PAPO COM IDOSOS- Aos 98 anos, Seu Cassiano, morador do Santa Clara diz que deficiência visual não o impede de ser feliz: “todos os dias me entrego a Deus”

Seu Cassiano, 98 anos de idade conta que dava diária na roça por um prato de arroz com casca.
JOSÉ LOIOLA NETO

Nascido na localidade São Luís, zona rural de São Miguel da Baixa Grande-PI, tendo chegado a Elesbão Veloso em 1967, com residência fixa a Rua José Soares de Brito, no Santa Clara, o aposentado Cassiano José dos Santos, 98 anos de idade(15/08/1916), falou ao quadro Papo com Idosos do Programa Painel Popular/Fm Eldorado e narrou um pouco da sua vida, muita sofrida, como ele próprio definiu.

“Para criar meus filhos e não vê eles morrerem de fome, dava uma diária de serviço para ganhar um prato de arroz com casca; trabalhava o verão todinho, todos os dias, eu saía às 4h30 da manhã, e chegava apenas às 7h da noite, chegava cansado, entregava o arroz para minha mulher que ia pilar no pilão, os meninos já todos dormindo com fome, depois eram acordados para comer. Tive uma vida bastante sofrida, mas graças a Deus estou vivo para contar a história”, falou Seu Cassiano, dono de uma mente prodigiosa, a visão, no entanto já não é a mesma.

Seu Cassiano: perda da visão aos 88 anos
“Perdi a visão completamente há quase 10 anos, ainda recorri aos médicos, mas eles disseram que não havia mais jeito, e eu tive que aceitar a situação”, disse.

Um dos cinco filhos do casal Aureliano José dos Santos e Francisca Maria da Conceição, Seu Cassiano casou com a senhora Isabela(in memória) com quem teve 9 filhos. No aspecto de saúde, o aposentado considera que está bem.

“O que mais me incomoda são dores na coluna, por outra coisa, não ando ocupando hospital vivo aqui de boa, rezo, todos os dias me entrego a Deus e Nossa Senhora, quanto o tempo que ainda irei viver, Deus é quem sabe.”, falou Seu Cassiano, que disse não ter o que reclamar da vida.
Dona Maria da Cruz, 74 anos, uma das filhas de Seu Cassiano.
Com familiares, entre eles filhos, sobrinhos e netos residindo em algumas partes do Brasil, incluindo São Paulo e Santa Catarina, hoje ele vive aos cuidados de duas de suas filhas, as senhoras Maria da Cruz, 74 anos e Lulu. No final do ano, ele reunirá alguns deles em sua residência no Santa Clara. “No dia 25 de dezembro, quero que você (José Neto) esteja aqui para almoçar comigo, parte da milha família que vive em Santa Catarina vai estar aqui.”, encerrou Seu Cassiano.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu