Previstos cortes no Bolsa Família em Elesbão Veloso; primeiros atingidos serão os que recebem o "benefício da pesca", lembra coordenador do CadÚnico local. Saiba mais.

 Previstos cortes no Bolsa Família em Elesbão Veloso; primeiros atingidos serão os que recebem o "benefício da pesca", lembra coordenador do CadÚnico local. Saiba mais.
JOSÉ LOIOLA NETO

Os cortes começarão por famílias que recebem benefícios durante o chamado período da piracema(um salário para que não pesquem), famílias de pescadores artesanais, que fazem um cadastro junto a Ministério do Trabalho e Emprego(MTE), passam um período sem exercer a prática da pesca e recebem benefício do governo. Ocorre que estas famílias muitas vezes são beneficiárias do Bolsa Família e não pode, uma vez que isso configura duplicidade de benefícios.

Jozivan Silva, coordenador do setor de Cadastro Único- CADÚNICO em Elesbão Veloso explica que enquanto estas família estiverem recebendo o beneficio do MTE não poderão ter acesso ao Bolsa Família, contudo, após receberem as cinco parcelas do "Seguro Pesca" aquele beneficiário volta automaticamente a receber o Bolsa Família. Ainda conforme Jozivan, que participou do Eldorado News na última segunda-feira, a resolução entra em vigor a partir do pagamento referente a maio, cujo inicio está previsto para o dia 18/5, além disso, infelizmente, há cortes à vista.

- Há cortes previstos, vai haver cancelamento de benefícios, são situações chatas para a gente que atua no setor, somos cobrados, mas gostaria de antecipar que qualquer situação de cancelamento, de bloqueio ou redução de benefício é através da Secretaria Nacional de Cidadania; a Prefeitura de Elesbão Veloso, especialmente o Setor do CadÚnico, o qual sou responsável não temos nada a ver com os cortes ou reduções de benefícios, são determinação através de portarias.

Existem atualmente para o estado do Piauí previsão de cortes e Elesbão Veloso deverá estar incluso. As famílias que deixarão de receber o benefício básico a partir desse mês de maio são 3.554 famílias em todo o estado.

- Não podemos precisar quantas famílias serão atingidas, até porque não recebemos a relação, por isso, não vamos estipular quantidade, mas com certeza vai haver. Gostaria desde já dizer as famílias que isso não é uma ação nossa, na verdade, não gostaria nem que isso acontecesse, mas infelizmente é assim que o programa foi estabelecido e é assim que o Ministério do Desenvolvimento Social está conduzindo o programa., adiantou Jozivan.

O CadÚnico de Elesbão Veloso funciona à Rua Afonso Mafrense, 282, bairro de Fátima e funciona de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 14h às 17h.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu