![]() |
AEGEA passa a deter os serviços de água no Piauí. |
Por José Loiola Neto
O governo Piauí começou nessa semana o serviço de transição de serviços da AGESPISA- Águas e Esgotos do Piauí S/A para AEGEA Saneamento, nova concessionária que irá cuidar dos serviços de manutenção e distribuição de água no estado, mediante contrato assinado ainda no ano passado por um período de 35 anos de concessão.
Um comitê de transição instalado vai liderar o processo do contrato, ao longo do período que pode durar até 180 dias, sendo que os operadores atuais de saneamento seguem trabalhando normalmente, e assim, executando serviços de água e esgotos, atendendo a clientela da Agespisa em todo o estado.
A AEGEA pretende aplicar R$ 9,6 bilhões em obras em todo o Piauí ao longo dos 35 anos de contrato.
Monique Meneses, superintendente de contratos e concessões do estado disse que boa parte dos recursos serão investidos em esgotamento sanitário, mas a prioridade principal é a água, visto que no interior ainda há aproximadamente entre 25 e 30% da população sem acesso ao serviço de água.
- Trata-se de um serviço básico para a sobrevivência humana e ainda temos esse percentual muito elevado, então, temos metas que estão alinhadas com a legislação federal de que até 2033 teremos 99% de acesso a água da área de concessão e até 2040 90% de esgotamento sanitário.
A superintendente informou que nos próximos dias haverá um workshop na capital e depois no interior, tendo em vista explicar de forma didática como vai funcionar o serviço de água e esgoto nos próximos 35 anos no estado do Piauí.
0 Comentários