AROAZES(PI): Corpo de bombeiros mirins civis e Polícia Militar comemoram o dia dos povos indígenas

Neste sábado (22), o Projeto do Corpo de Alunos de Bombeiros Mirins Civis do município e o Grupamento Policial Militar de Aroazes, realizaram um dia de comemorações ao Dia dos Povo Indígenas (Dia do Indio), onde na oportunidade foi realizado atividades de Instrução de Ordem Unida e de Civismo e outras atividades comemorativas.

Dia dos povos indígenas (Dia do índio), 19 de abril

O Dia dos povos indígenas (Dia dos índios), em 19 de abril, é uma data que tem como objetivo homenagear as raízes do povo brasileiro, e principalmente, preservar a herança cultural indígena.

Ainda no sabado(22), foi  comemorado o Dia de Tiradentes (Feriado nacional), 21 de abril

O Dia de Tiradentes foi instituído pela Lei n.º 4.897, de 9 de dezembro de 1965, mesma lei que declara Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, "patrono da nação brasileira". A data é uma homenagem ao herói nacional e recorda o dia em que o mesmo foi executado, em 21 de abril de 1792.

No sistema educacional brasileiro, a data de 19 de abril historicamente é marcada por atividades de pintura e de vestimenta das crianças como uma lembrança e homenagem ao Dia do Índio. 

“A data deveria chamar a atenção de brasileiros não-indígenas pela dívida histórica e pelas falhas que temos como nação para com esses povos. Estamos vivendo um momento de recrudescimento da violência para com o indígena, expressões de ódio racial absurdas são facilmente encontradas em pequenos jornais locais e nas redes sociais”. Ressalta o 3° Sgt Sergio, comandante do Grupamento Policial Militar de Aroazes.




Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu