Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Câncer da próstata: Elesbonenses dividem opiniões sobre procura ao urologista

Dados da publicação Estimativa 2014 divulgados pelo Ministério da Saúde em conjunto com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que neste ano devem surgir cerca de 580 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. Diante da estatística avassaladora, a reportagem do Elesbão News/Painel Popular foi às ruas de Elesbão Veloso checar se homens estão preocupados com a saúde, especialmente no que se refere a prevenção do câncer de próstata.



A procura pela realização do exames- quer seja o exame sanguíneo da dosagem de PSA ou o temeroso 'toque retal' ainda divide opiniões. Boa parte dos entrevistados dizem saber que é a apartir dos 40 anos o período para realização dos exames. O senhor Francisco Chaves de Araújo, 63 anos, morador da Rua Afonso Mafrense, bairro de Fátima disse que muito recentemente fez o exame preventivo.

Câncer de próstata
 "Graças a Deus deu tudo normal, não deu problema nenhum, mas o médico disse que teria que fazer o teste anualmente", disse. Já o lavrador Adalberto Silva, 57 anos, que no bairro Piçarra disse que não fez o exame. "A gente fica naquela história vai hoje, vai amanhã e o tempo vai passando, e você nunca vai...", falou.

A reportagem entrevistou 17 pessoas do sexo masculino, destes, 12 residem na zona urbana e 5 no interior do município. A média de idade é de 49,6 anos. O entrevistado mais velho tinha 81 anos e o mais jovem 22 anos de vida. Um dado interessante: depois do câncer de pele, os de próstata e mama são os mais frequentes.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement