, o hospital não dispõe de recursos próprios e nem o poder de compra dos equipamentos, sendo tais obrigações da SESAPI, cabendo a Direção a gestão da Instituição e a busca de soluções para os problemas enfrentados no cotidiano do HENM. Por isso foram protocolados vários ofícios, junto à SESAPI com requerimentos de aquisição de móveis, cadeiras, armários, mas também não fomos atendidos a contento, bem como deixamos o órgão à cerca da situação e solicitando soluções para o caso, assim também como protocolamos vários ofícios informativos.

     Com relação à falta de energia, o paciente entrevistado relata que já estava há 05 dias sem energia. Informo que na data de início desse problema eu já havia saído da Direção do Hospital. Fui exonerado dia 17/03/2022 e a reportagem foi dia 29/03/22, Portanto já não estava mais exercendo o cargo de gestor.

     No tocante à presença de água no centro cirúrgico, informo que durante a fase de transição da Direção, que por sinal foi bastante harmoniosa e respeitosa, apresentei todo o hospital ao Diretor Interino nomeado, técnico da SESAPI, Dr Italo e visitamos essa mesma sala e não havia presença de água alguma. Como é de conhecimento de todos, no dia anterior a esta reportagem, segunda-feira 28/03/22, caiu uma chuva torrencial em Elesbão Veloso onde ocasionou alagamentos de ruas e avenidas, além de muitos transtornos em pontos comerciais e residenciais da cidade. Então, provavelmente seja esse o motivo daquela água ali presente.

     Com relação aos móveis armazenados no Centro Cirúrgico, devido à pandemia do coronavírus foi necessário abrirmos uma ALA COVID, exclusiva para internação de pacientes acometidos por esse vírus, lá no Centro de Fisioterapia. Para isso foi preciso retirar todos os móveis e equipamentos de Fisioterapia e armazená-los em local seguro. Como o Centro Cirúrgico está fechado por ter sido desativado em 2015, que também não foi na minha gestão, armazenamos esses móveis e equipamentos lá.

   Cumpre esclarecer que na minha primeira gestão sai em janeiro de 2015 e deixei o centro cirúrgico em pleno funcionamento.  A reabertura do Centro Cirúrgico foi uma promessa a mim feita, desde o primeiro dia em que reassumi a Direção em abril de 2018, porém nunca cumprida mesmo com muitas cobranças em reuniões e através de ofícios.

Dessa forma, reafirmo a toda a sociedade de Elesbão Veloso que sempre cumpri com as obrigações a mim atribuída, trabalhando diariamente com zelo, comprometimento e constância na busca pela melhor forma de prestar serviço de saúde a população através do Hospital Estadual Norberto Moura, e na certeza de que tudo aquilo que foi possível fazer dentro das limitações existentes foi feito pensando sempre na melhor forma de prestar serviço à população Elesbonense.

 

Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Abraços.

 

Tiêgo Bezerra Coimbra

 

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu