![]() |
| Imagem de um guariba no Piauí. Foto: Robério Freire Filho |
A presença de um guariba (Alouatta) e pelo menos dois filhotes tem chamado a atenção de moradores na região central de Elesbão Veloso. Os animais vivem, desde meados do ano passado, em uma área adjacente ao riacho Coroatá, onde costumam ser vistos no alto das árvores às margens do curso d’água.
O canto forte do guariba, entoado principalmente ao amanhecer e no fim da tarde, tem se tornado uma marca sonora da área. Em busca de alimento, o animal também alterna sua permanência entre árvores próximas e estruturas das pontes localizadas na Rua Coronel Edmundo Soares e na Avenida Benedito Portela Leal.
A situação, no entanto, gera preocupação. Por estarem em área urbana e em condição de vulnerabilidade, há o temor de que o guariba e os filhotes possam sofrer algum tipo de ataque ou ação humana indevida.Diante disso, moradores defendem a intervenção de órgãos ambientais competentes para avaliar o caso, realizar o manejo adequado e, se necessário, promover a devolução dos animais ao seu habitat natural, garantindo a preservação da espécie e a segurança da população.

0 Comentários