CIDADE NA TELA pela TV Elesbão News: os destaques da Edição nº 4, sábado 11 de Março 2023

Por José Loiola Neto

Bom dia!!!

Sábado, 11 de Março 2023... Esta é sua TV Elesbão News, programa CIDADE NA TELA Ano I Edição Nº 4. Com apresentação de José Loiola Neto e Felipe Costa, está no ar o seu mais completo informativo do final de semana. Vamos aos destaques desta edição... 


MANCHETES DESTA EDIÇÃO...

— Após interrupção no fornecimento de água, no retorno do abastecimento, moradores reclamaram de odor forte na água e cobraram resultado da análise da água. “Cheiro forte de água sanitária”.


— Ônibus escolar cai dentro de buraco. Segundo informações, a danificação no calçamento é proveniente de manutenções da agespisa.


— Com Urgência: trecho da Rua Euripedes de Aguiar precisa de manutenção, está intrafegável. 


— Professor Cícero Bezerra cobra acessibilidade (em produção…)


— Polêmica: desde a década de 80 sem festividades na cidade por conta da quaresma, produtores de eventos pedem flexibilização.


— Algo que ninguém nunca entendeu: mudanças nas instalações e nomeações de escolas causam confusão. Já se completam 9 anos.


— Vendedores e feirantes se instalam de forma improvisada nas praças e ruas de Elesbão Veloso


— Polo UAB em Elesbão Veloso: 17 anos de instalação e a Diretora, Professora Elizangela Leal fala sobre cursos e ano letivo. 


— Dia internacional da mulher e os comentários de Joyce Nirvana.


>> Nascente do riacho Coroatá, na localidade Boeiro reserva parte da história de Elesbão Veloso. 


>> Após dias de sol e calor intenso, chuvas ressurgem e anima agricultores. 


>> Com previsão de cortes, Bolsa Família também atingirá beneficiários em Elesbão Veloso. 


>> Nada mudou!: mesmo após denúncias e vídeos exibidos por nossa reportagem, cano segue rompido e desperdiçando água em rua do bairro de Fátima. 


>> Na retrospectiva da semana, a morte do feirante Raimundo Lúcio e um acidente envolvendo ônibus escolar em via pública da cidade.


>> Hospital Estadual Norberto Moura completa um ano sob o comando do grupo da oposição e segue acumulando queixas e reclamações de usuários. 


>> Setor policial: Na Grota do Feijão, oficina é alvo de arrombamento. 


>> Os bastidores de mais uma sessão na Câmara Municipal. Na semana dedicada a mulher, a TV Elesbão News conversou com as vereadoras Laise Lima Verde e Graciosa Carvalho. 


>> No quadro da Nossa Gente! uma conversa descontraída com o vaqueiro Francinete, que relembra os 45 anos de profissão.


>> No Papo de Mestre!, o professor Miguel Barbosa retorna a Elesbão Veloso, depois de vários anos lecionando em Teresina. 


>> Figura Elesbonense: A empresária Valdete Alves resume a vida da sua genitora, a senhora Ceci Alves 


>> No Giro pelo Vale do Sambito: PM ultima plano de ação para atuar nos dias de festividades ao padroeiro São José em Inhuma-PI. Em Aroazes, PM divulga relatório das últimas ações. 


>> Em Lagoa do Sítio, homem desaparece e mobiliza polícia, bombeiros e voluntários que segue à sua procura.


>> No Sul do estado, acidente com ônibus da Transpiauí, que partiu de Valença do Piauí deixa vários feridos. 


ESPORTIVAS

>> Futebol para todos os gostos no final de semana com jogos pelo ruralzão, no Nogueirão /// Campeonato Municipal de Francinópolis, que movimenta mais uma rodada da fase classificatória //// No povoado Bom Princípio, em Tanque, dois jogos dão sequência ao campeonato, amanhã. Representando Elesbão Veloso, a Rua do Fio entra em campo amanhã à tarde, e encara o AB City em jogo eliminatório do Campeonato Regional de Água Branca... E Mais...

>> Excelente média de gols no Ruralzão. Primeiros jogos do torneio, disputados na semana passada teve 15 gols, média de 7,5 por partida. 

>> Juninho do Tabuleiro Grande e Jailson da Betônica largam na frente na luta pela artilharia do Copão Rural. 

Joia do futebol elesbonense há uma década e meia atrás, Juninho fez dois contra o Capim Pubo, enquanto Jailson, um dos bons atacantes do futebol elesbonense na atualidade balançou as redes duas vezes ante a Mosqueada. Ao artilheiro do torneio caberá premiação de R$ 1.000. 

>> Escolinha MA do professor Marcone Alves passa a contar com apoio do Grupo Santa Lúcia; lançamento do projeto acontece hoje à noite, no ginásio Idê Soares. 

>> Engenheiro responsável por reforma do Nogueirão volta a atrás e decide retirar ponto de iluminação que estava posicionado em frente as arquibancadas e cabines de rádio e tv. 

>> Seleção Master de Elesbão Veloso estuda data para atuar contra o River/Master em Teresina. Há duas semanas atrás, a equipe riverina venceu amistoso no Nogueirão pelo placar de 3 a 2. 

>> O Papo de Bola será com Willians Morais, treinador da Rua do Fio que projeta o embate decisivo do jacaré pelo Regional de Futebol em Àgua Branca contra o AB City, previsto para amanhã à tarde, no estádio Luzião. 


PRIMEIRA PÁGINA- Destaques dos jornais e portais do Piauí

O Dia-Teresina

DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 2023 TEM INÍCIO NA QUARTA-FEIRA(15)


Meio Norte-Teresina

GARANTIU CHICO LUCAS

BONS POLICIAIS SERÃO BONIFICADOS NO PIAUÍ 


Cidade Verde.com

Governador sanciona lei que zera IPVA de ônibus e motos e reduz dívidas em 90%


GP1 Piauí 

Dr. Pessoa sanciona lei e concede reajuste de 15% aos professores


G1 Piauí

Delegado pede que inquérito de explosão de restaurantes em Teresina seja arquivado


180 Graus.com

Grave colisão entre carreta e ônibus da Transpiauí deixa feridos no Sul do Piauí


GIRO PELO PIAUÍ

>> Governador sanciona lei que zera IPVA de ônibus e motos e reduz dívidas em 90%

O governador Rafael Fonteles (PT) sancionou a lei que institui o programa de regularização de débitos fiscais referentes ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e taxas do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Piauí (Detran-PI) e da Secretaria Estadual de Transportes (Setrans).

A partir de agora, já está em vigor o desconto de 90% nas dívidas de IPVA e nas taxas de licenciamento e multas de trânsito do Detran e Setrans relativas a anos anteriores. 

A lei concede IPVA 2023 zerado para motocicletas de até 170 cilindradas e ônibus de propriedade de empresa ou consórcio de empresas de ônibus responsável pela exploração de serviço de transporte coletivo de passageiros na região metropolitana de Teresina, adquiridos a partir da data de publicação da lei.

>> DER realiza serviços de pavimentação em rodovias do sul do Piauí

O Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER -PI) está executando uma grande obra de restauração e pavimentação asfáltica das rodovias  PI- 465, PI- 459 e PI- 475, localizadas na Região Sul do Estado. As intervenções contemplam a restauração de pavimento danificado e realização de serviço de microrrevestimento. 

O trecho recuperado, compreende a cidade de São João do Piauí (PI- 465), passando pelas cidades de Campo Alegre do Fidalgo (PI-459), Lagoa do Barro e Queimada Nova até o Povoado Pipocas (no entroncamento da BR-407). São 100 quilômetros de extensão que foram restaurados.

>> Governo prepara diagnóstico sobre casos de exploração e abuso sexual infantil no Piauí

A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) informou que está preparando um diagnóstico e que deve entregar no mês de maio com a elaboração de um plano estadual de enfrentamento a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes. 

O órgão aponta que ocorreu um aumento de casos desde a pandemia. Membros da Sasc se reuniram nesta sexta-feira (10) com membros da rede estadual de enfrentamento a exploração e abuso sexual de crianças do Estado.

Ananias Cruz, gerente de média complexidade da Sasc, informou ao Cidadeverde.com que será realizado um diagnóstico sobre a situação do estado. 

Ele explicou que ocorreu um aumento de notificações e por isso é importante a realização de um diagnóstico para serem implementadas ações efetivas.

>> No Piauí, mais de 1.300 empresas foram abertas de janeiro a fevereiro de 2023

Nos dois primeiros meses de 2023 foram abertas 1.338 empresas no Piauí. O número representa um aumento de 14,46% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi). 

Segundo o levantamento, 679 empresas foram abertas no mês de janeiro e 659 em fevereiro. Já em relação às baixas, 783 empresas fecharam no mesmo período. 

>> Polícia desmonta rinha de galo e apreende 28 aves em José de Freitas

Em operação realizada nesta quinta-feira (09), no município de José de Freitas, a Polícia Civil desmontou um local que era usado para realização de rinhas de galo e apreendeu 28 aves usadas na prática, considerada crime ambiental.

De acordo o delegado André Moreno, titular da Delegacia de José de Freitas, também foi apreendido um ringue e outros apetrechos, utilizados para que os galos ficassem mais agressivos, aumentando a crueldade no trato dos animais. A rinha de galo é considerada crime ambiental e pode resultar em pena de até cinco anos de prisão.


PREVISÃO DO TEMPO- ELESBÃO VELOSO

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Chuva- 15 mm 67%

Temperatura: 21º 32º

Ventos- 7 km/h

Umidade 42% a 99%

Nascer do sol 05:54 Pôr do sol 18:05

LUA: CHEIA muda para MINGUANTE na próxima terça-feira, 14 Mar 2023 - 23:08

Informações Climatempo meteorologia


AGENDA ECONÔMICA LOCAL: AVISOS IMPORTANTES

PAGAMENTO Bolsa Família- Ref Março 2023

NIS com final 1- 20/03/2023

NIS com final 2- 21/03/2023

NIS com final 3- 22/03/2023

NIS com final 4- 23/03/2023

NIS com final 5- 24/03/2023

NIS com final 6- 27/03/2023

NIS com final 7- 28/03/2023

NIS com final 8- 29/03/2023

NIS com final 9- 30/03/2023

NIS com final 0- 31/03/2023


APOSENTADOS E PENSIONISTAS PELO INSS- Ref Março 2023

ATÉ UM SALÁRIO MÍNIMO

Cartão final 1- 27/03/2023

Cartão final 2- 28/03/2023

Cartão final 3- 29/03/2023

Cartão final 4- 30/03/2023

Cartão final 5- 31/03/2023

Cartão final 6- 03/04/2023

Cartão final 7- 04/04/2023

Cartão final 8- 05/04/2023

Cartão final 9- 06/04/2023

Cartão final 0- 10/04/2023


ACIMA DE UM SALÁRIO MÍNIMO

Cartões finais 1 e 6- 03/04/2023

Cartões finais 2 e 7- 04/04/2023

Cartões finais 3 e 8- 05/04/2023

Cartões finais 4 e 9- 06/04/2023

Cartões finais 5 e 0- 10/04/2023


PAGAMENTO SERVIDORES PÚBLICOS PIAUÍ- Ref Março 2023

Até R$ 2.000,00- 24/03/2023

Acima de R$ 2.000,00 - 31/03/2023


HOJE NA HISTÓRIA- ELESBÃO VELOSO

1962- Zélia Borba era nomeada professora da rede estadual do Piauí, após ser aprovada em concurso público.  

2001- Implantada a Pastoral da Criança no biarro Piçarra. 

2016- Morria aos 65, a aposentada Maria do Socorro Campelo da Silva, esposo do taxista "Santo da Rede". (n.1950)

2016- Menor infrator "J" conhecido popularmente como "Aranha", morador do bairro Capitão Mundoco confessava a prática de pelo menos 25 arrombamentos em Elesbão Veloso no começo daquele ano. 


ANIVERSARIANTES DO DIA EM ELESBÃO VELOSO- 11/3

João da Cruz Moura, ex-vereador e presidente da CMEV- 77 anos

Nonato Lopes, mecânico, 61 anos

Regina Cavalcante, 54 anos

Arão Gomes, 47 anos 

Lorranna Alves, 25 anos

Francisco Portela, 24 anos

Cláudio Campelo de Macedo, 45 anos 

Geane Candeia, 28 anos

-------------------

Amanhã, 12/3

Joao Filho, 40 anos 

Valéria Rodrigues

Ozéias Magalhães- 26 anos 

Jefferson Alencar, o Kinin, 34 anos

---------------

Segunda-feira, 13/3

Natan Pereira da Costa, professor, 49 anos

José Claudio Barbosa, professor, radialista, produtor cultural, 47 anos

Enivaldo Pereira, 36 anos

Maria Delmira Bezerra Lima, 32 anos 

---------------

Terça-feira, 14/3

Rosa Moura, professora, ex-prefeita de Elesbão Veloso, 73 anos

Joelma Santos, ex-conselheira tutelar, 46 anos

Everton Nunes, feirante, 54 anos de idade

Débora Soares, 23 anos

Neuzita Rocha, professora e costureira, 53 anos

----------------

Quarta-feira, 15 de março 

Cleudiane Alves, 30 anos

Eliene Sousa, 39 anos

Letícia Rodrigues, 23 anos

Daiane Nunes, 30 anos

---------------

Quinta-feira 16 de março 

Rodrigo Lima, 31 anos

Érika Cardoso, moradora do Cirino, 34 anos 

Luis Fernando Beserra, da Mosqueada, reside em THE, 31 anos

Laodiceia Rodrigues, moradora do Capitão Mundoco 38 anos

Nara Loiola, esposa do PM Ramin, 36 anos 

Deuselina Silva, moradora da Grota do Feijão- 36 anos

Euzelina Soares, moradora da Piçarra, 46 anos

Marcio Santos, o Márcio Maroca, reside em São Paulo, 44 anos 

-----------------

Sexta-feira, 17 de março

Ana Márcia Nunes, elesbonense, reside em Regeneração, 47 anos 

Manuela Pereira, 23 anos


SHOW DE NOTÍCIAS- ELESBÃO VELOSO EM FOCO- MATÉRIAS GERAIS/ VÍDEOS E FOTOS

— Após interrupção no fornecimento de água, no retorno do abastecimento, moradores reclamaram de odor forte na água e cobraram resultado da análise da água. “Cheiro forte de água sanitária”.

Os reclames sobre a qualidade da água em Elesbão Veloso não param. Essa semana, na ultima quarta, recebemos a reclamação de um morador do Bairro Cirino, o mesmo a firmou que a água estava com um forte odor de água sanitária. 

Na oportunidade é cobrado a análise da água fornecida para a população. Que segundo o gerente da Agespisa, Pinto Moura, foi coletada ano passado e encaminhada para laboratório. Se houve um resultado, ainda não foi apresentado a população. 


— Ônibus escolar cai dentro de buraco. Segundo informações, a danificação no calçamento é proveniente de manutenções da Agespisa.

Na quarta-feira, um ônibus escolar que passava pela Avenida Portela Leal, caiu dentro de um buraco. De acordo com informações, a danificação na via, era resultado de um serviço realizado pela Agespisa. Mais Um de vários. 

Na primeira edição do Cidade na Tela, mostramos com imagens, estragos em vias no bairro Piçarra e com um vazamento no seu entorno.


— Com Urgência: trecho da Rua Eurípedes de Aguiar precisa de manutenção, está intrafegável.

A nossa equipe esteve no local e verificou de perto a necessidade urgente de se tomar uma providência, ao menos paliativa. A rua se encontra intrafegável nesse trecho. No local, existe comércio, residências e muitos idosos. 

Além disso, moradores expressaram preocupações com o acúmulo de água em alguns pontos, receosos no que diz respeito à dengue e outro insetos.

Em contato com a secretaria de obras, o Secretário Edi Rufino, informou que nos próximos dias serão tomadas medidas afim de resolver esse problema.


— Professor Cícero Bezerra cobra acessibilidade em locais públicos de Elesbão Veloso. 

A nossa equipe foi recebida na residência do professor Cícero Bezerra, onde tivemos uma produtiva conversa sobre vários assuntos. Um deles, a acessibilidade.

Em sua fala o Professor Cicero Bezerra diz que, ‘’ não há justificativa para a praça da independência não ter uma rampa para cadeirantes’’. Ele também relatou o despreparo de estabelecimentos privados quanto acessibilidades diversas, desde a rampa até os banheiros. Acompanhe! 


— Polêmica: desde a década de 80 sem festividades na cidade por conta da quaresma, produtores de eventos pedem flexibilização.

Há muito tempo na cidade, a realização de eventos festivos durante o período da quaresma é suspenso. De fato, não existe uma lei que proíba essas ações, a força é tida pela tradição religiosa e definida pelo pároco, que também é uma autoridade na cidade. 

Durante a semana, foram várias queixas de organizadores de eventos, que buscam realizar festas que já estavam marcadas.


— Algo que ninguém nunca entendeu: mudanças nas instalações e nomeações de escolas causam confusão. Já se completam 9 anos.

Acompanhe! (vídeo)

Essas mudanças começaram em ainda em 2012, quando a Unidade Escolar Raimundo Lopes era de posse do Estado e passou para o município. 

Então, em 2013, a Unidade Escolar José Martins passou a integrar o grupo de escolas do município. Já no final de 2014, houve uma mudança! O prédio da Unidade Escolar Moses Lima Verde também foi passado ao poder municipal. Então, no começo de 2015, os alunos do José Martins foram para o Moises, e os do Moises foram para o José Martins.


— Vendedores e feirantes se instalam de forma improvisada nas praças e ruas de Elesbão Veloso.

É muito provável que, diariamente você veja vendedores comercializando produtos oriundo da agricultura e da pecuária num local de frente à Praça da Independência. Isso, nos faz rever a necessidade de se estabelecer um local propiciado e fixo para que essas pessoas consigam trabalhar melhor.


— Polo UAB em Elesbão Veloso: 17 anos de instalação e a Diretora, Professora Elizangela Leal fala sobre cursos e ano letivo.

Ativo desde 2006, o polo da Universidade Aberta do Brasil, gerencia cursos os cursos de nível superior da esfera federal. A professora Elisângela Leal fala à nossa equipe sobre o começo do ano letivo 2023 e detalha sobre outros assuntos relacionados ao polo, ouça a entrevista!


— Dia Internacional da Mulher e os comentários de Joyce Nirvana. 

----------xxxxxxxxxxxxx-------------------

>> Nascente do riacho Coroatá, na localidade Boeiro reserva parte da história de Elesbão Veloso. 

Situado a cerca de 10km da cidade, uma das nascentes do Coroatá ainda mantém preservada a água, própria para o consumo humano. O local foi mapeado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente como um ponto a ser zelado pela comunidade e visitantes. Nossa equipe de reportagem esteve lá no começo dessa semana e traz uma resumo da paisagem da aprazível e bucólica Boeiro. Acompanhe!!!. 


>> Após dias de sol e calor intenso, chuvas ressurgem e anima agricultores. 

Chuvas pontuais e de curta duração foram verificadas em Elesbão Veloso entre a quinta e sexta-feira, o que serviu para amenizar o calor, consequentemente aliviar a agonia do sertanejo, aflito depois de dias seguidos de sol, inclinando para perda da lavoura, que carece de chuvas, já que parte das cultiváveis estão em período de reprodução. 


>> Com previsão de cortes, Bolsa Família também atingirá beneficiários em Elesbão Veloso. Atualmente o programa atende a pouco mais de duas mil famílias no município, injetando boa quantidade de recursos na economia local. Criado há 20 anos, o Bolsa Família é o maior programa de distribuição de renda do país. 


>> Nada mudou!: mesmo após denúncias e vídeos exibidos por nossa reportagem, cano segue rompido e desperdiçando água em rua do bairro de Fátima. Conforme moradores, o problema é recorrente e já perdura há alguns meses, sem que a Agepisa corrija o defeito. 


>> Na retrospectiva da semana, a morte do feirante Raimundo Lúcio e um acidente envolvendo ônibus escolar em via pública da cidade.

Faleceu no final da tarde do último domingo, em um dos leitos do Hospital Estadual Norberto Moura, o feirante e aposentado Raimundo Lúcio, 81 anos. A causa da morte não foi revelada. Ele deixa esposa, filhos, netos e bisnetos.  O corpo foi sepultado durante a tarde de segunda-feira, no cemitério Sambaíba. 

Na quarta-feira pela manhã, nas cercanias da Avenida Sambaíba, um ônibus escolar se envolveu em um acidente causado por um buraco aberto no meio da rua. 


>> Hospital Estadual Norberto Moura completa um ano sob o comando do grupo da oposição e segue acumulando queixas e reclamações de usuários. 

Principal unidade de saúde no município, o Hospital Estadual Norberto Moura está sob o domínio do grupo da oposição em Elesbão Veloso desde o dia 16 de março do ano passado, quando o fisioterapeuta Tiego Coimbra deu lugar ao enfermeiro Herbert Moura, que entregou o cargo dias depois, sendo substituido pela enfermeira Sheyla Milene, exonerado do cargo no começo desse ano. A partir do dia 21 de janeiro, a sanistarista Ingrid Rodrigues. Essas mudanças frequentes, talvez, venha contribuindo para a falta de sequência de uma gestão eficaz, prejudicando o bom andamento dos serviços necessários para o público, que segue insatisfeito, reclamando do atendimento naquela unidade de saúde, que está há anos com o centro cirúrgico desativado, e outro problema, pelo o que consta é a falta de soro antiescorpiônico, necessário para atender a vítimas picadas por escorpião, algo recorrente na cidade.


>> Setor policial: Na Grota do Feijão, oficina é alvo de arrombamento. 

A invasão a oficina do senhor José Bezerra aconteceu durante a madrugada da quarta-feira, quando o larápios tiveram acesso ao local pelo teto. Conforme a esposa da vítima, a vendedora ambulante Deusa Bezerra, foi subtraído cerca de R% 50,00. Não é a primeira que a oficina é alvo dos bandidos, ano passado, a invasão aconteceu em plena luz do dia. 


>> Os bastidores de mais uma sessão na Câmara Municipal. Na semana dedica a mulher, a TV Elesbão News conversou com as vereadoras Laise Lima Verde e Graciosa Carvalho. 

Ao término da reunião nessa sexta-feira, ouvimos Laise Lima Verde, que em plenário, defendeu a adoção de um calendário prévio para limpeza no cemitério Sambaíba, além disso, a parlamentar também falou sobre sua ida a capital esta semana, oportunidade em que se reuniu com o secretário de educação Washinton Bandeira e tratou a respeito da restauração Unidade Escolar José Martins, a mais antiga escola pública em Elesbão Veloso e que se encontro em repleto estado de abandondo desde 2016. 

Por sua vez, a vereadora Graciosa Carvalho defendeu a imediata reforma do terminal rodoviário José Osvaldo Barbosa por meio de ações da Prefeitura Municipal. Por outro lado, propôs que a Agespisa informe ao município por meio de oficio, a execução de trabalhos no perímetro urbano, tendo em vista, evitar transtornos nas ruas, a partir dos buracos deixados pela empresa, após a implementação de serviços. 


>> No quadro da Nossa Gente! uma conversa descontraída com o vaqueiro Francinete, que relembra os 45 anos de profissão.

Morador da localidade Boeiro e prestes a completar 60 anos, ele não se intimida e sol a voz com cantos de vaquejada. 


>> No Papo de Mestre!, o professor Miguel Barbosa retorna a Elesbão Veloso, depois de vários anos lecionando em Teresina. Professor efetivo na rede estadual, desde o começo dessa semana, ele já ministra aulas de física no Ceep Benedito Portela Leal e Moisés Lima Verde, escola que chegou a estudar na adolescência. Na conversa, Miguel também faz relatos das suas experiências em cursos no exterior e dá a sua visão quanto a implantação do novo ensino médio. 


>> Figura Elesbonense: A empresária Valdete Alves resume a vida da sua genitora, a senhora Ceci Alves que estaria com 90 anos, completados dia 3 de março. Dona Ceci partiu em setembro de 2016, mas deixou seu legado e contribuição a Elesbão Veloso. 


>> No Giro pelo Vale do Sambito: PM ultima plano de ação para atuar nos dias de festividades ao padroeiro São José em Inhuma-PI. Em Aroazes, PM divulga relatório das últimas ações. 


>> Em Lagoa do Sítio, homem desaparece e mobiliza polícia, bombeiros e voluntários que segue à sua procura.


>> No Sul do estado, acidente com ônibus da Transpiauí, que partiu de Valença do Piauí 

O veículo partiu de Valença do Piauí no começo da manhã de ontem e tinha Brasília como destino final. O acidente ocorreu por volta das 14h na rodovia estadual PI-140 na zona rural de São Raimundo Nonato, sul do estado. Vários ocupantes do ônibus ficaram feridos, conforme a Polícia Militar da região, que atendeu a ocorrência. A dinâmica do acidente, teria sido a tentativa de ultrapassagem de uma carreta e um forgão, e para evitar a colisão frontal, o motorista do ônibus optou por por tirar o ônibus da via, tombando o veículo. Os feridos foram encaminhados a uma UPA em São Raimundo Nonato. Motoristas de ônibus e caminhão também precisaram de atendimento médico. O motorista da carreta se evadiu do local. No ônibus haviam pessoas de Valença do Piauí e Pimenteiras. 


>> Em visita a Elesbão Veloso, no começo dessa semana, o casal Laurent Esser e Rosiane Costa. Morando na Bélgica há quase 25 anos, piauiense, natural de São Pedro do Piauí, ela é casada com o francês há mais de 23 anos. O curto período do passeio ao Paiuí foi útil para ela rever familiares em Teresina, São Pedro do Piauí, Água Branca e Elesbão Veloso. A TV Elesbão News conversou com os dois acompanhe!!!


GIRO VALE DO SAMBITO

POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ.

COMANDO DE POLICIAMENTO DO SEMI ÁRIDO

1ª CIA/23º BPM - VALENÇA-PI.

GPM DE AROAZES:

Informes à População Aroazense:

Operações Policiais - Ano 2023 Seguro, consiste na intensificação do policiamento ostensivo diurno e noturno de caráter preventivo, através de abordagens e vistórias com o emprego de blitz em pontos estratégicos, realizando averiguações em veículos e condutores em atitude suspeita, atuando nas áreas de entradas e saídas da cidade do municipio de Aroazes e em toda zona urbana e rural, coibindo a criminalidade e inibindo ações das mais variadas práticas criminosas, como os crimes de tráfico de drogas, apreensão de armas e veículos com registros de furto/roubo, crimes contra a mulher, crianças, adolescentes e idosos .

ASCOM/GPM DE AROAZES

2) O Comandante-Geral da PMPI, Coronel PM Scheiwann Lopes, participou na manhã de hoje (09), da segunda edição do Cidade Inclusiva,  o evento é promovido pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede-PI) e com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.


No Sul do estado, acidente com ônibus da Transpiauí, que partiu de Valença do Piauí 

O veículo partiu de Valença do Piauí no começo da manhã de ontem e tinha Brasília como destino final. O acidente ocorreu por volta das 14h na rodovia estadual PI-140 na zona rural de São Raimundo Nonato, sul do estado. Vários ocupantes do ônibus ficaram feridos, conforme a Polícia Militar da região, que atendeu a ocorrência. A dinâmica do acidente, teria sido a tentativa de ultrapassagem de uma carreta e um forgão, e para evitar a colisão frontal, o motorista do ônibus optou por por tirar o ônibus da via, tombando o veículo. Os feridos foram encaminhados a uma UPA em São Raimundo Nonato. Motoristas de ônibus e caminhão também precisaram de atendimento médico. O motorista da carreta se evadiu do local. No ônibus haviam pessoas de Valença do Piauí e Pimenteiras. 


>> Força Tática prende homem por furto

A Força Tatica  neste domingo (04), prendeu um homem por suspeito de furto, fato ocorrido no bairro Centro em Valença do Piauí. 

A Força Tática foi acionada durante a madrugada de sábado para domingo via telefone embarcado para atender uma ocorrência de furto, a solicitante informou que deixou a motocicleta na calçada, e quando saiu de casa a motocicleta já não estava onde ela havia deixado. 

A equipe policial iniciou as diligências e poucas horas depois no bairro Valencinha, encontrou a motocicleta de posse F.H.N.S, que conversou que havia realizado o furto. 

Diante disso, F.H.N.S recebeu voz de prisão e foi apresentando juntamente com a motocicleta apreendida na Delegacia Regional em Valença do Piauí.


>> Força Tática prende homem por ameaça, dano, injúria e porte de arma branca

A Força Tatica prendeu um homem por ameaça de morte, dano, injúria e porte de arma branca, fato ocorrido no bairro Valencinha em Valença do Piauí. 

A Força Tática foi acionada via COPOM para atender uma ocorrência em que um homem estaria tentando entrar em uma residência no bairro Valencinha portando um facão. 

A equipe policial chegando ao  local, conversou com às vítimas, essas relataram que F.R.S (23) teria chegado na residência ameaçando de morte o casal e suas filhas, além de proferir xingamentos e danificar utilizando-se de um facão,o portão de entrada para a residência. 

Diante disso, os policiais militares deram voz de prisão a F.R.S, apresentando-o juntamente com o material apreendido na Delegacia Regional em Valença do Piauí.


DEBATES POPULARES

- POLÊMICA COM RELAÇÃO AS FESTAS NO PERÍODO DA PÁSCOA

- MATO TOMA CONTA DO SANTUÁRIO CRUZEIRO. 

CIDADE NA TELA: Um produto da TV Elesbão News, produção, coordenação, redação, reportagens e apresentação: José Loiola Neto e Felipe Costa. Suporte técnico e colaboração: Cícero Loiola. 

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu