Material pesquisado por José Loiola Neto
VEJA Edição 2952
Capa: O BRASIL SOB ATAQUE
Trump mistura interesses políticos e econômicos em ataque tarifário ao Brasil
Em gesto tresloucado e sem precedentes, americano aumenta as tarifas de importação em retaliação a uma suposta perseguição judicial a Jair Bolsonaro
Os primeiros sinais de que algo estava na iminência de acontecer surgiram na segunda-feira 7, quando Donald Trump publicou uma mensagem afirmando que Jair Bolsonaro era perseguido e que ele estava acompanhando de perto a “caça às bruxas” contra o ex-presidente, sua família e seus apoiadores. No dia seguinte, em uma entrevista na Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos disse que “muito em breve” taxaria as importações oriundas dos países-membros do Brics, porque eles estariam articulando “políticas antiamericanas”, entre elas o uso de moeda local em substituição ao dólar nas transações financeiras — proposta defendida pelo Brasil na reunião de cúpula dos líderes que havia acabado de terminar no Rio de Janeiro. Em resposta às ameaças, Lula disse que o princípio da reciprocidade poderia ser invocado e classificou as declarações de Trump como irresponsáveis. “Ele precisa saber que o mundo mudou. Não queremos imperador”, disse o presidente. Era, até esse ponto, um embate retórico, movido por interesses contrariados e visões políticas divergentes sobre regras do comércio internacional.
-----------
REVISTA OESTE Edição 277
Capa: O BRASIL NA MIRA
Donald Trump manda duro recado ao consórcio Lula-STF e expõe para o mundo a ditadura disfarçada que governa o Brasil, depois do uso do Brics para atacar o dólar.
----------
CARTA CAPITAL Edição 1370
Capa: PREPOTÊNCIA
TRUMP USA BOLSONARO COMO DESCULPA PARA CHANTAGEAR O BRASIL E O BOLSONARISMO CHAFURDA NA SUBMISSÃO AOS EUA.
-----------
REVISTA CRUSOÉ Edição 375
Capa: NA MIRA DE TRUMP
Lula e Bolsonaro chamam a atenção do caótico presidente americano, e quem pode acabar pagando a conta é o Brasil.
0 Comentários