Morre Lucinda Maria da Conceição, a "Bena", ex-dona de quiosque no antigo mercado de Elesbão Veloso, aos 87 anos

Lucinda Maria, a "Bena" desaparece da vida terrena aos 87 anos

Por José Loiola Neto

Faleceu durante a noite do domingo(17/03/2024), em Valença do Piauí, onde vinha residindo nos últimos anos, a aposentada Lucinda Maria da Conceição, a "Bena", 87 anos, de causas naturais. Antes de se mudar para Valença residia à Avenida Padre Luís Brasileira, na Piçarra. Além de lavradora nata, Bena possuiu durante os anos 80 um quiosque nas imediações do antigo mercado público. O corpo foi velado e sepultado em Elesbão Veloso. 


UM RESUMO DA VIDA DE BENA

Por membro familiar

Nascida na comunidade Malhada, zona rural de Elesbão Veloso, filha do casal Claro Pereira dos Santos e Josefa Maria da Conceição.

Ainda jovem começou a trabalhar como lavradora na localidade Exu, zona rural do município, foi mãe adotiva de um único filho- Pedro da Bena, uma mulher abençoada e dotada de muita fé, vinda da criação de seus pais, que muito respeitava as leis de Deus, demonstrados através de suas ações que cultivava até os seus últimos dias como pedir a bênção, abençoar aos alimentos, rezar antes de sair de casa e antes de dormir. 

Bena possuiu um quiosque nas imediações do antigo mercado público de Elesbão Veloso

Ainda jovem resolveu empreender em um quiosque aonde vendia mantimentos e atendia com muita satisfação a todos os seus clientes, sendo que a maior atração do seu quiosque eram os famosos dindins, cocadas, quebra-queixos, bolinhos de goma, bolo frito, pudim e manuês que faziam os alunos da escola José Martins esperaram ansiosamente para se deliciarem na hora do recreio ou saída da escola, como também fazer a alegria e felicidade de seus sobrinhos que todos os sábados iam visitar a tia Lucinda e de lá saiam satisfeitos e bem atendidos.

Não podemos deixar de falar de dona Angélica, a "Gequinha", esposa do senhor Antônio Moura, onde tia Lucinda viveu uma vida de irmandade e muita cumplicidade, foi sua família adotiva por amor. 

Quem não lembra dos natais com a chegada da nossa amada tia Lucinda em Valença? que todo ano nos encantava com sua presença e alegria, ficando conosco até o mês de março. As viagens, os passeios à Parnaíba, as festas de formatura, os aniversários dos sobrinhos, assim viveu tia Lucinda, dividida dos encontros com sua família biológica e suas obrigações em Elesbão Veloso.

Há cinco anos atrás ela passou de fato a fazer parte integralmente de nosso convívio e fazer parte de nosso dia a dia, não apenas no Natal, mas todos os dias nos encantando sempre com seu gosto musical, cantando as músicas Carolina e Meu Pé de Serra do saudoso Luiz Gonzaga com também as músicas de Amado Batista. 

Morando definitivamente com sua irmã Alvina a partir de 2019 já não desfrutava de boa saúde e disposição para tocar sua vida independente. 

Tia Lucinda passou a ter os cuidados e o carinho de sua irmã e dos sobrinhos Maria Antônia e Fabrício que se dedicaram com carinho e amor que tinha  com ela e incansavelmente com muita gratidão cuidaram com carinho e zelo.

Lucinda Maria da Conceição, a "Bena"

* 16/05/1936

✝ 17/03/2024 

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu