![]() |
Fábio Wolff, em uma conferência. |
O futebol mudou nos últimos anos. Tudo se acelera e a idade já não é obstáculo para que o talento se faça notar. O Brasil é um dos mercados em que os projetos de futbolista parecem obrigados a acelerar o processo por causa do talento inato do país sul-americano. Os clubes detectam o talento e descartam os agentes que dan formam a sua carreira esportiva e comercial. Fábio Wolff é um dos últimos. Especialista em marketing esportivo, sócio-diretor da Wolff Sports, gestão da imagem de Endrick e Luis Guilherme. MARCA tem tido a oportunidade de falar com o já citado Wolff e com Thiago Freitas para encontrar a realidade esportiva e comercial do futebolista.
O reto com Endrick começou com apenas 15 anos. "Sí que é possível encontrar o lugar comercial para estes futbolistas tão jovens. Prueba de ello é o próprio Endrick. Firmamos o contrato mais temporário na história do fútbol brasileño para ele. Temos um plano estratégico de posicionamento de imagem baseado nas carreiras de Nadal, Ferderer e Cristiano Ronaldo. Es decir, poucas marcas, mas empresas que têm uma narração natural com o deportista, que tem sinergia".
Wolff tem claro o ponto de partida de tudo. "No es un intercambio financiero. Endrick, por exemplo, es un chico que habla muy bien con todas las edades, pela magia de su fútbol, la forma relajada en la que se comunica y su forma de actuar".
A pergunta é clara e faz referência ao que faz pensar que um jovem deportista tem talento e pode chegar a ser uma estrela comercial e esportiva. "É o mais difícil: o dom, a abordagem, e é um menino maduro. Nascido para ser futbolista. O tema comercial também o tem. Se porta muito bem no estúdio, nas gravações, não se queja e sempre está disponível . Lo orientamos na meta trazada y le damos dicas e trocamos ideias para que se moldee da melhor maneira possível para combinar o útil com o agradável: um talento no campo y, fuera das quatro linhas, um excelente produto. en realidad, ficando una venta muy atractiva para el market".
Os futbolistas cada dia chegaram antes à primeira linha e todos miram em Cristiano Ronaldo e Messi por causa do seu sucesso, mas para Wolff cada um deve marcar seu caminho. "Primero que nada, tem que ser natural, não pode ser falso ou algo produzido para o mercado. Antes de começar a trabalhar com Endrick, tratamos de conhecimento e de sua família, compreendemos seus valores familiares, suas crenças e a forma em que levamos sua vida diária. Tudo isso é muito importante. Se esses atributos seus não coincidirem com o que esperamos dele como produto, nós não trabalharíamos com ele. Assim que é natural, é genuíno. Transmitir família, educação, respeito por eles e alegria" .
Ser autênticos, sinceros...
A resposta não é outra que convence os deportistas mais jovens da importância de uma gestão de imagem equilibrada e coerente. "Isso é muito importante. É inadmissível pensar que o Brasil, com a quantidade de talentos que nascem todos os dias, tem um mercado muito inexperiente neste tema de gestão de imagem. Isso é porque, os futbolistas com seus respectivos diretores, a prefeitura de las veces, no le dieron la debida importancia a la imagen. É uma super industria en otros paises, con agencias que tienen inumerables atletas que se encarregam de la gestao. Estes futbolistas son procurados por el mercado en todos los niveis, desde un Tom Brady até um atleta bom ou profissional. Aqui isso não acontece, a maioria das vezes, porque não há trabalho de gestão. E justamente por isso estamos trabalhando com a imagem de Endrick, para que ocupa este espaço, e para que seja 'caso' se converte em um modelo de mercado, um benchmarking, e que podemos abrir este mercado a outros deportistas".
Thiago Freitas e Roc Nation
O mercado está mudando e cada dia que passa los futbolistas van dirigindo sua carreira em duas vias: la deportiva y la comercial, algo que nunca gusta a los clubes. Thiago Freitas é o COO da Roc Nation Sports Brazil e reconhece a mudança: "No solo el fútbol, sino toda atividade baseada na personalidade mudou drasticamente desde a popularização das redes sociais. Hoy, o deportista, o artista ou até mesmo o colunista pueden mostrarse y ser vistos, con o sin produción, en vivo o no, a cualquiera, en cualquier place.
O impacto do futebol vai além do que você pode ter cantantes, atrizes e tudo por causa do sentimento e do apego a uma bandeira. "Os deportistas começam a atender às demandas que eram próprias dos artistas da música, mas que são muito mais relevantes, primeiro, porque se associam de uma maneira diferente em seus países de origem. Convocados a seus selecionados, desafiam bandeiras, histórias, independencia, orgullo, honor, y reúnen, en un mismo espacio, a aficionados a la
0 Comentários