AROAZES: Campanha busca conscientizar sobre os impactos da poluição sonora e visual no municipio.


A campanha organizada pela SEMMAA, da Prefeitura Municipal de Aroazes, contou com apoio da Policia Militar do Gpm de Aroazes e Corpo de Bombeiros Mirins do municipio, promovendo atividades de panfletagem, com o objetivo de alertar e conscientizar a população local sobre os efeitos da poluição sonora e visual na saúde, na qualidade de vida e no meio ambiente e sobre a responsabilidade de cada um em reduzir o barulho sonoro, ruídos e poluição visual gerado por suas atividades diárias.

A poluição sonora é aquele som desagradável e inconveniente que causa desconforto ao ouvinte. Um mesmo som pode ser agradável ou se tornar ruído, dependendo do contexto, como a música alta, que é agradável para quem está em uma festa ou em um ambiente de lazer, mas se torna um empecilho na vida dos moradores próximos.

Já a poluição visual, esse tipo de poluição pode ser causado por qualquer tipo de comunicação visual, anúncios, propagandas, placas, postes, fios elétricos, lixo, torres de telefone, entre outros.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ruído deve ser considerado uma questão de saúde pública por se tratar de poluição sonora, capaz de causar problemas na audição, prejuízo cognitivo, distúrbios do sono e doenças cardiovasculares. Por este motivo, para que as pessoas entendam esses riscos para o comprometimento, a aprendizagem, a interação social e a saúde. 

A campanha sobre a Poluição Sonora tem como tema, este ano,“Quanto maior o som, menor é o respeito”, enquanto que a campanha sobre Poluição Visual, teve como tema "Poluição Visual também faz mal!".

Em virtude da natureza irreversível e cumulativa dos danos à saúde auditiva e visual, torna-se fundamental a educação sobre a preservação da audição ainda na infância”, informa o coordenador local da campanha, Oton Soares - Secretário da SEMMAA.

A campanha teve atividades voltadas para diferentes públicos, com a realização de panfletagem com material educativo, nesta  quinta-feira, dia 06 de abril, em todo periodo da manhã.

A poluição sonora é toda emissão de som que, direta ou indiretamente, seja ofensiva ou nociva à saúde, é considerada crime ambiental com previsão na Lei Federal nº 9.605/1998 e punições que podem levar à reclusão do infrator. "Poluição visual”, é crime que enquadra-se nas definições de poluição expressa pela Lei 6.938/81, uma forma criminal de utilização do solo e do meio urbano. Pontuou o Sargento Sergio - Comandante do Gpm de Aroazes.

Fonte: Gpm De Aroazes PM-PI


Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu