![]() |
Tetê Loiola: fé, perseverança e superação. |
Por José Loiola Neto
Diagnosticada com um câncer de mama pela primeira vez em 2006, no final do ano passado, a senhora Teresinha Loiola, natural de Elesbão Veloso, mas residente em Teresina desde a década de 1970 viu a doença ressurgir, mas nem por isso se abateu, pelo contrário, se mostra perseverante para continuar a luta pela vida e saúde plena.
Nos quase 20 ano de acompanhamento/tratamento contra o câncer de mama, em Teresina, Tetê Loiola se inseriu em movimentos alusivos como a caminhada promovida anualmente pela Fundação Maria Carvalho Santos, entidade filantrópica criada por Dr. Luís Airton, um ícone da mastologia no Piauí.
- Essa caminhada é um alerta para o câncer de mama porque aqui a gente vivencia e sente que a gente está sendo agraciada, eu tive o prazer e privilégio de conhecer um excelente médico como o Dr Luís Airton para me dá luz e vida; abaixo de Deus, Dr Luis Airton.
![]() |
Tetê Loiola ao lado do Dr Luís Airton |
Em depoimento durante a caminhada de alerta ao câncer de mama desse ano, Teresinha Loiola diz que não foi nada fácil receber o diagnóstico, porém ressalta que a maioria das pessoas acham que já estão condenadas à morte.
- Mas eu coloco sempre Deus em primeiro plano, se você tem fé, tudo vai dar certo no final, eu estou há 19 anos de acompanhamento, me senti curada, e ano passado, depois de 19 anos apareceu um novo câncer, isso porque quando você tem um câncer há a probabilidade de surgir outros canceres, portanto, tive um com as mesmas características, que respondem ao tratamento.
Segundo ela, os sintomas dessa nova fase do câncer são brandos, tanto que não sente praticamente nada e que está sendo submetida ao tratamento apenas para atender a um protocolo recomendado pela equipe médica.
- Mas estou bem, durmo e me alimento bem, necessidades fisiológicas normais, sigo a um protocolo que o médico recomendou, portanto, estou curada em nome de Jesus e não me deixo abater com diagnóstico, até porque é uma coisa que faz bem a saúde é você ter fé e consciência de que você pode superar tudo.
LIVRO O PODER DA FÉ COMO REFERÊNCIA
Teresinha Loiola vê o livro O Poder da Fé, da professora e escritora elesbonense Socorro Macedo como uma fortaleza para quem deseja superar obstáculos na vida. Lançado meses atrás em Teresina, a apresentação da obra em Elesbão Veloso aconteceu no último final de semana.
- Achei o tema bem interessante até porque até bem pouco tempo eu pude constatar a fé através de um problema sério que tive no final do ano e que venho respondendo bem ao tratamento, confesso que não foi fácil, mas que com a força divina e com minha fé está dando tudo certo, por isso, tenho certeza absoluta que serei curada em nome de Jesus.
Para ilustrar sua convicção e reconhecimento no Poder da Fé, Tetê Loiola reconhece que a medicação utilizada é excelente, os médicos são ótimos, sem contar o avanço da medicina nos últimos anos, mas o principal sustentáculo diz muito sobre o tema do livro.
- Eu tive muitas graças através de Elesbão Veloso, de Santa Teresinha, através de Nossa Senhora da Conceição na Caraibinha, por isso, eu tenho mais é que valorizar e parabenizar os elesbonenses por me ajudarem nesse momento tão difícil.
Ela finalizou desejando que todos tenham muita fé porque a fé é quem cura todos os males, considerando que toda medicação é importante, mas a fé cura muito mais.
Teresinha Loiola, 69 anos, servidora de carreira da antiga Agespisa(Agespisiana desde o final dos anos 70), casada com senhor Onofre(também Agespisiano), mãe de três filhos- Marcus, Lívio e Lino Loiola, todos médicos, é avó e senhora dedicada a tudo que se propõe fazer, sendo digna do nosso mais profundo respeito.
0 Comentários