Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Professor Vavá Lima Verde analisa Brasileiro da Série D, após a disputa da primeira fase: "é o torneio mais democrático ao lado da Copa do Brasil"

Por José Loiola Neto

Concluída nesse final de semana, a primeira fase(ou fase de grupos) do Campeonato Brasileiro da Série D, a quarta e última divisão do futebol brasileiro, onde figuraram 64 agremiações, dentre as quais, duas do estado do Piauí- A.A Altos e Parnahyba, sendo que apenas o primeiro segue vivo na competição, o Tubarão teve um poder de reação desde a chegada do treinador Betinho Nascimento, mas perdeu nas duas últimas rodadas e caiu precocemente na fase inicial. 

Ao final de 14 rodadas, 32 equipes obtiveram passaporte a etapa seguinte, mantendo o sonho de ascender a Série C em 2026. Por se tratar de um campeonato que conta com a participação de equipes de todas as regiões e estados do País, a Série D reserva contos históricos desde a sua primeira edição em 2009. 

Para o professor de Geografia, historiador e desportista Edvar Santos Lima Verde, o Vavá, ardoroso torcedor do Vasco da Gama, mas apaixonado pelo futebol piauiense, a 4ª Divisão nacional é ao lado da Copa do Brasil, as mais democráticas competições promovidas pela CBF. 

Outra observação feita por Vavá é que das cinco regiões do Brasil politico-administrativa, considerando os 26 estados e o Distrito Federal, para a segunda fase do campeonato da Série D, onde estarão 32 equipes, apenas sete estados não terão mais representantes.

Começando pelo Norte: Rondônia, Roraima, Amapá e Tocantins, todos eliminados. 

No Nordeste, dos nove estados, apenas a Paraíba não mais terá representante no torneio. 

No Cento-Oeste, apenas o Mato Grosso do Sul está fora, enquanto na região Sudeste, por incrível que pareça, Minas Gerais não teve nenhum time classificado

Finalmente o Sul, foi a única região em que seus três estados conseguiram classificação para a segunda fase.

Os estados que terão mais representantes: São Paulo(3), Santa Catarina(3) e Maranhão(3) 

Com relação ao representante do nosso estado que conseguiu avançar- o Altos foi o primeiro em seu grupo. 

Dos 16 jogos em formato de mata-mata(ida e volta), professor Vavá elegeu o duelo entre Ferroviário-CE x ASA de Arapiraca-AL como mais parelho.

- É um confronto entre nordestinos, onde ambos vem se destacando nos últimos anos, ora na Série D, ora na Série C, por isso acho que teremos um jogo bastante disputado, outro confronto interessante é Mixto-MT x Portuguesa-SP. 

Vavá deixou claro que está torcendo fortemente pela redenção da Lusa do Canindé, outrora uma força que integrava o brasileiro divisão de elite. 

Professor Vavá conclui fazendo observações importantes em relação a equipes que tiveram enorme potencial no passado e que no momento integram a última divisão nacional. 

- Eram times fortes que já chegaram a disputar a Série A, como exemplos temos o América de Natal, o Santa Cruz de Pernambuco, a Inter de Limeira, campeã paulista em 1986 e o São José, terceira força do futebol gaúcho. Outro estado com futebol de destaque, o Rio de Janeiro buscando surpreender, dessa forma, temos o Maricá entre os 32 clubes. 

Confira todos os confrontos da segunda fase (ida e volta)

Tuna Luso x Maranhão

Lagarto x Central

Imperatriz x Manaus

América-RN x Juazeirense

Altos x Independência

Santa Cruz x Sergipe

Manauara x Sampaio Corrêa

ASA x Ferroviário

Aparecidense x Maricá

São José x Goiatuba

Rio Branco x Luverdense

Inter de Limeira x Marcílio Dias

Portuguesa x Mixto

Cianorte x Joinville

Ceilândia x Água Santa

Barra x Cascavel

OBS: Os times a esquerda jogam a segunda partida em casa

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement