Apoiadores do presidente Lula vão às ruas contra atos antidemocráticos em Brasília

Por Joyce Nirvana

Atos aconteceram em várias cidades do país, incluindo Teresina

No último domingo (o Brasil foi surpreendido com atos antidemocráticos bolsonaristas em Brasília. Na ocasião, os bolsonaristas invadiram o Congresso Nacional, quebraram vidraças e móveis, vandalizaram obras de arte e objetos históricos, invadiram gabinetes de autoridades, rasgaram documentos e roubaram armas. Os golpistas bolsonaristas alegavam insatisfação contra o resultado das últimas eleições em 2022 e pediam por Intervenção Militar.

Devido ao vandalismo dos bolsonaristas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto determinando a Intervenção Federal. De acordo com o advogado Lucas Ribeiro, a Intervenção está prevista no Artigo 43 da Constituição Federal e traz a possibilidade do Governo Federal intervir na segurança pública do Distrito Federal de forma autônoma e livre. Tal medida foi tomada logo após a omissão da Polícia Militar. 

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, decidiu afastar o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, por 90 dias. Alexandre de Moraes diz que os atos terroristas de Brasília tiveram o consentimento de Ibaneis Rocha, visto que os preparativos para a invasão já eram de conhecimento da Segurança Pública do Distrito Federal. 

Como resposta aos atos, movimentos sociais e apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram às ruas, em uma manifestação pacífica, declarando repúdio aos atos antidemocráticos de Brasília. No Piauí, a iniciativa partiu da Associação dos Docentes da UESPI (ADCESP), e apoio de movimentos militantes da esquerda de Teresina. A coordenadora da ADCESP, Lucineide Barros, fala que as invasões foram uma tentativa de golpe e que ameaçam a democracia do país. “A democracia do nosso país é uma construção ainda muito frágil, no entanto é uma construção, ela se faz no cotidiano. A oportunidade de ontem nos diz que devemos intensificar essa construção, tanto dizendo publicamente da democracia como um valor para construir uma sociabilidade, que tenha lugar para todos.”
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu