DOENÇA: Em Elesbão Veloso, chuvas dão trégua, mas dengue preocupa; coordenador do setor de combate às endemias fala do índice de infestação predial.

Por José Loiola Neto

Depois de uma temporada de chuvas bastante proveitosa e prolongada com inicio no mês de Outubro do ano passado, o período seco ensaia a chegada, e é nessa transição que surgem algumas doenças típicas para esta época, incluindo a dengue. 

Aliás, o município já teve casos confirmados da doença, que já fez vítimas fatais no estado, e superou o número de casos de todo o ano de 2021. Em suma, as chuvas estão se esvaindo, mas a crescente do número de casos da dengue preocupa, propondo assim a adoção de cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. 

Em recente contato com o ELESBÃO NEWS, o coordenador municipal do setor de combate às endemias traçou um panorama da real situação da dengue no município de Elesbão Veloso. 

Na oportunidade, José Francisco Sousa abordou acerca do índice de infestação predial no município, ressaltando que o primeiro levantamento foi realizado entre os dias 18 e 21 de Janeiro, apontando índice de 1.49. 

- Se nós pegarmos esse índice e multiplicarmos por 6.049 imóveis que temos no município vamos chegar a um total de 40 casas com a presença do Aedes Aegypti, explicou. 

Conforme José Francisco, um levantamento mais recente, realizado mês passado, apresentou dado de 1,06%, e se o mesmo procedimento matemático for aplicado surgirá um total de 64 imóveis com a presença do mosquito transmissor da dengue. 

- Houve portanto uma redução de indice de infestação predial, se comparado ao primeiro mês do ano.

O coordenador concluiu esclarecendo que o índice de infestação predial refere-se ao mosquito presente nas residências e não exatamente casos da doença. 

- É necessário no entanto, a população se unir e fazer sua parte, não deixando água parada em recipientes que possam propagar o mosquito. 

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu