Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

HISTÓRICO: Seleção de Elesbão Veloso alcança uma semifinal de intermunicipal 33 anos depois.

Seleção de Elesbão Veloso na Supercopa APPM Futebol Amador

Por José Loiola Neto

A trajetória da Seleção de Elesbão Veloso em torneios intermunicipais no estado do Piauí começou em 1971, quando a equipe disputou e não passou da primeira fase do torneio promovido pela Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Piauí- APCDEP. 

Depois disso, somente em 1978, a seleção voltou a competição, novamente caindo na fase inicial, consequentemente não se classificando para as disputas na capital. 

Em 1979, sob o comando de Agnaldo Portela Leal, um entusiasta do futebol e incentivador do escrete elesbonense, tendo ainda o apoio de empresários como João Soares e José Luís Moreira, que compunham a diretoria, pela primeira vez, o time avança para fase mais aguda, se classifica para disputar jogos em Teresina, ficando com o vice-campeonato, perdendo a decisão para  a Seleção Piripiri na prorrogação por 1 a 0, gol do atacante Flávio, um bom centro avante cearense que mais tarde jogaria pelo Tiradentes-PI e América-RJ. 

Seleção de Elesbão Veloso campeão do Intermunicipal 1980

Em 1980, sob o comando da mesma diretoria, tendo a presidência de Dr Agnaldo Portela que investiu e montou um 'timaço', que tinha entre outros atletas: Clemilton, Indio, Tunda, Lourenço, Idê e Baladeira, o time avançou para fase final em Teresina, e na decisão novamente Elesbão cruza com Piripiri, e com saldo de gol melhor podia perder por 2 gols de diferença, o time sofre derrota por 2 a 1 e fica com a taça. 

Em 1990, com diretoria composta por Albércio Moura, Eufrausino Moura, Gonçalo Moura e Ronaldo Barbosa, Elesbão Veloso alcança a fase semifinal, sendo eliminada pela forte seleção de  Picos, que tinha excelentes jogadores como Leonardo, Joselito e Nonatinho, derrota por 4 a 0. Antes, o time eliminou as seleções de São Raimundo Nonato(oitavas de final), vitória por 1 a 0, depois bateu São João do Piauí por 4 a 2, nas quartas de final. 

Em 1991, Elesbão Veloso volta a participar e forma um time forte, com detaques para Franklin, Nonatinho, Everaldo, Antônio Carlos, Joniel, Ferdinand, Robert, Biguelê e Didi. 

Nesse torneio, em jogo, no Albertão, Elesbão Veloso jogava contra Piripiri, a partida decisiva estava 1 a 0 para Elesbão, após um pênalti marcado pela arbitragem a favor de Piripiri, houve contestação e até invasão de campo e a partida foi encerrada, sendo que na justiça desportiva o título foi dado para Elesbão Veloso. 

Ainda durante a década de 1990, a seleção disputou alguns torneios paralelos em formatos de regionais, chegando a ganhar em 1995 uma copa dos campeões no Albertão. 

Em janeiro de 2006, Elesbão Veloso volta à cena do futebol, comandada por Jurandi Bezerra, o "Tunda", disputa e conquista de forma invicta (13 jogos) a Copa JVC, promovida pelo departamento de esportes do Grupo Claudino, um torneio regional envolvendo seleções do Vale do Sambito. Na final contra Valença do Piauí, duas vitórias- 3 a 2 em Valença e 2 a 0 no Nogueirão, gols de Cafu e Juninho, que depois disso disputaria três Copas SP Futebol Junior.  

Depois disso, Elesbão Veloso ficaria longos 16 anos longe das disputas de torneios intermunicipais, e somente em 2022, apoiada pelo atual prefeito Rafael Malta Barbosa, o time volta ao cenário esportivo do futebol amador no Piauí. 

Sob o comando do professor Cícero Bezerra, que teve vários empecilhos que interferiram em seu trabalho, de tal forma que o time acabou caindo na fase de grupos. 

Ano passado, comanda por Williams Morais, a seleção elesbonense chegou a final do regional da Supercopa APPM, perdenda para a Seleção de Aroazes em Valença do Piauí(2 a 1, no dia 16 de setembro) e na disputa da etapa estadual caiu nas oitavas de final para essa mesma Aroazes, em jogo disputado no Albertão - 1 a 1 no tempo normal e derrota nos pênaltis. 

Nesse ano, comandada por Raimundinho Milito com time base formado por Rato; Minó, Gilvan, Dedé e Capetinha; Zinha, Marcão e Emerson; Ribamar, Cicinho e Mateus o time vem fazendo história na Supercopa APPM, ganhou a etapa regional, disputada em Ipiranga, depois na fase mais aguda, desbancou as seleções de Santo Inácio, São João do Piauí e por último José de Freitas. 

A trajetória vitoriosa da seleção deve ser atribuída a ousadia do prefeito Rafael Barbosa, desportista nato, tendo disputado torneios locais como jogador, e até nos dias atuais ainda vestindo a camisa da seleção de veteranos, campeão sub-40 da Copa AMPAR ano passado. Todo investimento vem dando certo e os frutos já são colhidos; para coroar e fechar com chave de ouro resta o título da Supercopa APPM, e a taça é palpável. 

Não podemos esquecer a articulação do ex-secretário Geny Broca e do atual Vando Broca, sempre próximos e dando suporte a comissão técnica e grupo de jogadores

O resgate da seleção elesbonense em intermunicipais deve ser atribuído ao prefeito Rafael Barbosa, que ao assumir o cargo em 2021 se prontificou a devolver o time à disputa dos intermuncipais. Muito próximo ao grupo, o gestor demonstra sua paixão pelo esporte e o quão almeja vê nossa Elesbãpo Veloso no topo maior do futebol amador no Piauí.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement