Endometriose: Dr José Bento explica causas da doença que provoca infertilidade nas mulheres.

 Endometriose: Dr José Bento explica causas da doença que provoca infertilidade nas mulheres.
Sintomas que passam despercebidos e que pode levar a infertilidade, a endometriose afeta de 10 a 15% das mulheres em fase reprodutiva. Ou seja, 7 milhões de brasileiras são acometidas pela doença, segundo dados da Federação Brasileira das Assciações de Ginecologia e Obstetrícia. O Doutor José Bento, ginecologista e obstetra do Hospital Sírio Libanês explica que a doença é inflamatória e ocorre quando o tecido que reveste o útero, conhecido como endometrio se expande para os ovários e abdome.

O ginecologista esclarece que quanto mais a mulher menstrua e demora para engravidar mais chances tem para desenvolver a doença. Ele alerta que o sintoma de uma dor incapacitante na menstruação não é normal, mas sim o maior indicativo de ser endometriose.

- Se uma mulher tiver dor durante a menstruação, 50% delas pode procurar que tem endometriose; não é uma dorzinha, é uma dor engravecente que fica mais grave a cada mês, é uma dor incapacitante, que ela deixar de ir ao cinema, não vai estudar, trabalhar. é uma dor que precisa ser investigada., disse Dr Zé Bento.

A endometriose ainda é desconhecida por boa parte das mulheres brasileiras. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Endometriose aponta que 53% das entrevistadas desconhecem a endometriose. O especialista afirma que a doença é uma das principais causas de infertilidade e não têm cura, porém, existe tratamento e com o diagnóstico precoce é possível ter controle sobre a doença e até pensar em gestação.

 
- Quanto mais cedo for o diagnóstico, melhor o prognóstico. Porque não é uma doença que tenha cura, ela não tem cura, não vai fazer desaparecer completamente os focos de endometriose desta mulher, mas tem controle, existe como você administrar essa doença e você pode até engravidar mesmo tendo a doença que só desaparecer quando ela entrar na menopausa, completou Dr Zé Bento.

O médico termina dizendo que a melhor maneira de prevenir a endometriose é procurar o mais cedo possível um especialista e ter uma vida saudável.

Edição: José Loiola Neto
Reportagem: Mariana de Freitas/Rádio Web
Reactions
Close Menu