Piauí supera meta e vacina contra aftosa cobre 91% do rebanho

Resultado pode tirar Estado da condição de risco desconhecido
O Piauí deu um grande passo para sair da classificação de área de risco desconhecido da aftosa, ao registrar cobertura vacinal de 91,7% do rebanho. O resultado da campanha de vacinação realizada em maio e junho foi anunciado nesta terça-feira pelo vice-governador Wilson Martins. A marca supera com folga a meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura, que era a vacinação de 80% do rebanho. Segundo os dados anunciados, dos 223 municípios piauienses, 20 alcançaram cobertura de 100% do rebanho e apenas oito ficaram baixo da meta. Na última campanha, realizada em novembro de 2008, o percentual total de animais imunizados foi de 82,43% e 76 municípios não haviam atingido a média estabelecida pelo ministério.
O vice-governador comemorou os números divulgados pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) e atribuiu aos prefeitos e criadores o mérito pela melhoria da vacinação no Estado. “Temos um enorme sentimento de gratidão. Os prefeitos e os agropecuaristas atenderam nosso apelo e conseguiram entender a importância da vacinação”, disse Wilson.

O resultado deve garantir a saída do Piauí da condição de área de risco desconhecido. Uma auditoria do Ministério estará no Estado em agosto, devendo ser divulgado o resultado dessa auditoria até o final de outubro. A expectativa é que o ministério faça a mudança de status do Piauí, passando para a classificação de risco médio. Essa mudança é importante, sobretudo para a pecuária do Estado, concentrada nos estados do Sul piauiense.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu