Material pesquisado por José Loiola Neto
VEJA Edição 2882
Capa: O MUNDO DE TRUMP
E se ele voltar? Como eventual vitória de Trump pode chacoalhar o mundo
O ex-presidente prepara um retorno triunfal que, se acontecer, terá consequências para a democracia do EUA e para as relações com países como o Brasil
Pelo tanto que suas falas repercutem, pelo barulho de suas vitórias nas primárias e pelo grau zero de empolgação em torno de seu adversário, a impressão que se tem hoje em dia é que Donald Trump à Casa Branca na eleição de 5 de novembro. Na frieza dos números, a vitória não é tão certa assim: as últimas pesquisas mostram o empresário bilionário que virou político com 43% das intenções de voto, contra 42% de seu virtual rival, o presidente Joe Biden. Trump se sobressai, com força e estardalhaço, ao demonstrar controle total do Partido Republicano na marcha eleitoral, tendo se livrado logo no início do processo de todos os demais pré-candidatos menos uma: a ex-governadora Nikki Haley, que aos trancos e barrancos, comendo poeira, promete permanecer no páreo ao menos até a “Super Terça”, 5 de março, em que republicanos em quinze estados definirão o nome de sua preferência para a disputa nas urnas.
------------
ISTOÉ Edição 2821
Capa: Qual é a cara do Brasil?
Entenda por que o saneamento básico é o calcanhar de Aquiles do Brasil
A aparência modelo do brasileiro é bastante conhecida, mas a divulgação da segunda parte do Censo, de análise de saneamento básico, escancara que moramos em dois Brasis
RESUMO
• País tem oficialmente 49 milhões de pessoas sem esgotamento sanitário adequado
• Dados divulgados pelo IBGE pedem uma atenção especial para o Norte da Federação
• Taxas ruins de saneamento refletem em toda a sociedade: da escolaridade a renda média
• Governos terão que cumprir metas do Marco Legal do Saneamento Básico até 2033
• Média nacional, de 75,7%, ainda está longe da meta
O retrato do brasileiro típico é uma mulher na faixa de 35 anos de idade, parda, moradora de casa na região Sudeste e cristã. Essas são as características predominantes no recenseamento realizado em 2022, divulgado no ano passado e que serve para as redes sociais. Só que a segunda parte da pesquisa, divulgada em 23 de fevereiro pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostra que na verdade habitamos dois Brasis, dadas as distorções de serviços obrigatórios de saneamento básico entre regiões do País.
-------------
REVISTA OESTE Edição 206
Capa: ACABOU O MEDO
Numa manifestação pacífica espontânea e sem qualquer ataque à Constituição, centenas de milhares de brasileiros condenam o governo - e mostram que estão dispostos a ocupar as ruas para defender a democracia.
----------
CARTA CAPITAL Edição 1300
Capa: AINDA EM PERIGO
QUEM TENTA RESOLVER E QUEM DIFICULTA O ATENDIMENTO HUMANITÁRIO AOS YANOMÂMI
-----------
REVISTA CRUSOÉ Edição 304
Capa: O JOGO DA LEI
As dúvidas e as certezas jurídicas que podem definir o futuro do ex-presidente Jair Bolsonaro
0 Comentários