O Tribunal de Contas é um órgão de Controle Externo da execução financeiro-orçamentária da Administração Pública. Surge, inicialmente, com a preocupação do controle da legalidade dos atos de natureza financeira da Administração, mecanismo ainda hoje eficiente para zelar pela boa gestão dos recursos públicos. Mais recentemente, com a promulgação da Constituição de 1988, passa a exercer, também, a fiscalização operacional e patrimonial das entidades públicas, abrangendo, ao lado da questão da legitimidade, os aspectos de eficiência, eficácia e economicidade.
![]() |
17 de janeiro- dia dos Tribunais de Contas do Brasil |
FATOS-HISTÓRICOS
1910 - Morre
Joaquim Nabuco de Araujo, escritor e político brasileiro que trabalhou pela
abolição da escravidão.
1929 - O marinheiro Popeye aparece pela primeira vez em tiras de quadrinhos. O personagem era criação de E.C. Segar.
1962 - Monserrat Caballé estréia no Grand Teatro de Barcelona.
1966 - Colisão de dois aviões dos Estados Unidos. Quatro bombas atômicas caem, três nas proximidades de Palomares e a outra em Almeria.
1969 - Os Beatles lançam o álbum Yellow Submarine,na Inglaterra.
1987 - 50 pessoas desaparecem após o naufrágio de um navio, perto da ilha de Bohol, nas Filipinas.
1991 - O início da Guerra do Golfo leva ao racionamento de combustíveis no Brasil e postos passam a fechar à noite e aos domingos.
1995 - Um terremoto de 7,2 graus na escala Richter sacode a região japonesa de Kansay, causando 5.500 mortes e 26 mil feridos.
1997 - Um tribunal na Irlanda concede o primeiro divórcio na história do país.
ANIVERSARIANTES
1940 – Tabaré Vázquez, ex-presidente do Uruguai.
1942 – Muhammad Ali-Haj, ex-pugilista estadunidense.
1956 – Paul Young, músico britânico.
1960- Taumaturgo Ferreira, ator brasileiro.
1962 – Jim Carrey, ator canadense.
1964- Michelle Obama, atual primeira-dama dos Estados Unidos.
1973- Cuauhtémoc Blanco, futebolista mexicano.
1982- Mel Lisboa, atriz brasileira.
1988- Taison, futebolista brasileiro.
0 Comentários