Seu Eurípedes fala ao Painel Popular- quadro Perfil. |
Apaixonado por campo e gado, seu Eurípedes tem por hábito há décadas acordar cedo para tirar leite de vacas em Sabonete, uma de três propriedades rurais que possui. "Além do Sabonete, também sou proprietário do Alto e Santa Cecília, adoro campo e gado", disse.
No campo esportivo ele nutre uma paixão pelo Vasco da Gama e disse que sempre que pode tira uma 'casquinha' com flamenguistas. "Quando tem jogo do Flamengo gosto de aperrear, os apaixonados", brincou.
União sólida: casamento de mais de cinco décadas com a prima-irmã, dona Maria do Socorro. |
CHEGADA A ELESBÃO
_ Cheguei aqui com apenas 18 anos, por isso, me considero elesbonense, tanto que até recebi título de cidadão, depois fui vereador, presidente da Câmara.
IRMÃO FAMOSO
_ Sou um dos irmãos do Dr Enéas Martins de Castro Nogueira, ele foi prefeito dessa cidade, farmacêutico, como gestor foi um grande realizador de obras, um dos melhores prefeitos dessa cidade, tinha uma grande convivência com meu irmão, ele morreu durante o ano passado, era uma irmão do coração.
EXPERIÊNCIA EM FORTALEZA
_ Morei lá com meus irmãos, um deles era general do Exército, fiquei três anos lá com ele.
LEMBRANÇA DO PAI JAIME
_ Ele era proprietário de fazendas, sempre procurou educar a todos os filhos, só não concluiu estudos os que não quiseram. Só não estudou quem não quis, foi o meu caso, não posso me queixar do meu pai; dos primeiros filhos dele teve um que foi Juiz de Direito, um outro foi coronel da Marinha. Meu pai teve dois casamentos, o primeiro foi com uma mulher do Ceará e outro foi com minha mãe, que é de Valença-PI. Ele foi prefeito de Valença na época da ditadura, durante 15 anos, ele morava em Pimenteiras, mas ficava a maior parte do tempo em Valença. Naquele tempo nem se falava em carro, o sujeito ia e vinha em cavalos, não sei como ele administrava isso.
Seu Eurípedes ao lado de touro famoso. |
_ Quem cuidou de mim, em princípio, foi meu pai, no peito e na raça. Aquela época meu pai arranjou umas crioulas, uma delas eu passei chamar de mãe, ela me fazia todo carinho do mundo, cuidava bem de mim, ela já faleceu há muitos anos, mas eu tinha muito carinho por ela, quando vim embora para cá, senti muito a falta dela.
CASAMENTO ABENÇOADO COM PRIMA-IRMÃ
_ Minha mulher é uma pessoa que Deus me deu, melhor do mundo. Acho que é porque perdi minha mãe, tive essa sorte, mulher melhor do que a minha não existe no Brasil. Já passamos dos 50 anos de casados. São quatro filhas.
REVERÊNCIA A OLAVO MARTINS
_ Ele é como se fosse um pai para mim, era meu compadre, padrinho de uma menina minha, primo legítimo, amigo...
ROTINA DIÁRIA: DESPERTAR ÀS 3H DA MATINA
_ Saio daqui às 3h30, vou ao Sabonete, lá ponho a mão na massa, tiro leite, lá se vão um monte de janeiro nessa luta. Chova ou faça sol, estou no ponto, só não vou se tiver com febre de 40(graus).
Seu Eurípedes com o irmão Enéas Nogueira |
_ Já fiz três cirurgias, todas bem sucedidas, uma delas, na cabeça foi porque uma vaca me deu um coice acidentalmente. Fora isto, a saúde vai bem, faço exames periodicamente, cuido bem do coração, tomo uma cervejinha...
MÚSICA: BREGÃO RASGADO
_ Gosto de músicas de velho, aquelas de raiz, as antigas que tocam o fundo da alma
GIGANTE DA COLINA NA CABEÇA
_ Sou Vasco. E sempre quando tem jogo do Flamengo gosto de aperrear, principalmente aqueles mais apaixonados, gosto de tirar uma casquinha.
EXPERIÊNCIA POLÍTICA: DESILUSÃO
_ Entrei forçado. Minha família, toda é política. Meu pai foi prefeito durante 15 anos em Valença, meu irmão que me criou em Pimenteiras foi prefeito lá, um outro irmão foi prefeito em Tauá-CE..., política, não quero nem saber, eu quero é amizade, nada de problemas com alguém, todo mundo é meu amigo.
RETORNO A PIMENTEIRAS
_ Dificilmente volto lá, passo de cinco, seis ou até oito anos sem andar lá, conheço pouca gente, os troncos velhos morreram e os novos, a maioria vão cedo para Teresina.
Pecuarista Eurípedes chegou a Elesbão Veloso em 1955. |
Nome: Eurípedes Martins de Castro Nogueira
Data e local de nascimento: 28 de fevereiro de 1937, em Pimenteiras-PI
Chegada a Elesbão Veloso: 24 de abril de 1955.
Pais: Jaime Martins Nogueira e Emerita Martins de Castro Nogueira.
Irmãos: 14
Negócios: Pecuarista/fazendeiro.
Propriedades: Sabonete, Alto e Santa Cecília.
Estudos: 1º grau completo, tendo estudado em Fortaleza e Tauá-CE e Teresina-PI.
Cargos: Vereador, tendo ocupado a presidência da CMEV.
Outra função: balconista de farmácia durante seis anos.
Esposa: Maria do Socorro Martins Nogueira.
Filhos: 4 filhas
Televisão: Jornalismo e futebol.
Música: Brega.
Time do coração: Vasco da Gama.
0 Comentários