Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Ciro Nogueira recupera terreno após a eleição em que Rafael perdeu

 Ciro vencedor 1

O ex-senador Heráclito Fortes dizia que fundo do poço de político tem uma mola. E ao que parece o senador Ciro Nogueira poderá fazer uso dessa força propulsora para emergir após as eleições de domingo passado, em que, mesmo com uma derrota pessoal e grande em Picos, colheu melhores resultados que o governador Rafael Fonteles, do PT, que antes do pleito se anunciava como o grande vitorioso.


Ciro vencedor 2

Com lideranças sob sua influência e em oposição vitoriosas na maioria das cidades do Piauí com mais de 20 mil moradores, Ciro Nogueira pode fortalecer sua posição para quem sabe, tentar o que antes era uma improvável campanha de reeleição para o senador em 2026.


Onde


Entre as dez maiores cidades do Piauí, a partir de janeiro de 2025, haverá aliados de Ciro Nogueira sentados nas cadeiras de prefeito de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, Altos, União e Campo Maior.

Ao campo oposto ao senador cabem as cidades de Picos, Piripiri, Barras e José de Freitas – e dessas apenas Piripiri e José de Freitas sob a bandeira do PT.


Onde mais

Em cidades com maior densidade eleitoral como Valença, Pedro II, Corrente, Batalha, Buriti dos Lopes, Cocal, Inhuma, Elesbão Veloso, Piracuruca e Uruçuí também serão aliados de Ciro Nogueiras os ocupantes das prefeituras em 2025.


Atentai bem

Somente os números de resultados de uma eleição que pode se descolar da próxima não são o bastante para dar a Ciro Nogueira um passaporte para vencedor em 2026, mas devolvem ao senador a condição de um jogador que se coloca decisivo para si e seu arco de aliança.


Os números 1

Numericamente, o PT colheu mais votos na atual eleição. Obteve 682,6 mil votos para prefeito, seguido pelo MDB (442,8 mil), PSD (402,2 mil), PP (264,3 mil) e União Brasil (247,7 mil).

Como estão unidos em boa parte do Estado, PP e União Brasil, aliados de Ciro Nogueira, somam 494 mil votos, consolidando-se como a segunda maior força eleitoral do Piauí.


Os números 2

O PT teve um descolamento entre os números para prefeito e vereador. Foram mais de 230 mil votos a menos para vereador que para prefeito.

O PT fez 448,7 mil votos para vereador – 233 mil a menos que para prefeito.


Os números 3

Podem ter sido mais “casados” os votos de MDB, PSD e PP para vereador e prefeito.

O MDB teve 427,2 mil votos para vereador – 15,6 mil a menos que para prefeito.

O PSD, 375,8 mil votos para vereador – 26,4 mil a menos que para prefeito.

O PP teve a mesma quantidade de votos para prefeito e vereador: 247 mil.


As cadeiras

O MDB, apesar de ter tido menos votos que o PT na disputa de vagas de vereador, é que mais vai ter assentos nas Câmaras Municipais das 224 cidades do Piauí: 542 vereadores, ante 522 do PT, 494 do PSD e 264 do PP.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement