Mediação Comunitária: PM ouve moradores do Sossego sobre problemas na comunidade

Da Redação Elesbão News

Hoje (20/01), por volta das 16h:30min, a guarnição de serviço na Patrulha Rural da 2°CIA/23°BPM esteve presente na localidade Sossego, zona rural do município de Elesbão Veloso-PI, por solicitação dos moradores que pediram a intervenção da PMPI frente a situações cotidianas que têm causado desconforto dentro da comunidade. 

Dentre as situações relatadas estavam problemas ligados a soltura de animais, perturbação do sossego alheio ocasionado por soltura de fogos de artifício e som automotivo. Diante dos relatos, a guarnição, seguindo a filosofia de Polícia Comunitária, propôs um diálogo onde o objetivo seria a busca por soluções para os problemas de forma pacífica, não judiciais e mutuamente aceitáveis através da autoresponsabilidade e do altruísmo. 

Na oportunidade, com o fim de também contribuir para a solução do conflito, atendendo a solicitação do Comandante da 2°CIA/23°BPM, esteve presente o Sr. Claudio Bonifácio, representando a prefeitura municipal de Elesbão Veloso.




Segundo o 1° Tenente George Sanches - Comandante da 2°CIA/23°BPM, "a Mediação Comunitária é uma importante ferramenta de pacificação social. Primeiramente, após ouvir os relatos, explicamos as possíveis consequências de ordem jurídica dos problemas relatados com base na letra da lei e quão doloroso seria para eles, que são na maioria familiares e amigos de longas datas, se esses fatos fossem judicializados. Depois, provocamos uma autoavaliação do quanto cada um tem uma parcela de contribuição em um ou outro problema. Por fim, propusemos soluções e permitimos opiniões com foco na solução do conflito. Ficamos felizes pela comunidade acreditar que a instituição PMPI, ali representada por seus agentes, seria capaz de resolver conflitos daquela ordem seguindo uma doutrina não usual no dia a dia da atividade policial. Acredito que foi uma experiência enriquecedora para todos ali presentes. Sem dúvidas, a mediação é mais uma ferramenta para a prevenção criminal e para a solução não judicial de casos que prejudicam a boa convivência social."

POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ: GUARDIÃ DA SOCIEDADE.

CONTATO DA PMPI EM ELESBÃO VELOSO: (86)99858-8653 (Whatsapp)


Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu