Major Marcos Vinicius em entrevista ao Painel Popular/Fm Eldorado. |
Em conversa com a reportagem do Painel Popular/Fm Eldorado Marcos Vinicius informou que o trabalho passou a ser desenvolvido no começo desse ano, sendo que o projeto procura dá atenção a duas atividades- a primeira, o policiamento ostensivo geral, que consiste no patrulhamento em torno das escolas, buscando coibir a prática de ações delituosas, a outra linha de ação visa a prevenção primária, que em tese procura levar aos alunos informações que deem a eles a condição para que digam "não" a violência e as drogas ilícitas.
- Nós trabalhamos a prevenção em dois aspectos: primeiro com a presença do policial fazendo a ronda escolar e a outra é a prevenção primária, que é a preparação da pessoa, do jovem, da criança, do adolescente para que eles possam ter subsídio para dizer não às drogas, porque nos dias atuais se não conversarmos com nossas crianças, se não passarmos nossas experiências de adulto ele vai estar como pessoa vulnerável às ações que possam lhe levar para a criminalidade, explicou Marcos.
Quanto os 9 meses de atuação do Pelotão Escolar, o major considera que apesar de ser o início considera as ações positivas, levando em consideração que em princípio foi possível um diálogo entre a Polícia Militar- PM, através da Companhia e a Gestão Escolar, que inclui desde a Secretária de Educação, passando por gestores de escolas- diretores, coordenadores pedagógicos, professores e alunos. Marcos Vinicius destaca qual o real sentido do projeto defendido pela Seduc-PI.
- Trabalhamos com várias faixas etárias e nossos temas geralmente estão ligados ao combate à violência e criminalidade. Também trabalhamos em relação a corrupção, o civismo, como a pessoa diminuir a situação de vulnerabilidade diante das ações criminosas, acrescenta
Em Teresina, conforme o major a agenda desenvolvida é bem positiva, tanto que semanalmente são desenvolvidas palestras nas escolas. Quando perguntado se existem locais específicos quanto a problemas nas escolas, Marcos destaca que a 'violência é dinâmica', prova disto é que há períodos em que os índices de criminalidade são crescentes em determinadas regiões.
- A partir desse dado, a gente reforça o policiamento naquela área para exatamente inibir e baixar aqueles índices.
Natural de Elesbão Veloso, o major Marcos Vinicius não perdeu a oportunidade de reverenciar sua terra natal, recordando inclusive à época em que estudou no Colégio Benedito Leal.
- Eu estudei nessa escola, hoje pude relembrar meu tempo de criança, e quanto elesbonense a gente sabe da responsabilidade que a gente carrega, temos a quela coisa de defender sua terra, sua cidade. É muito gratificante estarmos aqui hoje de maneira positiva, estamos alegre e satisfeito e nos colocamos a disposição, encerrou o major Marcos Vinicius.
Reportagem: José Loiola Neto.
0 Comentários