Elesbão Veloso preste a receber unidade do CAPS; coordenador Geny Broca fala sobre servicos do Centro.

Por: José Loiola Neto, do Elesbão News

Em fase bem adiantada, as tratativas para implantação do  Centro de Atenção Psicossocial-CAPS em Elesbão Veloso. Para isso, ainda durante o último mês de abril aconteceu no auditório da Prefeitura local uma audiência pública que contou com a participação de profissionais da saúde de municípios parceiros ao projeto, casos de Francinópolis e Barra D´Alcântara.

Semana passada, ouvido pelo Painel Popular/Eldorado FM, o coordenador do Centro, o ex-vereador Geny Broca disse que a implantação do CAPS está praticamente em fase de conclusão, na medida em que foram feitas reuniões em Teresina, escolhida a equipe, composta por pessoas que integram o consórcio das três cidades inseridas: Elesbão Veloso, Francinópolis e Barra D´Alcântara.


Geny Broca informou que durante a última reunião para tratar do assunto foram distribuídas fichas para os agentes de saúde, responsáveis por fazer uma espécie de cadastro de pessoas que possam vir a serem atendidas através de ações do CAPS ou continuarão assistidas no Serviço de Atenção Básica.

- A gente sabe que nem todo paciente que toma remédio controlado vai pro CAPS, no dia 20(de maio), os agentes vão nos repassar essas fichas, a partir daí vamos fazer uma espécie de pente-fino para saber que pacientes serão tratados no CAPS, dando início as ações do Centro, que se encontra todo montado, o setor de informática está no ponto, só esperando o aval, porque existe uma questão burocrática.

O coordenador vê como importante a implantação do  Centro de Atenção Psicossocial-CAPS para o município, visto que, tempos atrás víamos pessoas sendo tratadas em casa, de maneira isolada.

- A finalidade é trazer essas pessoas para o CAPS, cuidar deles para inserir na sociedade, vamos trabalhar junto com a família, lá queremos o paciente, mas queremos também a família, tendo em vista melhorar o dia a dia deles para que eles tenham a possibilidade de voltar a ter uma vida normal.

Recém-formado em enfermagem com curso concluído em dezembro passado, a incumbência de coordenar o CAPS para Geny Broca é um desafio. O convite do prefeito Ronaldo Barbosa veio como uma surpresa.

- Tinha uma tendência de eu assumir outra secretaria, mas como eu passei quatro anos na faculdade minha intenção era atuar na área da saúde, fui perguntado se aceitaria o desafio, gostei da ideia, já participei de várias reuniões, estou me preparando, estudando, já visitei alguns CAPS para ver o funcionamento. 

Como forma de dirimir dúvidas da população, Geny Broca comentou sobre as atribuições essenciais do CAPS, ressaltando que uma delas é resgatar a autoestima dos pacientes, por meio de oficinas, atividades lúdicas, recreação etc.

Atendimento do CAPS em Elesbão Veloso com sede montada no Conjunto Biriquinha Coimbra no bairro Novo Elesbão  será em período integral das 7 às 18h de segunda à sexta.

- Lá, não vamos internar ninguém, trata-se de acompanhamento diário. Vamos na verdade tirar do paciente o que ele tiver de melhor para ser aproveitado.

O Centro de Atenção Psicossocial-CAPS de Elesbão Veloso tem coordenação do enfermeiro Geny Broca e contará com os serviços do também enfermeiro Laerte Manoel, do médico Tiego; Francinópolis entra com um assistente social e Barra D´Alcântara destinará um psicólogo.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu