POR QUE? NÃO CONSEGUIMOS ENTENDER

Transposição do Rio São Francisco em Cabrobó-PE. Imagem: Google

Por Dr Odair Soares

Vivemos um dos piores períodos de seca no Nordeste, de 1979 a 1983. Tivemos a oportunidade de conhecer os problemas dos Estados, em reuniões com seus representantes na SUDENE. Vivenciamos as preocupações dos Governadores, Senadores, Deputados Federais e Estaduais, Prefeitos, Vereadores e Lideranças outras, participando, exigindo soluções, apresentando projetos, solicitando a construção de açude, recuperação de outros, solicitando cisternas, carros pipa, perfuração de poço etc.

O tempo passa e sempre o mesmos problemas. Até que o Governo Federal chega a conclusão que para conviver com estas secas seriam a transposição das águas do Rio São Francisco. Não queremos entrar em detalhes sobre a obra, os problemas, como foi concluída etc.

Só sabemos que é uma obra muito importante, cujos ramais funcionaram a contento, em 2022, deixando os açudes cheios, muita água nas derivações e o que é mais importante, a população rural nordestina, vibrando e vendo que estava próxima a sua convivência com a seca.

Para tristeza nossa foi interrompida a captação da água do São Francisco; recebemos fotos de aterramento de alguns pontos do canal para passagem de estradas e os canais estão sem água, cujo sol inclemente irá destruí-los. 

Agora vamos saber, porque os políticos anteriormente gritavam por uma ação do Governo Federal, hoje, com esta grande obra parada, no funcionamento, não se ouve uma palavra, um pronunciamento, um grito destes atuais Governadores, Senadores, Deputados Federais e Estaduais. Aonde estão os Prefeitos e Vereadores que não mais gritam? Como é que meio mundo do Nordeste com canais prontos, aptos a receber a água do São Francisco se contenta com carros pipa? Meu Deus, o que está havendo com os homens do Nordeste? O Nordeste Rural está passando por uma sede nunca vista, não só a população humana, mas a animal que precisa em torno de 10% de seu peso, de água diariamente, do contrário, morrerá. 

Acordem políticos deste Nordeste sofredor...

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu