Material pesquisado por José Loiola Neto
VEJA Edição 2963
Capa: COP 30
DESAFIO AMAZÔNICO
Brasil corre contra o tempo para vencer últimos desafios na organização da COP30
A menos de dois meses da Cúpula do Clima, país finaliza obras de infraestrutura e realiza esforço diplomático para evitar o esvaziamento da conferência
Há pouco mais de três décadas, em 1992, o Brasil assumiu um papel de protagonista no esforço global a enfrentar os grandes desafios ambientais que ameaçam a economia mundial e, em última instância, a própria sobrevivência do planeta. Naquele ano, o Rio de Janeiro sediou a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92. O encontro aconteceu poucos meses depois do fim da Guerra Fria — período marcado pela divisão do mundo em blocos capitalista e comunista e pela constante ameaça de uma hecatombe nuclear —, quando as nações decidiram se unir para refletir sobre o futuro. Dali nasceram marcos internacionais, como a Convenção das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (UNFCCC, na sigla em inglês), que estabeleceu a realização anual da Conferência das Partes (COP), fórum dedicado a discutir e adotar medidas para conter o aquecimento global. Agora, pouco mais de um mês antes da trigésima edição do encontro, o Brasil volta ao centro das atenções: pela primeira vez, será o anfitrião de uma COP — e o fará diante de imensos desafios.
----------
REVISTA OESTE Edição 288
Capa: EPIDEMIA DE ÓDIO
A bala que encerrou prematuramente a vida de Charlie Kirk mostrou que a tribo esquerdista que recusa o convívio dos contrários está crescendo em quase todo o planeta.
--------
CARTA CAPITAL Edição 1381
Capa: ENTENDERAM?
NAS REDES E NAS RUAS, A PRESSÃO POPULAR DERROTA, POR ORA, O PACTO ENTRE GOLPISTAS E OPORTUNISTAS
----------
REVISTA CRUSOÉ Edição 386
Capa: PINTOU UM CLIMA
Trump surpreende Lula na ONU e impele governo a tomar decisões
0 Comentários