Senado aprova PEC das coligações partidárias para vereador e deputado.

Senado aprova PEC das coligações partidárias para vereador e deputado.
A PEC que proíbe as coligações nas eleições para vereador e deputados estaduais, distritais e federais foi aprovada nesta terça-feira pelo Senado. De acordo com a Proposta de Emenda a Constituição serão permitidas apenas coligações para eleições majoritárias. O senador Randolfe Rodrigues(PSOL-AP), a proposta irá fortalecer o poder do voto do eleitor e consequentemente os partidos políticos.

- Nós estaremos tirando do processo eleitoral os oportunismos eleitorais e fortalecendo as legendas partidárias. Um partido que se propõe ser forte ideologicamente, tem programa e quer se afirmar obviamente que para cada eleição ele montará sua chapa de candidatos., destacou Randolfe.

Já o senador Aécio Neves(PSDB-MG), candidato a presidência da república em 2014, disse que é essencial que a matéria tenha celeridade quanto à tramitação na Câmara dos Deputados.

 
- O fim das coligações proporcionais por si só já é uma minirreforma política pelo seu alcance. Portanto, um tema como esse especificamente já justificaria o entendimento com o presidente da Câmara dos Deputados ou com a liderança dos principais partidos, disse o senador tucano.

A proposta segue agora para apreciação e votação da Câmara. Se aprovada, a PEC poderá ser promulgada. Caso isso ocorra antes de outubro a nova regra já valerá para as eleições municipais do ano que vem. (Por: José Loiola Neto)
Reactions
Close Menu