![]() |
| Equipe FUNDEIC pós inauguração da Casa da Cultura Hermes Vieira |
Com a presença de autoridades, artistas, produtores e amantes da cultura, foi inaugurada neste sábado (24/01/2026) a Casa da Cultura Hermes Vieira, em Elesbão Veloso. O novo espaço cultural, idealizado pela Fundação de Desenvolvimento Integrado da Cultura (FUNDEIC), passa a ser um importante ponto de valorização da memória, da arte e da identidade cultural do município.
A solenidade contou com a participação de representantes do poder público e de nomes ligados à cultura local. Compuseram o dispositivo de honra a atual presidente da FUNDEIC, professora Maria Francisca Oliveira Bezerra; a primeira presidente da entidade, professora Maria Celina e Silva; o deputado estadual Fábio Novo; o secretário estadual de Cultura do Piauí, Rodrigo Amorim; o médico Dr. Clériston Moura; o poeta e cordelista Reinaldo Silva; o coordenador cultural da FUNDEIC, professor José Cláudio Barbosa; e a professora Tetê Marques.
Durante o evento, foram apresentados os espaços internos da Casa da Cultura, todos batizados com nomes de personalidades que marcaram e marcam a história cultural e educacional de Elesbão Veloso. O prédio recebe o nome de Hermes Vieira. O Salão Nobre homenageia a professora Zélia Borba; a biblioteca leva o nome do escritor Alcides Brito; os acervos culturais recebem as denominações Juracy Leite de Carvalho (geral) e Banda Vermeia (local).
O Memorial Cultural foi nomeado em homenagem a Maria das Graças Bezerra; o Estúdio Audiovisual leva o nome do Grujobasc; a Sala de Música homenageia José Manoel de Araújo, o Zé Dodô; a Sala de Artes Visuais, Gregório Afrânio Alves, o Gunga; e a Sala de Artes Cênicas recebe o nome da professora Teresinha de Jesus Lima Verde, a Tia Tetê, fundadora da Unidade Escolar Santa Teresinha, a mais antiga escola privada do município.
A programação cultural da inauguração contou com apresentações musicais dos jovens Oséias e Edvana Conrado, além da participação da quadrilha Amor Junina, que apresentou a dança “Bênçãos de São José”, enriquecendo o momento festivo e simbólico.
Ao final da solenidade, os convidados visitaram as salas temáticas, devidamente equipadas com imagens, peças e materiais alusivos aos homenageados, reforçando o caráter educativo e memorial do espaço.
Construída no local onde funcionava a antiga cadeia pública do município, a Casa da Cultura Hermes Vieira foi erguida com recursos da ordem de R$ 600 mil, oriundos do tesouro estadual, e chega com a finalidade de fortalecer, apoiar e incentivar todos os fazedores de cultura de Elesbão Veloso.



















0 Comentários