Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Incêndio em Santos completa 4 dias e registra novas explosões.

 Incêndio em Santos completa 4 dias e registra novas explosões.
O incêndio que começou na última quinta na Ultracargo/Tequimar em Santos, litoral paulista atinge nesta segunda(6/4) dois tanques de gasolina. No começo da tarde, bombeiros tentavam apagar as chamas, bem como resfriar os 21 tanques que não foram atingidos pelo fogo, mas que estão nas proximidades da área do incêndio. Três rebocadores e um navio estão bombeando água do mar. São utilizados cerca de 31 mil litros de água por minuto para tentar controlar o fogo.

Hoje pela manhã, uma nova explosão por causa de um vazamento de combustível pôde ser ouvida. A partir daí as chamas voltaram a ficar muito alto. No último fim de semana, durante a transferência de produtos para tanques mais afastados 15 bombeiros passaram mal com problemas respiratórios. Eles foram atendidos no local e já passam bem. A expectativa é que as chamas sejam apagadas até o fim do dia.

Ao todo são mais de 100 horas de combate ao fogo na Ultracargo/Tequimar já foram consumidos mais de 30 mil metros cúbicos de etanol e gasolina. O complexo petroquímico possui 175 tanques. Para evitar novas explosões, os bombeiros também fazem o resfriamento de tanques próximos para evitar que o fogo se alastre ainda mais. A empresa importou da Europa um produto semelhante a espuma mais resistente ao calor.

Perto dos tanques, a temperatura chegou a 800 ºC. No final de semana com a diminuição das chamas e do calor os bombeiros puderam se aproximar e retirar os produtos mais perigosos e poderiam novas explosões. A fumaça pode ser vista em pelo menos três cidades da região. O bairro da Alemoa, onde fica a complexo petroquímico tem cerca de 500 moradores e o ar poluído pela fumaça tóxica já provoca problemas respiratórios em algumas pessoas.

No combate ao incêndio já foram utilizados 500 bilhões de litros de água dos bombeiros e do mar. O fogo no entanto ainda não foi contido. A água usada no combate as chamas volta para o mar contaminada e tem causado a morte de milhares de peixes de diversas espécies. Laudo da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo indicam que a água na região está com baixa oxigenação e temperatura elevada.
Por: José Loiola Neto.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement