ENTREVISTA- Presidente da Fetag-PI Elisângela Moura fala ao Painel Popular e denuncia descaso das perícias médicas no Piauí: “situação lamentável”

Por: José Loiola Neto

A presidente da Federação dos Trabalhadores (as) na Agricultura do Estado do Piauí- Fetag-PI esteve em Elesbão Veloso no último dia 13 de dezembro 2014, oportunidade em que participou de grande assembleia no Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais do município.

Em entrevista exclusiva ao Painel Popular/Fm Eldorado/Elesbão News, Elisângela Moura discorreu sobre os mais distintos assuntos, principalmente aqueles que interessam diretamente a classe trabalhadora, dentre eles os programas Garantia Safra e de implantação de cisternas no semiárido, onde nesse particular, ela lamentou o que vem acontecendo na região de Picos.

Segundo Elisângela, algumas famílias estão abandonando os projetos antes da conclusão das obras, simplesmente por falta de interesse. A presidente também fala nessa entrevista sobre a problemática das perícias médicas no Piauí, relatando que existe um número exorbitante de perícias agendadas, sem que haja a menor perspectiva para solucionar o impasse que incomoda e prejudica os trabalhadores rurais. Confira os principais trechos da entrevista:

RETORNO A ELESBÃO VELOSO APÓS LONGO PERÍODO

“Para nós da Fetag-PI é uma grande satisfação participar dessa assembleia promovida pelo Sindicato de Elesbão Veloso, sindicato este, que historicamente tem um trabalho prestado nesse município, é um sindicato que mobiliza os trabalhadores(as) rurais, principalmente em suas assembleias, sendo fim de ano ou não, sempre é casa cheia. O ano de 2014 foi muito cheio de atividades, devido Copa do Mundo, Eleições, e os eventos da Fetag, a qual assumimos no último mês de março fez com o tempo ficasse resumido para vir aqui em Elesbão Veloso.”

EXPERIÊNCIA DE SER PRESIDENTE DA FETAG-PI

“É um grande desafio. A gente sabe da responsabilidade que a gente assume, mas temos uma diretoria composta por 12 membros e uma das coisas principais que um gestor precisa colocar em sua mente é que não se administra só; a gente precisa ter o apoio dos demais e principalmente quando você faz a descentralização das ações e você conta com apoio da sua diretoria para lhe ajudar. O desafio é grande, mas com certeza, mas tendo uma administração compartilhada, um ajudando ao outro a gente consegue fazer algo.”
 
Presidente da Fetag-PI Elisângela Moura fala ao Painel Popular


ENTRAVE DO GARANTIA-SAFRA PARA ELESBÃO VELOSO.

“Estamos hoje com 112 municípios do Piauí que estão recebendo o Garantia-Safra, dentre estes, uns são semiárido, outros não. Mas nós da Fetag-PI estamos preocupados em relação a Elesbão Veloso, até porque estamos sendo cobrados diretamente por alguns municípios, onde os representantes questionam porque aquele município não está recebendo o Garantia-Safra, se o município está adimplente, os agricultores cumpriram com sua contrapartida, o Estado e o Município também, e aí as vezes a gente fica na dúvida. Nós sabemos que para o benefício ser concedido aos agricultores depende das informações que são levantadas através de laudos do Emater, IBGE, que fazem esses levantamentos. Estamos em contato frequente com Brasília, querendo que essas informações possam chegar até os agricultores e o município possa estar ciente porque não está recebendo o Garantia Safra. Gostaria de dizer para os agricultores de Elesbão Veloso que mesmo o município não estando recebendo, não fiquem desmotivados, agora mesmo deve ter início o pagamento dos boletos para próxima safra, não deixem de pagar, pois o Garantia Safra é um seguro importante em caso de perda por seca ou chuva e se ele deixar de contribuir com sua parte fica difícil dele ter acesso. Logo logo saberemos o que está acontecendo para que Elesbão não receba o benefício.”

PROBLEMAS NO PROGRAMA DE CISTERNAS NA REGIÃO DE PICOS

"Hoje a Federação tem um termo de cooperação técnica juntamente com a Fundação Banco do Brasil. Estamos há mais de seis anos construindo cisternas naquela região. Antes, construímos aquelas cisternas pequena com capacidade para 16 mil litros(de água), é mais para o consumo humano da família, atualmente estamos construindo 400 cisternas do tipo calçadão para produção de alimentos. As cisternas estão sendo construídas em cinco municípios na região de Picos e a gente as vezes sente a dificuldade, quando a gente capacita as famílias para levar as cisternas para que a família possa ser assistida e receber aquele bem tão importante, e muitas vezes quando você capacita 50 famílias, as vezes, três... cinco desistem simplesmente por não querer dá sua contrapartida, que é receber os pedreiros, eles ficam desmotivados achando que aquilo é uma coisa que está vindo é que tem obrigação de fazer. A gente lamenta isso, porque sabemos das dificuldades, além disso, quantas outras pessoas não queriam está sendo inseridos nesse programa, recebendo uma cisterna, resta a gente orientar, pedindo a cada trabalhador a receber de bom grado os benefícios desses programas, isso é importante, até porque nada em nossa vida vem de graça.”
Elisângela Moura discursa durante reunião no STTR-EV

PROBLEMAS DAS PERÍCIAS MÉDICAS NO PIAUÍ

“Hoje no Estado do Piauí estamos com um número bastante elevado de perícias médicas agendadas. São mais de 17 mil, são dados recentes que a Fetag-PI teve acesso agora nesse mês de dezembro(2014).Tivemos recentemente na gerência executiva do INSS. Temos aí as grandes agências como Picos, Parnaíba e Piripiri que possuem um número elevado de agendamento de perícias médicas. Na reunião que tivemos com o gerente executivo do INSS, o Carão, perguntamos a ele, qual seria a saída para a gente está resolvendo essa questão das perícias médicas, porque não justifica um sindicato agendar um auxílio-doença hoje para quem está doente precisando, e só ser atendido no mês de março ou abril, como está acontecendo em vários municípios. Ele(Carlão) disse que não médico perito suficiente no estado, principalmente nas agências do interior.”

PROPOSTA DA FETAG-PI E PEDIDO PARA QUE MÉDICOS SEJAM MAIS HUMANOS.

“O que nós defendemos é que seja urgentemente terceirizado ou contratados médico para que possa ser solucionado esse problema porque eles sempre colocam a questão do concurso público para médico, mas o concurso, mesmo feito agora, o problema não será solucionado a curto prazo, pois haverá toda uma burocracia, vai ser daqui a um ano para isso está acontecendo. Então o que nós queremos urgentemente é que seja pelo menos sejam contratados médicos terceirizados para estarem fazendo as perícias e outra coisa- que os médicos sejam mais humanos porque hoje o que a gente está percebendo que tem muitos agricultores(as) que estão indo fazer suas perícias médicas e os processos, de 10 perícias médicas, às vezes 7 são negadas, apenas 3 são concedidas, isso é lamentável”

Presidente da Fetag-PI Elisângela Moura denunciou problema das perícias médicas no PI.

 PROBLEMA DE SAÚDE DOS TRABALHADORES

“Temos problemas de saúde séria nos trabalhadores: hérnia de disco, problema de AVC, coração, pressão e CA e o trabalhador rural, aquele que lida na roça com um tipo de problemas desses não tem condição de se locomover para trabalhar e sustentar sua família pedimos que os médicos sejam mais humanos para que possam analisar e ver com atenção essas situações”

TRABALHADORES PENALIZADOS E MORTES EM PARNAÍBA.

“Nós tivemos no último mês de setembro, um mutirão em Parnaíba, onde foram realizadas 500 perícias médicas, dessas 500 tivemos 250 concedidas. Quantos trabalhadores não foram prejudicados, outros chegaram até vir a óbito, faleceu mesmo, devido a frustração, depressão em relação a isso. A Fetag vê esse problema com bastante preocupação, mas vamos continuar cobrando uma solução imediata por parte do INSS.”
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu