![]() |
Celina e Silva durante apresentação da obra |
Por José Loiola Neto
Neste último sábado(9/8), no Centro Cultural Crisálida, na APAE de Elesbão Veloso, rodeada por familiares, amigos e admiradores, a professora e escritora Maria Celina e Silva lançou mais um trabalho literário, o quarto da sua promissora e destacável carreira, o livro História da Literatura Elesbonense, que traz um apanhado da atuação de nomes que integram a cultura elesbonense no contexto da literatura.
No evento, presenças ilustres do escritor Antônio Carlos, de Valença do Piauí, das professoras Deolinda Marques de Picos e Deuselina Soares, valorosa elesbonense, atualmente residindo no estado do Maranhão, e carismáticos nomes da literatura local como: Teresinha Marques, Maria Francisca Oliveira Bezerra, Ana Lúcia Osternes, José Cláudio Barbosa, dentre outros.
A anfitriã do evento recebeu cumprimentos, afagos e elogios daqueles que se propuseram a fazer parte desse encontro que enaltece a cultura elesbonense.
Importa lembrar que o livro foi lançado num primeiro momento durante o Salão do Livro do Piauí-SALIPI, em junho passado, na capital piauiense, momento impar para Celina e Silva propagar essa obra, fonte valiosa de pesquisa para o público estudantil.
Noite de autógrafo e aquisição da obra que continuará a disposição daqueles que se interessarem em tê-lo não apenas para apreciação da leitura, mas como fonte fidedigna de informações, considerando as minúcias das pesquisas levantadas para consolidação da obra literária.
O livro História da Literatura Elesbonense tem o crivo e apoio da Fundação de Desenvolvimento Intelectual e Cultural-FUNDEIC, surgida a partir do ano de 2018 com o propósito de subsidiar todos os fazedores de cultura no município.
Aproveito para agradecer a autora pelo convite para que eu me juntasse aos demais que estiveram vivendo esse momento especial, além do que parabenizá-la pelo relevante serviço prestado como pesquisadora, já o admiro desde o lançamento da obra Nós Somos a História em 2003, um livro que traça um panorama geral dos mais variados acontecimentos desde à época do povoado Coroará até sua história recente, e o mais recente trabalho a História da Literatura Elesbonense não tenho dúvidas que é mais uma contribuição aos que apreciam a arte e a cultura elesbonense. Parabéns e conte conosco!
0 Comentários