PAINEL POPULAR Edição 994 2ª PARTE: Confira os destaques de Elesbão Veloso neste domingo, 22 de Maio 2022

Por José Loiola Neto/Do Elesbão News

PAINEL POPULAR EDIÇÃO Nº 994 Domingo, 22 de Maio 2022

2ª PARTE-- DESTAQUES DE ELESBÃO VELOSO

MANCHETES LOCAIS

>> Elesbão Veloso registra três óbitos em 48 horas. Faleceram: na quinta-feira à noite, em Teresina, a dona de casa Lucimar Pereira dos Santos, a Lúcia, aos 47 anos, em consequência de um aneurisma, na sexta-feira à tarde, no Hospital Regional Justino Luz em Picos, faleceu o lavrador Gilmar Vilarindo, aos 41 anos, devido a complicações causadas por um AVC e durante a madrugada deste domingo, em um dos leitos do Hospuital Estadual Norberto Moura, faleceu o ex-trabalhador rural Francisco Soares da Silva, o 'Chico Bela', aos 90 anos, em consequência de um derrame, sofrido na sexta-feira. 

>> Com direito a segunda parcela do 13º salário, começa na quarta-feira, o pagamento para aposentados e pensionistas pelo INSS. Grana deve fomentar a economia local. Com cerca de 5 mil segurados, Elesbão Veloso recebe a maior fatia de recursos mensais desse público. 

>> Servidores público do Piauí começam a receber na quarta-feira, o quinto pagamento do ano. Consulta on-line deverá estar disponível na vépera. Primeiro recebe quem ganha até R$ 2 mil.  

>> Em processo de expansão, comércio local registra o surgimento de mais estabelecimentos, com inaugurações e reinaugurações previstas para o segundo semestre. 

>> Depois de dois anos, feira livre no entorno da Avenida João XXIII pode ser retomada por todo o mês de junho, apura reportagem. 

>> Além de dengue, Elesbão Veloso registra casos de chikungunya. Terrenos baldios com focos do mosquito Aedes Aegypti contribuem para a disseminação das doenças. 

>> Comprovodamente, Elesbão Veloso é uma das cidades mais movimentadas no quesito eventos, com a presença intensa de pessoas, em bares, churrascarias e similares, de forma mais acentuada nos finais de semanas.

>> PM ainda tenta chegar a autor de arrombamento a um treiler no centro da cidade, no começo desse mês. 

>> Com vistas a aprovar as contas do ano passado, Sindicato Rural promove assembleia geral no próximo sábado. 

>> CMEV realizou última sessão do mês na sexta-feira. 

>> Com bom aproveitamento, agricultores realizaram escoamento da safra agrícola na zona rural. 

>> Enorme buraco na Rua Marcos Parente, provocado por chuva forte, completará 2 meses esta semana. Moradores seguem cobrando solução. 

>> Dona de casa, moradora do Conjunto Eufrausino Moura reclama que por falta de manutenção em uma galeria pela prefeitura, filho teve dengue pela terceiro ano seguido. 

>> Último boletim da Covid-19 completará dois meses na próxima terça-feira. Último caso da doença foi verificado em 9 de março passado. Ao todo, Elesbão Veloso registrou 1084 casos confirmados desde o começo da pandemia em 2020, com 37 óbitos, devido a complicações provocadas pelo novo coronavírus. 

>> Morte do médico Chico Ramos completa cinco anos neste domingo. Considerado um dos principais neurocirurgião do Nordeste, nascido em Valença no ano de 1931, ele possuia laços estreitados com Elesbão Veloso, os seus pais- dona Chiquinha e 'Zé Perigoso' eram donos da Fazenda Ilha. Ramos era professor da UESPI e UFPI, como político, embora não tenha vencido uma eleição nas urnas, na condição de suplente chegou a ser vereador da capital piauiense e deputado estadual. 

>> Mudanças nos assentos na Câmara Municipal. A partir do próximo mês, já na reta final dos trabalhos no primeiro semestre na casa, o vereador Tácio Lopes, líder do governo municipal na Casa deve sair para assumir a secretaria municipal de cultural, e o suplente Francisco de Almeida, o Pará deverá assumir a vaga. 

>> Cadeirantes cobram rampas de acesso, especialmente no centro de Elesbão Veloso. 

>> Mesmo com preço em disparada há três meses, postos registram falta de gasolina no final de semana. 

>> Estradas de rodovias que cortam Elesbão Veloso passam por restauração e buracos são reduzidos. 

>> Cidade convive com a presença frequente de matilhas de cães, parte deles, sem donos. 

>> Elesbonense tem pouco mais de uma semana para realizar a entrega da declaração do IR 2022 ano base 2021. 

>> Parte dos elesbonenses são favoráveis a redução de espaço da Praça da Independência. Situada na área central da cidade, o logradouro completou 53 anos recentemente. 

>> Ainda em Elesbão Veloso, em perigrinação, a imagem da Divina Santa Cruz dos Milagres, devendo permanecer até o próximo dia 5 de junho, conforme programação definida pela igreja. 

>> Acolhido pela comunidade, pároco Diego Santos caminha para um ano frente a paróquia de Santa Teresinha. 

>> Acompanhados da diretora, coordenadora pedagógica e professores, alunos do primeiro ano da mediação tecnológica do Ceep Benedito Portela Leal deverão se deslocar até Teresina para assistir aula ao vivo nos estúdios do Canal Educação. A inteção é motivar o alunado, em parte, resistente à proposta pedagógica ofertada pelo Canal. 

>> Elesbão Veloso segue registrando chuvas. Choveu forte na cidade neste último final de semana. Meteorologia prevê precipitações pelo menos até a metade do próximo mês. O período chuvoso em no município teve minício em outubro passado, e tem acúmulo superior a 1.500mm. 


RESENHA ESPORTIVA

>> Apesar dos desfalques, mais uma vez, seleção de Elesbão Veloso se sobressai e goleia por 5 a 0, a Seleção de São Miguel da Baixa Grande, fora de casa, pela quinta rodada do Copão AMPAR, na tarde deste sábado. Os gols do time da terra do bode foram assinalados por Cicinho, em duas oportunidades, Reis, Jailson e Lucas Capetinha, cobrando pênalti. Com o resultado, Elesbão Veloso chegou a 9 pontos e decidirá vaga para segunda fase contra Monsenhor Gil daqui a uma semana, no Nogueirão. Hoje á tarde, no Portelão, em Aroezes, pela chave de Elesbão Veloso na Copa AMPAR, a seleção local pega Monsenhor Gil. 

>> Pelo Copão Rural, penúltimo jogo da fase classificatória acontece durante a tarde deste domingo, no Nogueirão, entre as equipes Alta Vista e Sossego. 


>> PAPO DE BOLA- Carlos Gerrard


LEITURA BÍBLICA

6º Domingo da Páscoa

Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, 1chegaram alguns da Judeia e ensinavam aos irmãos de Antioquia, dizendo: “Vós não podereis salvar-vos, se não fordes circuncidados, como ordena a Lei de Moisés”.

2Isto provocou muita confusão, e houve uma grande discussão de Paulo e Barnabé com eles. Finalmente, decidiram que Paulo, Barnabé e alguns outros fossem a Jerusalém, para tratar dessa questão com os apóstolos e os anciãos.

22Então os apóstolos e os anciãos, de acordo com toda a comunidade de Jerusalém, resolveram escolher alguns da comunidade para mandá-los a Antioquia, com Paulo e Barnabé. Escolheram Judas, chamado Bársabas, e Silas, que eram muito respeitados pelos irmãos.

23Através deles enviaram a seguinte carta: “Nós, os apóstolos e os anciãos, vossos irmãos, saudamos os irmãos vindos do paganismo e que estão em Antioquia e nas regiões da Síria e da Cilícia. 24Ficamos sabendo que alguns dos nossos causaram perturbações com palavras que transtornaram vosso espírito. Eles não foram enviados por nós.

25Então decidimos, de comum acordo, escolher alguns representantes e mandá-los até vós, junto com nossos queridos irmãos Barnabé e Paulo, 26homens que arriscaram suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 27Por isso, estamos enviando Judas e Silas, que pessoalmente vos transmitirão a mesma mensagem. 28Porque decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além destas coisas indispensáveis: 29abster-se de carnes sacrificadas aos ídolos, do sangue, das carnes de animais sufocados e das uniões ilegítimas. Vós fareis bem se evitardes essas coisas. Saudações!”

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Fonte: Canção Nova


PREVISÃO DO TEMPO para ELESBÃO VELOSO neste domingo (22/5)

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Chuva 14mm     Chances: 90%

Temperatura: 21°  31°

Vento 14km/h

Umidade 39% a  75%

Sol  Nascer do sol 05:51  Pôr do sol 17:40

LUA:  Crescente

Com informações Climatempo.


O SÁBADO NA HISTÓRIA EM ELESBÃO, 21 de Maio

2015- Curto circuito atinge a residência do senhor Luis Mototáxi, na Rua John Kennedy, no Bairro de Fátima, provocando farto prejuizo. 

2016- Morria vítima de afogamento na barragem da Aroeira, o lavrador Marciliano José de Morais, aos anos, morador do bairro Piçarra. 

2016- Festa de 100 anos para o senhor Melquíades Bezerra, o Santin do Lilás. (m.1º/12/2018)

2022- Pela Copa AMPAR, a Seleção de Elesbão Veloso vence São Miguel da Baixa Grande por 5 a 0. 


ANIVERSARIANTES DO DIA EM ELESBÃO VELOSO-21/5

Melquíades Bezerra, Seu Santin do Lilás- (1916-2018)

Isabel Campelo,- Bela- 50 anos

Carol Nunes- 29 anos

Lúcia de Fátima- 26 anos


HOJE NA HISTÓRIA EM ELESBÃO, 22 de Maio

2008- Morria o agricultor Eufrausino do Exu, aos 64 anos. (n.15/11/1944) 

2016- Em entrevista a Fm Eldorado, o neurocirurgião Chico Ramos diz que nunca ganhou uma eleição porque não tem dinheiro. 

2017- Morria o neurocirurgião Chico Ramos. (n.1931)


ANIVERSARIANTES DO DIA EM ELESBÃO VELOSO-22/5

Rosimar Barreto Moura, empresária Comercial R e N - 56 anos

Ribamar Magalhães, o Riba- comerciante

Valdério Lopes, bancário BB

Alex Cavalcante- 42 anos

Robismark Soares- 34 anos

Tati Barreto- 42 anos


CONTAGEM REGRESSIVA PARA EVENTOS EM ELESBÃO:

FALTAM:

- 29 dias para abertura dos festejos de São Pedro/ Festa da Romana na Baixa do Curral. 

----------------

EFEITOS DA PANDEMIA NOVO CORONAVÍRUS EM ELESBÃO VELOSO

- 756 dias da confirmação do primeiro caso do novo coronavírus


SIMPLES ASSIM, o resumo semanal de Fabiano Carvalho


AGENDA ECONÔMICA LOCAL: AVISOS IMPORTANTES

Pagamento Auxílio Brasil Ref. Maio 2022

NIS com final 4- 23/05/2022     

NIS com final 5- 24/05/2022   

NIS com final 6- 25/05/2022

NIS com final 7- 26/05/2022

NIS com final 8- 27/05/2022

NIS com final 9- 30/05/2022

NIS com final 0- 31/05/2022                     


PAGAMENTO para aposentados e pensionistas pelo INSS- Ref Maio 2022

ATÉ UM SALÁRIO MÍNIMO

Cartão final 1- 25/05/2022

Cartão final 2- 26./05/2022

Cartão final 3- 27/05/2022

Cartão final 4- 30/05/2022

Cartão final 5- 31/05/2022

Cartão final 6- 01/06/202

Cartão final 7- 02/05/2022        

Cartão final 8- 03/06/2022

Cartão final 9- 06/06/2022        

Cartão final 0- 07/06/2022


ACIMA DE UM SALÁRIO MÍNIMO

Cartões finais 1 e 6- 01/06/2022    

Cartões finais 2 e 7- 02/06/2022

Cartões finais 3 e 8- 03/06/20222   

Cartões finais 4 e 9- 06/06/2022

Cartões finais 5 e 0- 07/06/2022


PAGAMENTO SERVIDORES PÚBLICOS PIAUÍ- Ref Maio 2022

Até R$ 2.000,00- 25/05/2022

Acima de R$ 2.000,00 - 31/05/2022


PAINEL POPULAR- Um produto do departamento de jornalismo da Fm Eldorado- produção, redação de notícias, coordenação e apresentação José Loiola Neto.

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu